Quando se fala em Canadá, geralmente os brasileiros pensam em um país gelado e com uma pequena variedade de animais: ursos polares, moose ou alce em português e os ursos, famosos devido aos filmes hollywoodianos. O que poucos sabem é que o segundo maior país do mundo abriga uma ilimitada fauna com uma diversidade de animais incrível. Alces, caribus, raposas, ursos das mais variadas espécies, gansos, guaxinins, esquilos, coelhos, castores, lobos, salmões, morsas, bisões, veados, dentre muitos outros fazem parte da diversidade do país.

Preparamos uma lista com os nove principais animais encontrados em terras canadenses. Alguns podem ser vistos em locais específicos e outros, no meio da rua de uma cidade movimentada como Toronto ou Vancouver.

  • Squirrels ou esquilos

Os esquilos são daqueles que podem ser encontrados em qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive no meio de uma cidade grande. Quem vem ao Canadá pela primeira vez até se assusta com eles, pois são vistos nos jardins das casas, subindo nas árvores, em parques e cruzando uma avenida movimentada em meio aos carros. Eles são considerados fofos e amistosos, mas também ficaram famosos recentemente por “roubar” chocolates em uma loja, como mostra a matéria da BBC Brasil no link: http://www.bbc.com/portuguese/geral-38568128. Além disso, é importante saber que eles podem transmitir doenças e que não é aconselhável alimentar os animais, pois eles vão voltar em busca de mais comida e com os amigos.

Eles adoram avelãs e, durante a primavera e o verão, saem diariamente a procura delas, para estocá-las e ter comida suficiente para se alimentar no inverno rigoroso. Os esquilos conseguem colocar até seis delas na boca e, durante período frio, desaparecem dentro de suas casas, que são pequenos túneis e buracos subterrâneos.

  • Moose ou alce

Os moose são animais símbolos do Canadá e figuram até como emblema de marcas de roupas e mascotes de equipes esportivas pelo país. Para se ter uma ideia de quão grande são esses animais, seus chifres podem chegar a até dois metros de largura. Clique aqui e veja o animal filmado por um casal dentro de um carro no meio de uma estrada canadense.

Eles também são famosos nos restaurantes pois, devido a grande quantidade da espécie existente no país, durante determinado período do ano a caça é permitida e sua carne é muito apreciada dentre os moradores do Canadá.

Animais do Canada

  • Patos selvagens

Lembram dos desenhos animados com aves voando e formando um V no céu? Estes são os Mallard Ducks, frequentemente vistos no Canadá. Eles ficam no país durante o verão e primavera devido a infinidade de lagos, porém migram para a Flórida ou México no inverno canadense. O bando é barulhento, mas muito bonito de ser avistado no céu. No calor, eles são comumente vistos atravessando avenidas, em lagos e parques de todo o país, como mostra o vídeo do link.

Animais do canada

  • Goose ou ganso

Também símbolo do país e presente em marcas, o Canadian Goose é frequentemente visto em lagos. Ele é uma espécie de ganso selvagem que, da mesma forma que os patos, migram voando em V durante o inverno. Sua caça também é permitida em determinada época e suas penas são muito utilizadas para confecção de casacos de inverno, incluindo os da marca mais famosa por aqui, a Canada Goose. A plumagem da ave é marrom e ele possui pescoço e cabeça pretos, com a característica de ter uma faixa branca bem visível na zona do queixo.

  • Beaver ou castor

Não são tão comuns de serem vistos, pois vivem próximos a rios e lagos em regiões com bastante natureza. Porém este também é um animal que simboliza o país. Sua carne não é apreciada em toda a extensão territorial, mas ela faz parte do costume alimentar dos Inuits, que são os aborígenes.

Uma marca bastante conhecida e famosa entre os canadenses é chamada BeaverTails, ou calda de castor. Eles são uma franquia que comercializa uma espécie de panqueca frita com o formato da cauda do animal, por isso o nome. Elas são servidas doces e possuem várias opções de cobertura como maple syrup, chocolate, banana com canela, pasta de amendoim, dentre outras. (para saber mais sobre as comidas típicas canadenses, clique aqui).

Animais do Canada

  • Polar bear ou urso polar

Quem não os acha lindos, não é mesmo? Embora não sejam amistosos, são comumente encontrados mais ao norte do país, nas regiões mais frias. Um dos roteiros famosos da Baía de Hudson, na cidade de Churchill, província de Manitoba, é uma espécie de safari para ver os polar bears, que se aproximam dos carros e podem ser avistados a poucos centímetros de distância.

Na região também acontece a famosa aurora boreal em quase todos os meses do ano, mas com mais intensidade e frequência de setembro a abril, período de inverno rigoroso da cidade. Uma curiosidade interessante é que em Churchill existem mais ursos que pessoas: cerca de 900 habitantes e 1.100 ursos polares. É proibido trancar o carro na cidade, pois ele pode servir de abrigo contra o urso e, nas lixeiras espalhadas pelo local, existe uma espécie de trava anti-urso.

  • Raccoon ou guaxinim

Também belos e de poucas amizades, os guaxinins são vistos nas ruas canadenses revirando os lixos das casas e restaurantes a procura de comida. Além disso, alguns podem fazer morada nos sótãos das casas e é difícil fazer com que eles saiam. Eles também figuram como ladrões de comida, tanto que já foram flagrados “roubando” donuts em uma cafeteria do país, confira o vídeo clicando aqui. Apesar da beleza, eles podem ser ariscos quando se sentem ameaçados, por isso os canadenses sempre têm alguma história para contar sobre os raccoons no jardim ou nas lixeiras, que ficam fora de casa.

  • Black bear ou urso negro

Eles são imensos e bastante perigosos. São encontrados em regiões com florestas e para quem gosta de acampar, cuidado! Eles costumam se aproximar das casas e barracas em busca de alimento. Os canadenses que vão para acampamentos com frequência relatam histórias sobre encontro com ursos negros.   

  • Coelhos

Mais comuns em algumas províncias do que em outras, os coelhos (ou lebres) selvagens também podem ser vistos com mais intensidade no verão, perambulando em busca de alimentos nos jardins das casas. Os animais não desaparecem no inverno, mas a quantidade deles diminui bastante. Eles são amistosos, só não se aproximam muito das pessoas.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook