Quem precisa de Visto Americano?

Quando planejamos uma viagem para o exterior, seja a turismo, trabalho ou estudos, uma das primeiras perguntas que devem ser feitas é: “Preciso de visto para entrar no país que eu quero conhecer?”. Alguns países trabalham com acordos bilaterais entre governos, proporcionando assim a isenção de vistos entre seus cidadãos. Como sabemos, o Canadá exige a apresentação de visto para a entrada em seu território, que deve ser solicitado considerando um bom tempo antes de sua viagem. Mas digamos que você tenha planos de viajar para o Canadá, providenciou seu visto canadense e, no meio desse planejamento, deseja incluir um passeio aos Estados Unidos.  O que fazer?

american_visa

Visto Americano x Visto Canadense

Quando você iniciou sua programação rumo ao Canadá, certamente se deparou com a necessidade de obter o visto canadense. Esse documento permite que você ingresse apenas no Canadá. Mas não é segredo para ninguém que a proximidade das cidades nas fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos é um verdadeiro atrativo, especialmente para quem está em terras canadenses e deseja tirar uma folga no país vizinho. No entanto, esse desejo requer um pouco mais de organização, já que para brasileiros não há isenção do visto americano – que é o documento necessário para ingressar nos Estados Unidos.

Ainda que você seja um turista, estudante ou trabalhador brasileiro e já esteja no Canadá, e possua visto para esse país, é necessária a apresentação do visto americano para a entrada no território dos Estados Unidos – seja por qual tempo for a sua estadia. E, nesse caso, é aconselhável que a solicitação e obtenção desse visto seja feita antes de deixar o Brasil.

Solicitando o Visto Americano no Brasil

O processo para solicitação de visto americano consiste, inicialmente, no preenchimento de um questionário disponível no site oficial do Consulado dos Estados Unidos no Brasil. Após o preenchimento desse questionário, o solicitante deve realizar o pagamento da taxa de US$ 160 (cento e sessenta dólares). Com o pagamento realizado, é necessário agendar sua visita ao Centro Americano de Solicitação de Vistos (CASV – que no Brasil está localizado atualmente nas cidades do Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) para a coleta de dados biométricos (como foto e impressões digitais). Você deverá agendar também, geralmente para o dia seguinte à coleta dos dados biométricos, sua entrevista no Consulado dos Estados Unidos – também localizado nas mesmas cidades. Com o visto americano aprovado, seu passaporte será retido pelo Consulado e poderá ser devolvido em um prazo máximo de até 7 dias úteis – a contar da data de realização da entrevista – podendo ser retirado no próprio Consulado dos Estados Unidos, ou enviado para o endereço escolhido por você no ato do agendamento.

Estudo no Canadá, mas quero tirar férias nos Estados Unidos: preciso de visto?

Sim! Como brasileiro, você deve saber que ainda que possua o visto canadense, em qualquer categoria (turismo, estudo, trabalho, etc.), e desejar passear pelos Estados Unidos nas horas vagas, precisará sim apresentar o visto americano – independentemente do tempo que você planeje passar nas terras do país vizinho.

Vale lembrar o seguinte: não é possível solicitar e obter o visto americano nas fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos. Também não é possível solicitar o documento quando você já estiver em solo americano.

O ideal é que o visto americano seja solicitado antes de sair do Brasil, mesmo que a sua viagem não inclua, de imediato, uma parada nos Estados Unidos. Afinal, nunca se sabe quando vai bater aquela vontade de deixar Vancouver (CAN) por uns dias e ir conhecer Seattle (EUA), não é mesmo?

Uma dica valiosa!

Geralmente as companhias aéreas oferecem voos com destino ao Canadá a preços mais acessíveis se essa ponte aérea incluir uma escala ou conexão nos Estados Unidos. Assim, caso você esteja indo para o Canadá e escolher um voo com conexão ou escala em uma cidade americana, deverá também apresentar um visto americano válido – seja de turismo ou simplesmente trânsito (que permite sua estadia no país por um curto período de tempo, justamente para essa conexão ou escala).

Organize-se e não deixe para a última hora a obtenção de todos os documentos que você poderá precisar. Assim, tendo todos os documentos solicitados, sua viagem e/ou intercâmbio com certeza será um sucesso.

Quer tal providenciar o Visto Americano? Entre em contato conosco!

E- mail: [email protected]

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.