Uma das primeiras preocupações de casais com filhos ao virem para o Canadá é, sem dúvida, a escola das crianças e como será a adaptação dos pequenos ao novo sistema de ensino, com um foco bastante diferente, metodologia e objetivos distintos. Neste texto vamos tentar abordar todas as fases: Daycare, Elementary School e High School.

Antes de aprofundarmos nos níveis citados, é importante ter em mente algumas diferenças fundamentais. A primeira delas é que as escolas no Canadá são públicas. Com exceção do Daycare, o restante do processo de formação da criança, é custeado pelo governo em todo o país. As instituições particulares existem, mas são raras e caríssimas, então praticamente todos estudam em escolas mantidas pelos impostos.

Além disso, o sistema é altamente livre e independente, pois o governo federal não interfere na gestão, no currículo e na metodologia das instituições, tudo isso é responsabilidade de cada província. As secretarias de ensino ficam em cada estado e são geridas por um ministro eleito.

Ano letivo, matrícula e horários

O ano de estudo inicia entre o final de agosto e começo de setembro e termina ao fim do mês de junho. Julho e agosto são os meses de férias de verão. Entre o Natal e o Ano Novo acontece um break nas aulas, geralmente de 15 dias. Além destes dois períodos, no Canadá também é comum o Spring Break, que é um intervalo de uma semana que ocorre no início da Primavera.

Os horários variam alguns minutos para mais ou menos, mas de maneira geral os estudos iniciam por volta das 8h da manhã e terminam às 15h30. O ensino é em período integral e nesse tempo acontecem intervalos e uma pausa para almoço. Nesse horário a criança pode voltar para casa e retornar a escola e também pode fazer a refeição na instituição, com duas opções, ou levar a própria comida ou adquirir do restaurante do colégio, pagando uma quantia a parte.

Cada ginásio oferece um serviço chamado service de garde, ou monitoria, que é pago a parte pelos pais que precisam que os filhos fiquem um pouco mais de tempo devido aos seus horários de trabalho. Com relação ao transporte, a maioria das escolas oferece ônibus escolar gratuito para as crianças que moram na região atendida.

School Bus

Para você matricular as crianças em uma escola pública precisa residir próximo a ela, pois é um do pré-requisitos para ser aceito, morar na região onde o colégio está localizado. Além disso, o responsável precisa ter um visto de estudo ou trabalho válido por mais de oito meses. O documentos necessários são: certidão de nascimento, passaporte, certificado de batismo (caso a escola seja católica), histórico escolar e o certificado de seleção de Quebec (se aplicável).

Daycare

Eles são o que os brasileiros chamam de creches e, ao contrário das escolas públicas, são pagos. A idade pode variar de província para província, mas no geral a criança passa a ter direito a frequentar o sistema regular de ensino a partir do ano em que completa quatro anos. Antes disso, os pais precisam recorrer ao Daycare.

As creches convencionais, como estamos acostumados no Brasil, são chamadas de child care centres. A primeira informação que os pais devem verificar é se o local possui a licença governamental para funcionar, pois é obrigatório. A segunda opção é o home child care, que são casas de pessoas licenciadas para cuidar de crianças. Esta segunda opção costuma ser menos custosa e uma alternativa quando não há vagas nos Daycare.

No site de cada província tem uma área toda dedicada à educação. Nela, os pais podem encontrar uma ferramenta que localiza todas as instituições licenciadas pelo governo (clique aqui para acessar a aba de Toronto).

Para quem tem filhos que vão precisar desse serviço, é essencial estar ciente que isso será uma boa fatia do orçamento. O valor varia de acordo com cada província, mas ele pode chegar a $2.000,00 CAD mensais em Toronto, ou cerca de $200,00 CAD por mês em Quebec. Os valores também mudam de acordo com a idade da criança, quanto mais novo maior será o preço. Em algumas províncias existe um subsídio do governo que pode auxiliar no pagamento do Daycare, mas a família tem que cumprir uma série de requisitos e exigências e, geralmente, tem de estar residindo no local há mais de um ano.

A dica aos recém chegados é consultar o site da província onde vai residir para obter todas as informações necessárias. Além disso, a procura pelas creches é muito grande, então é imprescindível colocar o nome do filho na lista de espera de um ou mais Daycare. Cada uma das instituições tem suas normas próprias que serão apresentadas aos pais e é importante estar atento à elas.

Elementary School

A Elementary School é cursada por alunos dos seis aos 14 anos, que aqui significa do grade um ao oito. Essas escolas são também compartilhadas com alunos do Junior Kindergarten, que abrange os pequenos dos quatro aos seis anos. O uso de uniformes é exigido somente em algumas das instituições religiosas, que são minoria.

É essencial ressaltar que o método de ensino e a linha pedagógica das escolas no Canadá segue o modelo norte-americano, ou seja, elas são bem mais liberais que no Brasil, havendo um grande incentivo no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades pessoais de cada aluno. A escola e o corpo docente motivam os alunos a participarem de várias atividades extracurriculares que a instituição oferece. A principal diferença é que no Brasil formam-se alunos para que passem em provas como os vestibulares. O Canadá prefere preparar o aluno para que ele tenha um olhar crítico sobre diferentes situações. O ambiente de ensino é menos rigoroso e proporciona mais liberdade, promovendo o desenvolvimento da tolerância, capacidade de se expressar bem, dentre outros.

O custo de manter o aluno na escola, para os pais, é somente com alimentação, material escolar básico como mochila, caderno, etc.(livros são oferecidos pelo colégio a todos os alunos) e com uniforme caso estude em uma instituição que exige.

Nestes primeiros 10 anos de ensino, durante toda a Elementary School, o aluno tem contato obrigatório com as matérias tradicionais do currículo como Matemática, História, Geografia, Biologia, etc. Desde o início o ensino do francês também é fixo em todos os colégios. Ele também pode optar por aulas de modalidades esportivas, artes marciais, música, teatro, dentre outras das disponíveis em cada escola.

High School

School

Nesta fase o estudante cursa do grade nove ao 12 e percorre o caminho no intervalo entre 14 e 18 anos. A partir daí o conteúdo programático é focado em áreas de sua preferência e afinidade. O aluno pode escolher área de foco e matérias, como humanas, ciências sociais, exatas, artes, ou qualquer outra do seu interesse, podendo também combinar as mesmas.

Além de escolher as matérias, o aluno opta pela com que frequência irá estudar e qual será o nível de dificuldade. Existem mais particularidades, mas basicamente temos os níveis de college e university. Se um aluno pretende cursar física em Harvard, por exemplo, ele terá que verificar com a universidade as matérias que são requisitadas no high school para que ele possa ter seu desempenho analisado.

Por último, também falando em análise de desempenho, diferente do Brasil, no Canadá não há vestibular para se cursar uma graduação, o aluno é aceito de acordo com todo o seu histórico escolar e desempenho ao longo dos anos.

Fontes e links úteis:

Comentários Facebook