Essa tem sido uma dúvida corriqueira entre os estudantes que hoje estão no Canadá. Posso ou não trabalhar full-time após a conclusão do meu curso ou tenho que esperar ter em mãos o meu Post-Graduation Work Permit (PGWP)?

Bom, como muita coisa que envolve o CIC, existem alguns pontos que necessitam ser interpretados. A partir do momento que sendo um estudante de um curso de nível superior, com carga horária full-time, em andamento, você tem o direito a trabalhar as 20h semanais durante as aulas e full-time nos intervalos delimitados no calendário acadêmico.

Mas, chega o momento que você termina o curso, ou seja, acabaram as matérias obrigatórias, porém ainda não houve a finalização oficial, com a emissão do documento pela instituição de ensino.

Dentro deste cenário em específico, até que seja emitido o documento, você poderá sim trabalhar full-time, pois poderia ser considerado que o aluno está em um “break” do curso, digamos.

Agora, ATENÇÃO: A partir do momento que a Instituição de Ensino emite o documento oficial, comprovando que o curso foi finalizado com sucesso, seja esse documento o transcript, official letter, certificate etc, o estudante NÃO MAIS é considerado um aluno Full-time em curso, mesmo ele ainda tendo uma permissão válida. Por que? Porque o propósito permitido à ele já foi cumprido.

Como proceder nesse caso?

Neste caso, aos que estejam trabalhando no momento da finalização do programa de estudo, é necessário PARALISAR A FUNÇÃO ATÉ QUE O PGWP SEJA SOLICITADO. Isso não significa que o estudante terá que esperar a nova permissão de trabalho chegar, tê-la em mãos para voltar ao trabalho, mas sim que ele terá APENAS esperar que a submissão do pedido seja feita para retomar o trabalho.

Todas as empresas que estão acostumadas em contratar alunos internacionais sabem desse procedimento e até obrigam o funcionário apresentar a comprovação que a solicitação do PGWP já foi feita.

O que pode ser feito para que não haja esse intervalo?

Bom, tudo dependerá da organização do solicitante. Por exemplo: Se ao finalizar o curso e entre o espaço de tempo do fim das aulas e emissão do documento oficial, o estudante já realizar a reunião de toda a documentação necessária, como forma de adiantar o máximo possível. Desta forma, tudo já ficará preparado, esperando apenas o documento oficial de conclusão, que será incluso aos demais documentos e submetidos à imigração canadense.

Conseguindo realizar o trâmite no mesmo dia, você nem necessitará se ausentar do trabalho. Caso só consiga fazer no dia seguinte ou alguns dias depois, durante esses tempo, você terá que se afastar das funções.

Em resumo, a organização e o planejamento serão de extrema importância nesta etapa do processo.

Vale ressaltar, ainda, alguns pontos:

– No momento da aplicação ao PGWP é necessário que o aplicante tenha um Study Permit Válido;

– O PGWP ele é concedido apenas uma vez na vida e a solicitação tem que ser feita até 90 dias após a conclusão oficial do programa;

– Para ter direito ao PGWP é necessário cursar um programa de nível superior com duração mínima de 8 (oito) meses;

– Aos estudantes que possuem cônjuge, apenas será possível a extensão do Open Work Permit concedido ao mesmo, caso o Aplicante Principal (o estudante) apresente no momento da aplicação uma Job-Letter, uma espécie de Oferta de Trabalho, dentro de um dos NOCs 0, A ou B, Full-time e  Remunerado. Caso contrário, a estadia do Cônjuge terá que ser feita como Visitante, até que o principal cumpra este quesito.

Quer auxílio na sua solicitação?

A Immi Canada poderá te ajudar!

Envie-nos um e-mail: [email protected]

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.