Existem duas formas possíveis para que a aplicação ao Visto Canadense (Temporário) seja realizada, uma é via VAC, que atualmente é administrado pela empresa terceirizada pela Imigração Canadense, VFS Global ou Online, diretamente no site oficial do Governo: www.cic.gc.ca.

Via VAC Centre

Desta forma a sua aplicação será enviada fisicamente, ou seja, todos os documentos serão encaminhados (em papel) ao consulado, pelo VFS Global.

São três os escritórios no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

É importante lembrar que o VAC Centre não é o consulado, com isso não são eles quem fazem as análises, aprovações ou delegam as negativas dos Vistos. Eles são apenas uma empresa terceirizada pelo Governo Canadense para realizar o trâmite do transporte dos documentos entre o interessado (Aplicante) e o Consulado.

Nem mesmos possuem autorização para auxiliarem de forma direta, como consultores registrados, nos processos a serem realizados.

Existe a cobrança das taxas por parte do VAC Centre, desde para apenas enviar os documentos, assim como para o auxílio no preenchimento dos formulários, cópias e afins.

Neste tipo de processo, o passaporte do aplicante fica retido durante todo o procedimento, e apenas saberá se o Visto foi concedido ou não, após o retorno do mesmo.

Acompanhamento do processo

Ao realizar a solicitação será concedido um número de rastreio, para informações bem básicas a respeito, por exemplo, que o passaporte já está retonando do consulado ao VAC Centre.

Não é possível ver cada passo, cada detalhe do processo, e é importante se manter sempre atento aos prazos, uma vez que enquanto os mesmos estejam vigentes, o procedimento estará seguindo de maneira normal.

Você encontra mais informações a respeito aqui: https://www.vfsglobal.ca/Canada/Index.html

Via Online – CIC

A realização do procedimento online, diretamente no site oficial do CIC, o aplicante apenas enviará, por meio do sistema cópias dos documentos escaneados. Sendo assim, o solicitante ficará em posse do seu passaporte durante todo o processo, apenas tendo que enviá-lo quando se tenha a certeza da aprovação e finalização do caso.

Talvez essa seja a forma mais utilizada pelos que desejam ir ao Canadá e solicitem o Visto, porém é sempre importante ter muita atenção aos documentos que serão encaminhados e a forma como serão encaminhados, que cumpram corretamente com o que a Imigração Canadense quer ver.

Em caso de dúvidas, não deixe de contratar o auxílio de um profissional registrado e licenciado pelo Governo Canadense.

Ao optar por essa forma, terá que, obrigatoriamente ser criada um registro no site oficial, o chamado MYCIC, onde serão solicitados os dados pessoais do aplicante principal, responsável pela conta e, feito isso, será respondido todo um checklist, referente à cada aplicante, onde será relatado qual o propósito da ida.

Após a conta ser criada, surgirão os campos onde os documentos serão anexados, a confirmação dos mesmos, realização do pagamento e fim.

Acompanhamento do processo

Ao realizar a solicitação será emitido um comprovante, que constará o número da aplicação.

Assim como a aplicação via VAC Centre, não é possível ver cada cada detalhe do processo, o que exatamente o oficial responsável pelo caso estará fazendo naquele momento na sua documentação. No Sistema do MYCIC, até que haja alguma atualização, constará sempre como EM PROCESSO.

É importante se manter sempre atento aos prazos, que variam de acordo com cada tipo de visto solicitado, uma vez que enquanto os mesmos estejam vigentes, o procedimento estará seguindo de maneira normal.

Realizei o procedimento com auxílio de uma consultoria e uma conta no MYCIC foi criada por eles para o meu processo – Como proceder?

IMPORTANTE – Primeiramente, jamais realize qualquer tentativa diretamente no site da Imigração sem saber os dados de acesso da sua conta.

Existe uma forma de “linkar” os dados e repassar o processo que esteja em uma conta previamente criada para uma nova, porém, isso faz com que você retire o acesso e o acompanhamento de todo o procedimento da outra parte, no caso a consultoria a qual foi contratada para isso.

Se você pretende ter acesso à sua conta MYCIC, solicite diretamente à empresa a qual você contratou, para que não haja, até mesmo, a quebra do contrato, onde a mesma não mais se colocará como a responsável pelo procedimento.

Prazos de Processamento

Seja uma aplicação realizada por meio do VAC Centre ou diretamente no Site do CIC, o prazo de processamento sempre será o mesmo, sendo de total responsabilidade do Governo Canadense, os quais poderão ser alterados em função das oscilações de trabalho nos consulados e tipos de Vistos a serem solicitados.

No site oficial existe um local onde é possível saber sobre os prazos de processamento, porém é importante ressaltar que os prazos ali colocados, são sempre para um primeiro retorno e não uma finalização completa do trâmite.

Veja mais aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/times/

Planeje-se sempre com antecedência, independente do propósito de ida ao Canadá, seja como Turista, Estudante ou Trabalhador Temporário. Tenha em mente sempre que o processo pode demorar mais que o esperado e não seja surpreendido!

Quer auxílio no seu processo de Visto ou de Imigração? A Immi Canada pode te ajudar!

Envie-nos um e-mail: [email protected]

Texto: Deborah Calazans – Immi Canada (A cópia e/ou reprodução deste conteúdo, sem prévia autorização, está totalmente proibida).

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.