Solicitação do Visto de Estudante – Documentos Importantes

Se você tem planos de estudar no Canadá, o envio de alguns documentos em específico fará a diferença no momento da sua aplicação. Independente se será um Programa com duração menor ou maior que 24 semanas, a apresentação é obrigatória.

Além de ter que comprovar os seus vínculos com o seu país atual de residência e enviar cópias dos seus documentos pessoais, como Passaporte e RG, abaixo listamos os documentos necessários para solicitar um visto de estudante.

1-      Carta de Aceitação

Se você estudar em qualquer escola (primária ou secundária), College, universidade ou outra instituição de ensino no Canadá, deverá ser solicitada e enviada a você a carta de aceitação. Nesta carta irá conter os dados da instituição, os seus dados pessoais, o seu número do estudante, além das datas de início e fim do curso e afins. Tanto aplicações realizadas via VAC Centres (Brasil), via Correios ou Online, a carta deverá ser anexada ao processo de visto.

Veja aqui um MODELO de Carta de Aceitação: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/pub/acclet-e.pdf

2-      Provas de Identidade

Neste caso estaríamos falando do envio da cópia do passaporte do aplicante, além de um documento de identidade com foto.  Se você já viajou para outros países e possui vistos e/ou carimbos no seu passaporte, é válido enviar uma cópia também destas páginas, pois elas mostram o seu histórico de Viagem.

Vale lembrar que os Brasileiros que possuem dupla nacionalidade, ou seja, além do Passaporte Brasileiro, têm, por exemplo, um passaporte originário de um país da Europa, para cursos com duração inferior a 24 semanas não é necessária a aplicação do visto. Uma vez que portando este documento não é necessário o visto de turista (indicado neste caso) para entrar no Canadá.

Para cursos com duração superior, independente de ter ou não passaporte europeu, a solicitação do visto de estudante é obrigatório.

Se você possui SOMENTE o Passaporte Brasileiro, independente da duração do seu curso, é OBRIGATÓRIA a solicitação do visto ao Canadá.

 

3-      Fotos

Para aplicações realizadas via VAC Centre no Brasil, escritório de apoio do Consulado, que estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, é necessário o envio de duas fotos em tamanho específico.

Mais informações sobre o VAC aqui: http://www.vfsglobal.ca/Canada/brazil/

Especificações das fotos aqui: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/photospecs.asp

No caso de aplicações Online, ou seja, quando a solicitação do visto é feira diretamente pelo Site Oficial do Governo do Canadá, é solicitada uma foto digital. Mas seguindo, ainda assim, as especificações relacionadas ao posicionamento da pessoa na foto e qualidade da imagem.

4-      Comprovação Financeira

A comprovação de renda é uma das partes mais importantes do seu processo de solicitação de visto ao Canadá. A imigração quer ter a certeza que você possui fundos suficientes para manter-se no país durante a sua estadia e não tentará, de alguma maneira, trabalhar ilegalmente no país.

Aqui você encontra todas as informações detalhadas sobre este assunto, além de uma tabela dos valores mínimos exigidos pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada):

http://www.immi-canada.com/blog/visto-de-estudo-comprovacao-financeira-quais-documentos-devo-enviar/

5-      Carta de Intenção (Letter Of Explanation)

Muitos perguntam se a Carta de Intenção é realmente necessária. Podemos dizer que de certa maneira, ela não é obrigatória, mas agrega valor à sua aplicação. Por quê? Porque nela você poderá explicar ao Oficial que será responsável pela sua aplicação, os seus reais motivos e interesses nesta viagem. Por exemplo, citar que a oportunidade de estudar no Canadá, um dos países que possuem os melhores sistemas de ensino do mundo, irá trazer muitos benefícios para a sua carreira profissional ao retornar ao seu país de origem.

Para as aplicações realizadas no Brasil, a carta, além de todos os documentos, poderá estar em português, não sendo necessária, neste tipo de aplicação, a tradução ao Inglês.

 

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/study/study-how-documents.asp

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Deborah Calazans

Deborah Calazans, Graduada e Pós-graduada em Jornalismo, é membro da equipe da Immi Canada desde 2013 e atualmente atua como a Gerente Geral dos escritórios da Empresa no Brasil, sendo responsável por todo acompanhamento nos processos dos Vistos de Residência Temporária.