Grupo 1
Grupo 1
Fazendo as compras: os mercados de Edmonton

Fazendo as compras: os mercados de Edmonton

24 de fevereiro de 2016

Fazer compras do mês (ou da semana, da quinzena...) não é nenhum bicho de sete cabeças, certo? Aqui no Canadá, as coisas não mudam muito. Os grandes supermercados vão continuar sendo a opção número um de muita gente, e os benditos encartes de promoção vão continuar sendo ótimos aliados para conseguir ofertas especiais.

O mais perto da minha casa – e consequentemente o que eu mais frequento – é o Safeway (www.safeway.ca), mercado bem famoso na costa oeste canadense. Uma das vantagens que vejo nele é a parceria que a empresa possui com a Air Miles, uma espécie de programa de milhagens (que engloba também outras marcas e estabelecimentos) onde você acumula pontos e depois troca por recompensas (ou por desconto – o que acho ainda melhor). No caso do Safeway, a cada $20, você ganha 1 ponto. Juntando 95 pontos, você troca por $10 de desconto nas compras. Sim, eu sei, parece difícil de juntar. Porém, você pode juntar pontos em outras lojas também (como aluguel de carros, posto de gasolina e eletrônicos) e ainda descolar algumas promoções para arrebanhar vários pontos de uma vez só. Todo mês, por exemplo, o Safeway faz uma promoção onde premia com 100 pontos quem gastar $100 na loja. Gastar $100 no mercado é a coisa mais fácil que tem, é ou não é?

Outro mercado que frequento às vezes é o Save-on-Foods (www.saveonfoods.com), também com forte presença na costa oeste. Esse mercado não tem parceria com o Air Miles, porém oferece a opção de um cartão de descontos gratuito, e enche as prateleiras com descontos excelentes para portadores do cartão. O cartão também permite acumular pontos e trocar depois por mais descontos ainda (inclusive por produtos grátis).

Sim, n¢s temos bananas!

Outra opção bem barata é o Walmart (www.walmart.ca), mercado já bem famoso nos EUA e no Brasil. Não frequento muito pois não fica perto de casa, mas nas vezes que fui, achei preços excelentes. Fica a dica!

Marcas próprias

 É muito comum os mercados terem produtos marcas próprias. O Safeway, o Save-on-Foods e até o Walmart tem. É uma ótima opção para quem quer economizar, já que os produtos são bem abrangentes. Costumo achar pão de forma (integral ou branco) por menos de $2, por exemplo. A qualidade é bem razoável e, dependendo do produto, vale a pena sim. Dá para fazer uma super economia!

Produtos a granel

O Save-on-Foods perto da minha casa possui um corredor inteiro de produtos a granel, ou seja, produtos que você compra por quilo, sem embalagem própria. Não estou falando de frutas ou legumes, mas sim de produtos como arroz, farinha, açúcar, temperos diversos, castanhas etc. A variedade é bem grande, e os preços costumam sem bons – e com ótimas promoções para portadores do cartão de desconto.

O mercado chinês

Aqui em Edmonton existem alguns mercados asiáticos muito bons. Eu acho a variedade deles ainda maior do que os demais mercados, principalmente no quesito carne e vegetais. Dá para achar diversos cortes de carnes que não são tão comuns nos outros supermercados, como pescoço de galinha ou pato. Além do mais, é o único lugar até agora em que eu encontrei aipim (mandioca) a venda. Não sei vocês, mas eu AMO aipim, e foi um baita alívio saber que posso continuar comendo essa iguaria em terras canadenses!

O bairro de Chinatown é, naturalmente, o lugar ideal para achar bons supermercados asiáticos, mas existe uma filial do T&T Supermarket (www.tnt-supermarket.com/en/) dentro do West Edmonton Mall (maior shopping center da cidade). Visitem, vale a pena!

Produtos orgânicos

Se você não abre mão dos orgânicos, pode suspirar aliviado. Além dos mercados comuns terem bastante oferta de orgânicos, existem mercados voltados exclusivamente para esse produto. É o caso da Planet Organic (www.planetorganic.ca) e da Earth’s General Store (www.earthsgeneralstore.ca). Não são tão grandes como as demais cadeias de supermercados, mas possuem uma variedade bem grande, considerando o nicho. Naturalmente, o preço é um pouco acima do normal, o que inviabiliza que euzinha, reles mortal, faça compras lá com frequência.

Ovos de todos os tipos - caipira, orgÉnicos ou comuns

Vale a pena, no entanto, dar uma conferida.

Outra opção é a Farmer’s Market, a famosa feira livre. Existem várias pela cidade, e a maioria das barracas oferece produtos locais e orgânicos. Eu fiz um vídeo mostrando uma dessas feiras, você já viu? Corre lá na página da Immi e confere.

Customer Appreciation Day

Descobri isso recentemente e preciso compartilhar com vocês. Toda primeira terça-feira do mês é o Customer Appreciation Day, um dia em que os mercados costumam dar descontos e ofertas especiais para os clientes. Cada lugar comemora de um jeito, mas sempre vale a pena conferir.

O Safeway costuma oferecer a opção do cliente escolher 10% de desconto no valor das compras ou então 10 vezes a pontuação de Air Miles adquirida na compra.

Já o Save-on-Foods oferece 15% de desconto no valor total da compra (mesmo sem cartão de desconto).

Ter um cartão de desconto pode ser uma boa ideia

E os preços?

Bem, claro que os preços variam bastante de dia pra dia. Uma dica é ficar de olho nos encartes promocionais. Existe um aplicativo para tablet muito bacana, chamado Flipp (disponível para Ipad e Android) que agrega todos os encartes da sua cidade. Todos mesmo! É uma mão na roda para checar se tem alguma promoção valendo a pena sem precisar sair de casa.

Alguns preços para comparação:

Iogurte Activia, pote de 650g – Dois por $7 (Safeway);

Limão – 3 unidades por $0.99 (Safeway);

Carne moída - $8.55/Kg (Safeway);

Filé de tilápia - $28.90/kg (Save-on-Foods);

Becel, pote de 907g - $4.99 (Save-on-Foods);

Tomates – $4.34/Kg (Walmart)

Bananas - $1.94/Kg (Save-on-Foods e Safeway)

Cenoura - $1.97 o pacote de 1.3Kg (Walmart)

Coxa de frango - $7.21/Kg (Walmart)

Leite semi-desnatado - $2.29/Litro

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist