Série “Immi apresenta”… New Brunswick

Diversos cruzeiros fazem uma parada em New Brunswick, que é a maior das três províncias marítimas do Canadá, incluindo Prince Edward Island e Nova Scotia. Esta região é famosa por possuir atrações em todas as estações do ano e tem como destaque desde belas praias até exuberantes colinas e vales, numa mistura de cidades, vilas e aldeias, com edifícios históricos contrastando com espaços modernos.

Localizada na costa leste canadense e bem pertinho dos Estados Unidos, a história de New Brunswick começou por volta de 1600 com a chegada de europeus. Posteriormente, passou por confrontos em seu território entre franceses e britânicos, e depois de várias disputas territoriais, em 1867 tornou-se independente do Reino Unido no movimento da “Confederação do Canadá”.

Ainda no século passado, por lá desembarcaram irlandeses, dinamarqueses, italianos, gregos, indianos, e diversos outros povos, garantindo assim o perfil multicultural que é observado nos dias de hoje. Saiba mais sobre esta província a partir das informações que selecionamos especialmente para esta série!

A província e suas cidades

Além da capital Fredericton, entre as principais cidades estão Saint John, Bathurst, Campbellton, Moncton, Dieppe, Edmundston e Miramichi. Seu território possui ao todo mais de 73.400 quilômetros de extensão, sendo cortada pelo rio St. John, e habitada por uma população de 751.171 pessoas (dados do censo de 2011). Mais de 30% de quem mora nesta província tem o francês como idioma, sendo assim considerada bilíngue.

Trata-se de uma região que se destaca pelo fornecimento de madeira, bem como a mineração, pesca, manufatura e turismo também movimentam a economia local. Em geral, janeiro é o mais frio em New Brunswick enquanto em julho registra-se o período mais quente, podendo variar de -25 graus a mais de 30 graus.

Além de Colleges e escolas de idiomas, a província conta com quatro universidades públicas que recebem estudantes de vários países, sendo elas:

 

University of New Brunswick – a maior universidade da província e também considerada como a mais antiga de língua inglesa no Canadá. O principal campus está localizado na capital, em Fredericton, e há outra unidade na cidade de Saint John.

 

St. Thomas University – embora trata-se de uma instituição de menor porte em Fredericton, mantém vários programas nas áreas de artes, educação e serviço social.

 

Mount Allison University – localizada na cidade de Sackville, esta universidade recebe estudantes que tem como foco o universo das artes, ciências, comércio e música.

 

Université de Moncton – esta é a maior instituição de língua francesa do Canadá que está localizada fora da província de Quebec, mantendo diferentes unidades nas cidades de Moncton, Edmundston e também em Shippagan.

As maiores cidades e os principais pontos turísticos

A capital Fredericton tem cerca de 57 mil habitantes, porém a maior cidade da província é Saint John com uma população que ultrapassa os 70 mil. Saint John é também o local de importantes acontecimentos que marcaram a trajetória desta região, como por exemplo quando houve um grande incêndio no local (1877), comprometendo a economia que na época era baseada na indústria naval.

A natureza foi bastante generosa com a capital de New Brunswick, que conta uma ampla estrutura para atividades ao ar livre, que inclui 88 quilômetros de trilhas. Em Fredericton é possível passear na ponte “Bill Thorpe”, levar a família para conhecer o parque florestal urbano “Odell Park” ou ainda caminhar durante horas no “Mactaquac Provincial Park”. Há muitos festivais e eventos que atraem turistas durante todo o ano, entre eles a famosa programação musical de “Jazz e Blues”.

Já o porto de Saint John é um movimentado ponto de embarque e desembarque (o maior da parte leste do país), com conexão para mais de 300 outros portos espalhados pelo mundo. Através dele é facilitado o acesso para o sistema rodoviário e ferroviário, o que faz com que muitos produtos circulem por esta parte do Canadá.

 

Um conhecido ponto turístico na província é o “Hopewell Rocks“, um parque com praias, trilhas e diversas atividades recreativas. Já a considerada como sendo uma das maravilhas do mundo natural, a “Bay of Fundy” é uma baía com as marés mais altas do planeta! Nesta área que fica entre New Brunswick e Nova Scotia, é possível avistar  baleias raras, além disso, em todo o complexo existem atrações da natureza, como por exemplo, os registros de fósseis de dinossauros e uma abundância de minérios.

Fique sabendo!

– A cidade de Saint John, em New Brunswick, tem o mercado municipal mais antigo do país em operação. Segundo os registros históricos, a abertura deste espaço se deu no ano de 1876.

– O “Rockwood Park” é conhecido como o maior parque urbano do Canadá, e em seu complexo há trilhas, cavernas, cachoeiras e é possível ter acesso a várias atividades de recreação.

– A cidade de St. Andrews tem luxuosos hotéis e locais de turismo, passeios de barcos, roteiros de mergulho, galerias e museus. Em meio a esta diversidade, uma das atrações mais procuradas está em “St. Andrews by-the-Sea”: um balneário em que é possível avistar diferentes espécies de baleias.

– É possível acessar todas as informações sobre os programas de imigração da província de New Brunswick clicando aqui. E se você quiser saber mais sobre algumas das atuais oportunidades de trabalho que existem nesta parte do Canadá, basta clicar aqui.

Gostou de New Brunswick? Se ainda não conferiu, veja agora as duas primeiras províncias que apresentamos nesta série:

Newfoundland & Labrador” e “Prince Edward Island”.

 

 

 

Comentários Facebook