Você já deve saber que o sistema público de saúde no Canada é considerado um dos melhores do mundo, mas talvez o que você ainda não saiba é que o sistema de saúde não funciona da mesma forma pelo país inteiro. O sistema de saúde de cada província canadense tem suas particularidades, por isso hoje eu vou abordar alguns pontos importantes sobre como funciona o MSP (Medical Services Plan), que é o sistema público de saúde em B.C., e também minha opinião sobre o atendimento aqui em Vancouver.

Quem pode ter acesso ao MSP?

Obviamente, todo cidadão canadense ou residente permanente que more na província de B.C tem direito ao MSP. Além disso, estrangeiros que possuem o student visa ou work permit com validade superior à 6 meses também tem direito a aplicar para o sistema de saúde, assim como seus dependentes (cônjuge; filhos até 18 anos, sem restrições; e filhos de 19-24 anos apenas se estiverem estudando em período integral).

Vale lembrar aqui que ter acesso ao MSP, não é somente um benefício oferecido pelo governo, mas é também exigido por lei que todos os residentes elegíveis apliquem para o sistema público de saúde em B.C.

E como aplicar?

Se você é estudante, é bem provável que receba essas orientações no primeiro dia de aula do College e já receba também o formulário do MSP, que deve ser preenchido e enviado por correio para o endereço indicado no mesmo. Caso você não seja estudante, ou não receba o formulário no seu College, basta acessar o site do governo canadense nesse link http://www2.gov.bc.ca/gov/content/health/health-drug-coverage/msp/bc-residents/eligibility-and-enrolment/how-to-enrol e você encontrará o formulário de aplicação para o MSP e as informações de envio pelo correio.

Já posso usufruir do sistema público de saúde?

Existe um período de carência de 3 meses para receber a carteirinha do MSP, que irá dar acesso ao sistema público de saúde. Então é recomendado já fazer a aplicação assim que você chegar em Vancouver, assim como é também recomendado ter a cobertura de um plano particular, que pode ser fechado ainda no Brasil, por esse período inicial de 3 meses para que você não fique sem cobertura nenhuma.

É público mas tem que pagar?

Sim, existe uma taxa mensal para ter acesso ao sistema público de saúde em B.C.

– CAD $75/ mês para 1 pessoa

– CAD $136/mês (valor total) para uma família de 2 pessoas

– CAD $144/mês (valor total) para uma família de 3 ou mais pessoas

E não há nada de errado ou estranho nisso, pois assim como o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil é bancado com os impostos pagos pela população, aqui o MSP também é bancado pela população, mas através dessa taxa fixa, e não na forma de impostos.

Como é a cobertura do MSP?

Desde o acesso à médicos clínicos gerais e especialistas, até exames, hospitais e cirurgias, o MSP tem uma extensa cobertura. Portanto, é mais fácil falar sobre o que o sistema não cobre:

– Consultas com dentista, oculista e psicólogo;

– Cirurgias cosméticas;

– Remédios;

– Terapias complementares/alternativas: acupuntura, massagem, naturopatia, etc.

Preciso de um médico, e agora?

Se você precisa de um médico e seu caso não é uma emergência, como um acidente ou qualquer outra coisa muito grave, você deve procurar primeiro uma Walking Clinic. Todos os bairros de Vancouver contam com pelo menos uma Walking Clinic, que nada mais é do que um posto de saúde onde pacientes são atendidos sem precisar agendar consulta.

Os médicos que atendem por lá são clínicos gerais e você deve sempre passar por eles para um primeiro diagnóstico. Caso o médico da Walking Clinic identifique que você precisa de um médico especialista, somente aí então, você será encaminhado para um. Dificilmente você conseguirá agendar uma consulta diretamente com um médico especialista sem ser encaminhado por um médico da Walking Clinic ou um Family Doctor.

Family Doctor

Ter um médico de família é essencial por aqui; esse será o médico que vai acompanhar seu histórico de saúde, realizar exames quando necessário e encaminhá-lo para especialistas.

Se você estiver sendo atendido na Walking Clinic pela primeira vez, informe o médico que você ainda não tem um Family Doctor pois ele poderá indica-lo para um ou até mesmo admití-lo como paciente. Caso você queira procurar um profissional sozinho, é possível fazer isso através de alguns sites de busca de médicos em Vancouver; um dos mais utilizados é esse aqui: https://www.cpsbc.ca/physician_search

Se Adaptando a Cultura da Medicina Canadense

Esse é um ponto muito importante que eu venho querendo escrever há algum tempo. Já vi algumas pessoas ficarem frustradas com o sistema de saúde em Vancouver por não compreenderem direito como o sistema funciona e por estarem muito acostumadas com a cultura da medicina brasileira, que é uma cultura baseada em excesso de medicação e exames, que nem sempre são necessários ou benéficos ao paciente.

Primeiramente, é preciso entender que o sistema de saúde no Canada segue rigorosamente seus protocolos que são baseados em evidência científicas de efetividade. E o que isso quer dizer? É uma medicina mais objetiva e efetiva que evita ao máximo procedimentos desnecessários. Um bom exemplo é a questão de pedido de exames laboratoriais. Diferentemente do Brasil, os médicos por aqui não saem pedindo uma série de exames, ou fazendo aquele check-up anual completíssimo mesmo que você tenha apenas 20 anos de idade e nenhum diagnostico provável (como sabemos que é de praxe no Brasil), pois isso seria considerado uma exposição maléfica ao paciente, além de um custo desnecessário ao sistema de saúde. Uma vez que você compreende esse sistema e confia em seu médico, fica mais fácil de se adaptar a essa cultura.

Experiência pessoal

A minha experiência pessoal com o sistema de saúde em Vancouver é bem positiva, e olha que eu já utilizei bastante a Walking Clinic do meu bairro. Mas, claro que nada é perfeito e eu poderia citar aqui alguns pontos negativos:

– De fato, alguns médicos são mais frios e objetivos durante as consultas;

– Algumas vezes você pode ter que encarar uma fila de espera grande para ser atendido na Walking Clinic, mas não é sempre que isso acontece e eu jamais deixei de ser atendida no mesmo dia em que precisava;

– Há uma certa dificuldade em encontrar médicos de família que estejam aceitando novos pacientes de imediato, então assim que você chegar por aqui, já comece a procurar o seu!

Sem maiores reclamações (até então), eu acredito que o sistema de saúde em B.C. é, sim, efetivo; basta saber utilizá-lo e aceitar e compreender que os protocolos médicos no Canada são diferentes do Brasil.

Maythe Panar

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Maythe

Para os que gostam de títulos: estudante de Creative Writing, Nutricionista de formação e Poetisa de nascença. Para os que preferem o íntimo: uma apaixonada incurável pela descoberta de novos lugares, comidas e pessoas.

Latest posts by Maythe (see all)