Grupo 1
Grupo 1
Declaração de impostos no Canadá: quem deve pagar o Tax Return

Declaração de impostos no Canadá: quem deve pagar o Tax Return

9 de fevereiro de 2024

Assim como o Brasil, todo país define impostos que devem ser pagos pelos seus residentes naquele ano. No Canadá, uma das responsabilidades importantes que acompanham a vida é a declaração de imposto de renda, também conhecida como "Tax Return". Esse processo anual é uma forma de garantir que o residente cumpra com as obrigações fiscais e mantenha as finanças em ordem. Normalmente, a data limite para a declaração é no final de abril e todos os contribuintes devem apresentá-la, seja residente permanente, residente temporário ou cidadão. 

Os moradores do Canadá realizam a declaração de imposto de renda, onde, ao final do processo, avaliam se há um valor a ser pago ao governo ou se têm direito à restituição de impostos, conhecida como "tax return". Esta restituição representa um reembolso dos impostos que o contribuinte pagou em excesso ao longo do ano fiscal anterior. É necessário preencher os  formulários da província de residência que residia no ano anterior, é possível enviar tanto online quanto por correspondência. Você pode escolher preencher os documentos sozinho ou contratar um contador, uma agência que se responsabiliza pelas documentações necessárias. Abaixo estão as principais informações que devem constar na sua declaração:

  • T4 - Declaração de remuneração: documento que identifica todos os pagamentos feitos de um empregador para um empregado durante um ano
  • Cópia do Social Insurance Number (SIN) 
  • Data de nascimento
  • Endereço completo de residência do último ano (canadense ou brasileiro)
  • Notice of Assessment - somente se houver, caso já tenha declarado no último ano

No site oficial do governo canadense, você pode conferir outros formulários que podem ser necessários em determinados casos. Para estudantes de graduação ou ensino superior, também será necessário apresentar a declaração de impostos, mesmo que não trabalhe. Confira abaixo:

  • T2202A: documento que a instituição de ensino emite com todos os valores de mensalidade pagos pelo aluno no ano anterior. 

Assim como todos os planos governamentais canadenses, para que seja possível conseguir o reembolso fiscal dos gastos referentes à educação, é necessário cumprir critérios de elegibilidade. É possível verificar isto pelo preenchimento do formulário. Estes são alguns dos casos que podem conferir restituição de valores, se você for um estudante: 

  • Bolsas de estudos ou auxílios financeiros: algumas podem estar isentas de impostos, mas é essencial que sejam incluídas na declaração.
  • Despesas educacionais: gastos com material didático, mensalidades, taxas devem ser declarados.
  • Trabalho de meio período ou período integral: Inclua sua renda ganha por todo o período trabalhado, independente das horas.

A declaração de imposto de renda no Canadá é uma parte essencial da vida financeira, independentemente do seu status de estudante ou residente. Certifique-se de estar bem informado, reúna todos os documentos necessários e, se necessário, busque a orientação de um profissional de impostos para garantir que sua declaração seja precisa e eficiente.

Conte com a Immi Canada!

Aqui na Immi Canada podemos ajudar você a se tornar um entre tantos imigrantes que escolhem o Canadá como novo destino. Nossa equipe de especialistas irá acompanhar todas as fases do processo, oferecendo todo suporte necessário, inclusive financeiro, até a tão sonhada aprovação na imigração canadense, e claro, sempre com condições muito especiais pra você!

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canada! 
E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação.

contact@immi-canada.com
WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist