Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas no Canadá, cada província possui uma série de requisitos que devem ser atendidos para que o profissional possa se qualificar para obter a licença. Nosso objetivo com essa nova série é informar alguns desses requisitos, para oferecer uma ideia geral sobre como se dá a prática profissional.

A Immi Canada aconselha você a buscar as informações completas a respeito do processo de registro na província onde pretende atuar diretamente com o órgão regulador, através dos links que sempre oferecemos ao final do post!

No Canadá o termo para nutricionista é dietitian, e a profissão de Nutrição é conhecida aqui como Dietetics. Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas, o título de nutricionista ou dietitian só pode ser usado por profissionais que são licenciados para a atuação na profissão, já que é um título protegido por lei.

Para quem pretende seguir nessa profissão no Canadá, o site do órgão Dietitians of Canada é um bom ponto de partida. Esse órgão é de caráter nacional, oferecendo informações e recursos a respeito da profissão no país, mas é importante lembrar que são os órgãos provinciais que têm a responsabilidade de realizar o registro profissional, concedendo ao profissional a licença de atuação. Para saber mais sobre os programas de estudos canadenses que você pode seguir a fim de iniciar ou ampliar a sua carreira em nutrição, basta seguir este link.

 

Colúmbia Britânica

Na Colúmbia Britânica, o órgão responsável por regulamentar a profissão de Nutrição, ou Dietetics, é o College of Dietitians of British Columbia (CDBC).

Existe uma série de passos para se obter a licença para atuação como dietitian nesta província. No caso de profissionais que receberam sua educação fora do Canadá, o primeiro passo é passar por uma avaliação, chamada de Assessment for Registration, cujo objetivo é verificar se a educação apresentada pelo candidato é comparável a 4 anos de um curso universitário com ênfase em nutrição, no Canadá. Essa equivalência pode ser realizada junto ao WES, e os resultados devem ser submetidos ao CDBC diretamente pelo WES, sendo que é necessário solicitar ao WES a avaliação de cada matéria, não só do curso como um todo.

O segundo passo para a obtenção da licença é a sumbissão de um formulário de aplicação em que o candidato deve detalhar suas informações acadêmicas, incluindo períodos de estágio supervisionado. Também devem ser submetidos históricos acadêmicos, que devem ser enviados diretamente pela instituição de ensino, uma carta de conclusão do período de estágio supervisionado, traduções juramentadas dos documentos para o inglês, um currículo atualizado, e também será necessário pagar uma taxa de $400 CAD, valor que só é processado se a documentação estiver completa.

O terceiro passo é chamado de CSAP, ou Competence Self-Assessment Process, cujo objetivo é avaliar os conhecimentos do aplicante, a fim de determinar se ele realmente possui as habilidades necessárias correspondentes ao que é esperado de um aplicante que obteve sua educação no Canadá. Esse exame é feito online, e contém quatro partes:

  1. Questionário referente a competências: Competence Self-Assessment questionnaire
  2. Estudos de caso: Competence Self-Verification case studies
  3. Plano de estudo: Self Directed Learning plan
  4. Revisão da aplicação pelo comitê de registro do CDBC.

O item 3, que diz respeito ao plano de estudo, será recomendado somente se as avaliações anteriores mostrarem falhas no conhecimento geral do aplicante, sendo necessário que o candidato aprofunde mais seus conhecimentos antes de dar continuidade ao processo de obtenção da licença. É possível encontrar no site do CDBC um modelo de plano de estudo  e também um exemplo de como fazer o plano de estudo.

O quarto passo para a obtenção da licença é o engajamento nos programas de estudo delineados no plano de estudo, desde que esse plano tenha sido aprovado pelo comitê de avaliação do CDBC. O candidato tem 3 anos a partir dessa avaliação para concluir o programa de estudos selecionado. Ao final, é preciso que a instituição de ensino envie certificados e históricos acadêmicos diretamente para o CDBC.

O último passo, o registro, ocorre quando o CDBC aceita os documentos fornecidos pela nova instituição de ensino do candidato, que comprovam que ele agora possui os conhecimentos e as habilidades necessárias para passar a praticar a profissão na província. A licença oferecida para o novo profissional será temporária, o que dará ao profissional o título de Temporary Registered Dietitian, ou RD(t).

É possível encontrar aqui as informações referentes ao que deve ser esperado em termos de taxas de registro.

O registro temporário é válido por até 1 ano, e pode ser renovado apenas uma vez. Com esse registro, é possível participar de uma prova conhecida como Canadian Dietetic Registration Examination (CDRE), que tem lugar em maio e em novembro, todos os anos. A prova tem uma taxa de $400 CAD, e é necessária para que o candidato possa obter o registro pleno, ou Full Registration. Caso o candidato não seja aprovado nessa prova, o CDBC terá algumas medidas a tomar, como suspender o registro temporário, fazendo com que o candidato não possa mais trabalhar na área, e revisar a documentação completa do candidato, a fim de determinar a necessidade de programas de estudo e/ou estágios de prática profissional. Aqui, novamente, o candidato terá 3 anos para completar eventuais estudos que possam vir a ser exigidos para que aplique novamente para o exame CDRE.

Todos os documentos e formulários necessários para a aplicação podem ser encontrados nesta página do site do CDBC.

Quanto ao exame de proficiência na língua inglesa, como podemos ver através das perguntas frequentes sobre o registro, o CDBC não exige que seja realizada nenhuma prova, porém o IELTS ou outra prova será necessária no caso de haver necessidade de cursos adicionais, em que a proficiência em inglês será exigida pela universidade ou instituição de ensino que o candidato escolher.

Para profissionais que já trabalharam como nutricionistas em seu país de origem, o período de experiência profissional será levado em consideração durante a primeira avaliação feita pelo CDBC, mas é importante lembrar que o candidato precisa apresentar provas (documentos) referentes a cada período de experiência profissional, para que o CDBC possa realizar a avaliação. Ainda no caso de profissionais já experientes em seu país de origem, a necessidade de cursos ou treinamentos adicionais será determinada com base também nos resultados apresentados pelo candidato no terceiro passo do registro, que mostramos acima, referente às provas de conhecimentos e habilidades profissionais.

 

Alberta

O College of Dietitians of Alberta é o órgão responsável pela regulamentação da profissão nessa província.

Em Alberta, os requisitos para que o profissional possa se inserir na profissão são:

  • 4 anos de um programa de bacharelado com ênfase em alimentação e nutrição, de uma universidade canadense ou equivalente (sendo que será necessário passar pela equivalência do diploma, no caso de estudantes estrangeiros)
  • Estágio profissionalizante: no caso de aplicantes estrangeiros o período de estágio também deverá passar por uma avaliação de equivalência, sendo que deve conter no mínimo 35 a 40 semanas de experiência prática na profissão sob a supervisão de um profissional experience e que possua licença para atuação na jurisdição em questão
  • É preciso respeitar um período de no máximo 3 anos após a graduação para iniciar o processo de registro profissional junto a Alberta. Caso o candidato passe desse prazo, é possível que cursos adicionais sejam necessários
  • Good character e reputation: o candidato deve demonstrar profissionalismo e seriedade
  • Prova de proficiência na língua inglesa. Caso o aplicante tenha obtido o seu bacharelado em nutrição em um país de lígua inglesa, a prova de proficiência não será necessária.

No caso de profissionais que obtiveram sua educação fora do Canadá, caberá ao College avaliar quaisquer qualificações que o candidato possua, a fim de determinar se essas qualificações são equivalentes ao que é esperado de um aplicante que obteve sua educação no Canadá. Parte desse processo de avaliação é uma prova de competências que deve ser feita presencialmente, tendo lugar na Universidade de Alberta. A prova irá avaliar tanto os conhecimentos gerais do candidato quanto a capacidade deste em realizar diagnósticos, utilizando-se de metodologias comumente aceitas no Canadá. Você pode ler mais a respeito aqui.

Assim como todas as profissões regulamentadas, existem taxas para todo o processo, sendo que a taxa do processo de avaliação é calculada em $600 CAD.

Vamos ver quais são os passos completos para a aplicação:

  1. Formulários de aplicação. Existem 4 deles, e todos devem ser preenchidos pelo candidato: Application for Registration (International), Internship Information Summary, Currency of Qualifications Information e Practical Experience Summary.
  2. Avaliação acadêmica, ou equivalência de diploma, realizada através de serviços como o WES. É recomendado uma avaliação por matéria.
  3. Envio de histórico acadêmico e demais detalhes a respeito do curso universitário para o College. Além do histórico acadêmico, é necessária uma descrição do curso que o aplicante realizou, a fim de facilitar a comparação que o College irá realizar com cursos canadenses.
  4. Experiência prática e estágios. Deve ser enviada uma carta que comprove o período de estágio, escrita pelo diretor do curso, confirmando que o aluno foi aprovado. A carta deve conter a duração total do programa, assim como o tempo dedicado a cada área de aprendizagem. O candidato também deve submeter um resumo detalhado das atividades que realizou durante o estágio e dos lugares em que trabalhou.
  5. Proficiência na língua inglesa. TOEFL ou IELTS são requeridos pelo College, caso o aplicante não tenha obtido sua educação em um país de língua inglesa.
  6. Busca por antecedentes criminais. Isso é bastante comum no caso das profissões regulamentadas.
  7. Currículo atualizado. O aplicante deve enviar seu currículo, com informações sobre experiência de trabalho e educação.
  8. Experiência de trabalho e educação continuada. O candidato deve fornecer detalhes a respeito de qualquer curso ou experiência de trabalho que tenha tido nos três anos imediatamente anteriores à aplicação junto ao College.
Nutricionista - Profissão Regulamentada

Nutricionista – Profissão Regulamentada

Ontário

O College of Dietitians of Ontario é o órgão regulador para a profissão de Nutrição em Ontário.

Nessa província existem duas categorias de registro, assim como na Colúmbia Britânica.

O registro pleno ou General Certificate of Registration é reservado aos aplicantes que completaram todos os requisitos referentes a educação e experiência de trabalho, e podem portanto praticar a profissão sem restrições.

O registro temporário, ou Temporary Certificate of Registration é reservado aos novos profissionais, que ainda estão esperando pelos resultados do Canadian Dietetic Registration Examination. O profissional que possui o registro temporário pode praticar, mas não pode ser supervisor de outros profissionais.

No caso de aplicantes que obtiveram sua educação fora do Canadá, uma série de 6 passos deve ser seguida:

  1. Em primeiro lugar, é preciso ter o seu diploma avaliado pelo WES a fim de realizar a equivalência da sua educação ao que é esperado em termos de educação no Canadá.
  2. Em seguida, é preciso realizar o download do checklist de aplicação oferecido pelo College a fim de identificar todos os documentos que você já pode ir reunindo mesmo antes de vir para o Canadá. Assim como ocorre com todas as profissões regulamentadas, os documentos são vários, então é preciso reservar algum tempo para reuni-los e também para realizar a tradução juramentada de todos os documentos que não forem em inglês.
  3. O terceiro passo diz respeito a preencher e enviar ao College o formulário de aplicação juntamente com os documentos reunidos e traduzidos. O College se coloca à disposição para auxiliar o candidato caso este tenha dificuldades em reunir ou em identificar os documentos necessários. O formulário de aplicação é bastante detalhado, composto por 5 páginas nas quais o candidato deve fornecer informações a respeito de dados pessoais, identificando seu status no Canadá (se é cidadão, residente permanente ou temporário), além de dados referentes à educação, com nomes de universidades, grau de educação e ano de conclusão do curso, e dados a respeito de experiência profissional, mesmo se for estágio. Através desse formulário o College também poderá fazer uma breve avaliação quanto ao caráter do candidato, com base em questões que devem ser assinaladas com “sim” e “não” a respeito de uma série de itens, como, por exemplo, ter sido alvo de denúncia por parte de clientes ou ser dependente químico, etc.
  4. Em seguida, é preciso pagar as taxas correspondentes ao registro. Você pode verificar aqui quais são elas, assim como demais taxas, como por exemplo a taxa de equivalência do diploma.
  5. Quando o aplicante tiver submetido todos os documentos, o College irá avaliar a necessidade de cursos ou treinamentos adicionais. Caso a documentação fornecida seja satisfatória, o aplicante poderá realizar a prova CDRE, da qual falamos anteriormente, Canadian Dietetic Registration Examination. Se o candidato já tiver sido registrado em um órgão regulador anteriormente e for aprovado nessa prova, será concedido a ele o General Certificate of Registration, para que possa atuar na província sem restrições.
  6. Por fim, o último passo diz respeito à prova CDRE propriamente dita. Até que o candidato possa realizar a prova, que só tem lugar em maio e em novembro, ele poderá praticar sob o Temporary Certificate of Registration.

Uma outra categoria de licença possível é a chamada Provisional Certificate of Registration, que pode ser uma opção para os candidatos que precisam de educação ou treinamento adicional em somente uma área da profissão, sendo que o College considerou satisfatórios os conhecimentos e habilidades do profissional em todas as outras áreas. Esse profissional pode possuir essa licença somente se o comitê de registro estiver certo de que o candidato poderá completar sua educação nessa área em particular dentro de 18 meses, e tendo o mesmo comitê deliberado que o candidato é um profissional competente em todas as demais áreas. Um profissional que possui esse tipo de licença pode praticar a profissão, mas não pode supervisionar demais profissionais. Evidentemente, o profissional que possui essa licença não pode praticar a profissão naquela área que precisa ser aprofundada.

 

Manitoba

O College of Dietitians of Manitoba é o órgão regulador da profissão de Nutrição nessa província.

Para quem deseja iniciar sua educação diretamente no Canadá, será preciso respeitar alguns requisitos solicitados pelo CDM quanto à escolha dos cursos (matérias) da graduação. É preciso que o candidato estude uma série de cursos típicos de nutrição, mas também de humanidades, estatística, pesquisa e comunicação. Além disso, após a graduação, será necessário completar um período de estágio em Nutrição, com duração entre 40 e 45 semanas, com o objetivo de que o candidato possa aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente de prática supervisionada por um profissional competente.

No caso de aplicantes que obtiveram sua educação fora do Canadá é necessário seguir uma série de passos para a obtenção da licença para a atuação em Manitoba. É importante notar que o CDM oferece uma estimativa de tempo de 1 ano para a obtenção da licença.

O primeiro passo é a aplicação em si.

Tudo começa com a prova de proficiência em língua inglesa, caso a educação do candidato não tenha sido em um país de língua inglesa.

Uma busca por antecedentes criminais, bastante comum no caso das profissões regulamentadas, também pode ser pedida.

Em seguida vem a parte da equivalência do diploma, também essencial no caso de profissões regulamentadas e algo que é solicitado em todas as províncias canadenses.

Em seguida, é preciso que o aplicante preencha o formulário de aplicação, pagando também as taxas necessárias ($480 CAD), e o envie, juntamente com a documentação necessária, para o CDM, que irá avaliar a documentação e decidir se o candidato possui ou não as competências necessárias para atuar na profissão.

Caso o resultado da avaliação seja negativo, será necessário que o candidato realize cursos adicionais ou períodos de prática supervisionada, a fim de que possa ser elegível para o próximo passo, que é a realização da prova CDRE, ou Canadian Dietetic Registration Examination.

Antes de realizar o exame, no entanto, já que as datas para isso são somente duas por ano, é possível obter uma licença como Graduate Dietitian, o que significa que o candidato foi aceito pelo College mas ainda precisa cumprir esse último requerimento, que é a prova nacional.

O último passo, após ser aprovado na Canadian Dietetic Registration Examination, diz respeito à aplicação para o registro pleno, ou Full Registration. Aqui, será necessário obter um seguro de responsabilidade profissional (liability insurance), fornecer documentos adicionais solicitados pelo CDM e, por fim, manter a licença através do pagamento da anuidade do College, comum a todas as províncias e a todas as profissões regulamentadas.

 

A seguir, na série Profissões Regulamentadas no Canadá: Educação!

 

Órgãos reguladores e informações para contato:

Dietitians of Canada
480 University Avenue, Suite 604
Toronto, Ontario, Canada M5G 1V2
Telephone: 416.596.0857
Email: [email protected]
Website: http://www.dietitians.ca/

College of Dietitians of British Columbia
Suite 409 – 1367 West Broadway
Vancouver, BC V6H 4A7
Telephone: 604.736.2016
Toll-free within BC: 1.877.736.2016
Email: [email protected]
Website: http://collegeofdietitiansofbc.org/

College of Dietitians of Alberta
1320, 10123 99 Street
Edmonton, AB, T5J 3H1
Phone: 780. 448.0059
Toll Free: 1.866.493.4348
Email: [email protected]
Web Site: www.collegeofdietitians.ab.ca

The College of Dietitians of Ontario 
5775 Yonge Street
Suite 1810, Box 30
Toronto ON M2M 4J1
Phone: (416) 598-1725 or 1-800-668-4990
Email: [email protected]
Website: https://www.collegeofdietitians.org

College of Dietitians of Manitoba
36-1313 Border Street
Winnipeg, MB R3H 0X4
Telephone:(204) 694-0532
Toll Free: 1-866-283-2823
Email: [email protected]
Website: http://manitobadietitians.ca/

Comentários Facebook