Muita festa em 2017! Este ano promete ser inesquecível para quem está no Canadá (ou está de malas prontas para vir), independentemente da província escolhida. Isso pelo fato de que o país comemora 150 anos e há muito tempo se prepara para festejar esse acontecimento em grande estilo, não somente no dia 1º de julho, no “Canada Day”, mas depois desta data também.

Logotipo e ações especiais

Juliana Durso, que mora em Edmonton (Alberta) e faz parte do nosso projeto “Apaixonados pelo Canadá”, nos contou um pouco das programações especiais programadas na matéria “Canada 150: conheça algumas ações”… não deixe de ler! Estão agendados shows, inaugurações, peças teatrais, haverá gratuidade na entrada de parques nacionais, projetos comunitários, promoções comemorativas, e muito mais.

Foi desenvolvido ainda um logotipo como símbolo dos 150 anos, que é composto de uma série de diamantes, sendo as quatros joias na base representando as províncias originais que deram forma à confederação em 1867: Ontário, Quebec, New Brunswick e Nova Scotia. As pedras adicionais que se estendem a partir da base fazem referência as demais localidades que compõem o país.

simbolo-canada-150

A imagem oficial foi criada pela profissional de Design de Toronto, Ariana Mari Cuvin. Em seu conceito se destaca o formato simples foi pensado para poder ser desenhado facilmente, inclusive por crianças. E existe uma página na internet especialmente dedica ao período comemorativo, que você confere clicando aqui, além da presença de divulgações nas principais redes sociais, devidamente identificadas com a #Canada150.

E mais…

Esportes: São esperadas cerca de 25 mil pessoas entre esportistas e público durante o evento “Canada Summer Games” (de 28 de julho a 13 de agosto), que será realizado em Winnipeg (Manitoba). Já em Toronto (Ontario) no período de 23 a 30 de setembro de 2017 ocorre o “Invictus Games”, a competição de esportes adaptados disputados entre militares feridos e com limitações, vindos de diversas nacionalidades.

Moedas comemorativas: No ano de 2015 houve um concurso o qual a população votou e foram escolhidas as moedas especiais que serão lançadas este ano e que fazem alusão a esta importante data comemorativa.

Trilha gigantesca: este ano haverá a inaugurada da maior trilha do mundo, a “The Great Trail”, que contará com a extensão de 24 mil km e você pode visualizar o mapa desse projeto aqui.

Voluntariado: quem quiser participar deste período de festas como voluntário, pode acessar as informações de como fazer parte das diversas atividades neste link “Canada 150”.

UofT: a Universidade de Toronto é uma das instituições que estão envolvidas com as comemorações, e a UofT organizou uma agenda especial que já começa em janeiro de 2017 e que pode ser conferida aqui.

Diferentes ações: confira os links de 19 cidades que terão programações especiais como Halifax, Moncton, Regina, Calgary, Toronto, Vancouver… clicando aqui.

Fireworks in a heart shape with the Canada flag on a black background.

Está preparado para as festas? Antes, conheça um pouco mais a respeito da linha do tempo do Canadá:

1867 – A Lei Constitucional dá ao Canadá mais independência da Grã-Bretanha, embora o poder final permaneça com a Coroa Britânica.

1931 – O Estatuto de Westminster passa no parlamento britânico, dando ao Canadá plena jurisdição sobre assuntos externos.

1949 – A Suprema Corte do Canadá torna-se o tribunal supremo para todas as questões legais de jurisdição Federal e provincial.

1957 – A legislação é introduzida para confirmar a distribuição de receitas do Governo Federal para as províncias com o objetivo de apoiar a administração e a prestação de serviços públicos.

1982 – O Canadá se torna totalmente independente quando o parlamento britânico aprova a Lei Constitucional de 1982, dando ao país o poder de alterar sua Constituição e todos os outros atos anteriores do parlamento britânico.

1982 – A Carta Canadense de Direitos e Liberdades (seções 1 a 34) é introduzida como parte da Lei Constitucional de 1982.

Hoje o Canadá é formado por 10 províncias e três territórios.

Fonte: https://www.ontario.ca/page/history-government

 

 

 

Comentários Facebook