Você conhece as Rockies?

Você já ouviu falar nas Montanhas Rochosas canadenses? As Rocky Mountains, aqui apelidadas carinhosamente de Rockies, são na verdade uma cordilheira que abrange desde a província de British Columbia e desce até os Estados Unidos. Aqui no Canadá, ela fica apenas entre British Columbia e Alberta e compõem, provavelmente, um dos cenários mais bonitos e famosos de todo o país.

Banff National ParkEm Alberta, essa região é muito visitada, principalmente no verão. Naqueles efêmeros meses de sol, o pessoal aproveita para encher o carro com a família e ir aproveitar a natureza exuberante dos parques nacionais das Rockies. Camping, aqui, faz parte da vida. Pelo menos aqui em Edmonton, basta chegar o verão que todo mundo arruma uma folguinha para pegar a barraca e os sacos de dormir e cair na estrada. Eu, que ainda nunca acampei, chego a ser uma ET.

O que são, afinal, as Rockies?

Mas enfim, como assim, visitar as Rockies? Um bando de montanha que você vai lá para ficar no meio do mato? Sim e não. Existem cidades no entorno das montanhas onde você pode se hospedar em chalés super fofos e aproveitar o clima. Existem também campgrounds que vão desde os mais rústicos (sem banheiro, sem eletricidade, sem água encanada) até os mais equipados (com tudo isso) que você pode ir com sua barraca ou seu trailer, mediante uma taxa fixa.

E existem os Parques Nacionais.

Os parques nacionais canadenses são verdadeiras pérolas da natureza. Por aqui, preservação ecológica é coisa séria, muito séria. Eles conservam a fauna e a flora com o maior cuidado, e existe uma verdadeira educação ambiental no sentido de ensinar as pessoas a respeitar as matas e os animais que vivem nelas. Por isso, visitar esses parques é se maravilhar com belezas naturais inimagináveis. É se deparar com a vida silvestre nativa passeando tranquilamente. É a mais pura contemplação.

Banff e Jasper

Em Alberta, se destacam os parques de Jasper e Banff. São duas áreas imensas de lagos, montanhas e trilhas para você explorar. Um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza — e perfeitos para relaxar e fugir da cidade grande.

De Edmonton, Jasper e Banff ficam a três e quatro horas de distância respectivamente (de carro). Você pode escolher ficar nas cidades homônimas aos parques, ou em uma das outras cidades pequenas ao redor (Canmore, Waterton, Hinton etc). Banff, aliás, por ser a cidade mais popular da região, acaba sendo a mais cheia na alta temporada. Consequentemente, a mais cara. Por isso, vale a pena pesquisar acomodação em outros lugares. Ou acampar mesmo, quem sabe?

Canmore

Por falar em Banff, é no Parque Nacional de Banff que ficam talvez dois dos lagos mais famosos do país, e que com certeza todos vocês já viram em foto: Lake Louise e Lake Moraine.

Sabem aquelas paisagens de uma água azul-turquesa, cercada de uma cadeia de montanhas e pinheiros verdinhos? São os lagos canadenses — e o Louise e o Moraine são seus melhores representantes. A vista parece tão perfeita que chega a parecer uma pintura, ou uma foto cheia de filtros. Você precisa ir lá para ter certeza: é real. É a coisa mais linda! É de tirar o fôlego!

Além de admirar a paisagem e encher a câmera ou celular de fotos, você ainda pode fazer trilhas ao redor do lago, que levam a elevações que proporcionam uma vista ainda mais bonita. Várias placas indicativas explicam a extensão das trilhas e como se manter no caminho certo. Ou seja, não tem erro, basta ter disposição.

Ao norte de Banff, temos o Parque Nacional de Jasper, que consegue ser ainda maior (é o maior das Rockies canadenses). E são tantos lugares para ver que não cabem em uma só visita. O ideal é voltar e explorar o parque quantas vezes quiser, descobrindo coisas novas, paisagens deslumbrantes e detalhes surpreendentes que haviam escapado aos seus olhos antes.

Como a Athabasca Falls, uma cachoeira que, apesar de pequena (23 metros apenas), é super volumosa e cria um cenário espetacular com aquele pano de fundo característico das Rockies (existem várias trilhas e mirantes onde você pode achar o melhor ângulo para apreciar essa beleza). Ou o Maligne Lake, um dos maiores lagos do mundo formados por geleiras. Para efeito de comparação, enquanto o Moraine tem 0,5 km² de área, o Maligne tem quase 20 km². Imperdível, sem dúvida!

Maligne Lake

E sabe o que é ainda melhor? Se você for no inverno, as paisagens estarão completamente diferentes. Aliás, em qualquer estação, a paisage muda, oferecendo experiências únicas em todas as épocas do ano.

Então, na sua próxima vinda ao Canadá, inclua as Rockies no roteiro. Você não vai se arrepender!

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.
Jornalista, mãe de cachorro, nerd assumida e curiosa de carteirinha. Membro honorário da Associação de Leitores Compulsivos Anônimos. Jogando a vida em Hard Mode desde 1986 e finalmente entendendo o significado de “The Winter is comming”. Autora do blog Edmonton Feelings.

Latest posts by Juliana (see all)