Você sabe quais os requisitos para o Live-in Caregivers Program do Canadá?

Muitos são os interessados, mas poucos realmente sabem quais são os critérios para o Programa Live-in Caregiver no Canadá.

O Live-in Caregiver é um programa do governo canadense que permite que profissionais venham ao Canadá para trabalhar como cuidadores de crianças, idosos ou portadores de deficiência.

Aplicantes que atendem aos requisitos recebem a permissão para trabalhar como caregiver (cuidador) para a família que consta como sponsor (patrocinador) no documento, ou seja, a família a qual realizou todo o processo de contratação perante à Imigração Canaense.

É importante ressaltar que a pessoa poderá trabalhar apenas para o empregador que consta na permissão de trabalho, já que será recebida uma Permissão de Trabalho “Fechada”.

Uma vez que sejam cumpridas as exigências, o Cuidador poderá, posteriormente, aplicar à Residência Permanente. Porém isso será tema de um próximo post!

Para aplicar ao Live-in Caregiver Program você, obrigatoriamente, necessita atender à certos requisitos. Como:

O recebimento do Labour Market Impact Assessment (LMIA), por meio de empregador canadense

Antes de contratar você, o empregador deverá:

Submeter um pedido ao órgão competente, Employment and Social Development Canada / Service Canada (ESDC/SC) ,este que, entre uma das funções, regula a contratação de estrangeiros no Canadá.

Os mesmos irão se certificar de que não há canadenses ou residentes permanentes qualificados para preencher a vaga e, após essa certificação, irá emitir o famoso LMIA ( Labour Market Impact Assessment), onde será emitido um documento que autoriza o empregador contratar um estrangeiro.

IMPORTANTE: Se você já está no programa Live-in Caregiver (LCP) e deseja mudar de emprego, você pode. Porém o seu novo empregador terá de aplicar para um LMIA que inclui o live-in arrangement.

Se novo empregador receber a confirmação do LMIA, você poderá optar por esse novo emprego e, atendendo aos demais quesitos, aplicar para a residência permanente por meio do LCP.

O ESDC/SC avaliará a oferta de trabalho e o contrato de trabalho do seu empregador, para se certificar que ele cumpre os requisitos referentes à salários e condições de trabalho, dentro dos padrões provinciais e territoriais de emprego, e que não existam canadenses ou residentes permanentes disponíveis para fazer o trabalho .

Você terá de apresentar uma cópia do LMIA positivo no momento da aplicação ao visto de trabalho (Work Permit). Você não receberá uma Permissão de Trabalho automaticamente, este é um processo à parte.

Um contrato de trabalho, por escrito, assinado entre você  e o seu futuro empregador

Você e o seu futuro empregador são obrigados a assinar um contrato de trabalho, além de enviar uma cópia do mesmo juntamente com a solicitação de Permissão de Trabalho (Work Permit). Este deve ser o mesmo contrato de trabalho submetido ao ESDC/SC pelo seu empregador, a menos que você forneça uma explicação sobre quaisquer alterações (por exemplo, uma nova data de início).

O contrato de trabalho garante um acordo de trabalho justo entre você e seu empregador.

O contrato de trabalho deve demonstrar que o live-in requisitos do Programa cuidador são satisfeitas por incluindo uma descrição:

O documento firmado entre as partes deve demonstrar que os requerimentos do Live-in Caregiver Program foram atendidos, incluindo:

Benefícios, obrigatoriamente, pagos pelo empregador:

  • Transporte para o Canadá a partir do seu país de residência permanente ou o país de residência habitual para o local de trabalho no Canadá;
  • Seguro médico privado, fornecido a partir da data de sua chegada até o momento que você seja elegível para o seguro de saúde provincial;
  • Seguro de segurança do trabalho pela duração do emprego;
  • Todas as taxas de recrutamento, incluindo qualquer quantia a pagar a um recrutador ou agentes contratados pelo empregador, que de alguma forma teria sido cobrada de você.

Além de:

  • Funções à serem exercidas no Trabalho
  • Número de horas de Trabalho
  • Salários
  • Condições de Acomodação (incluindo acomodação e alimentação)
  • Direito à férias e licença médica
  • Termos de rescisão e de demissão

O uso de um formato alternativo de contrato pode atrasar o processamento do pedido do LMIA, já que os oficias do ESDC necessitarão determinar se o mesmo atende aos requisitos do programa ou não.

IMPORTANTE: Para a Província de Quebec, o Contrato possui diferenças, sendo assim, é importante acessar diretamente o Site Oficial local: Ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l’Inclusion (Quebec immigration department).

Conclusão bem sucedida do que equivale, no Canadá, ao Ensino Médio (High School)

Você deve ter concluído com êxito o equivalente ao ensino médio canadense (High School). Por causa das diferenças nos sistemas de ensino em todo o Canadá, não é possível dar um número preciso de anos. Na maioria das províncias, são 12 anos de escolaridade para obter um diploma de ensino médio canadense. O oficial de imigração avaliará a sua aplicação e repassará as informações necessárias.

Pelo menos um curso de formação de seis meses ou, pelo menos, 1 (um) ano de experiência de trabalho, paga e Full-time, como Caregiver ou área relacionada (incluindo seis meses de trabalho com um mesmo empregador) nos últimos três anos

Para comprovar a experiência de trabalho necessária você precisa ter trabalhado durante um ano, incluindo pelo menos seis meses de trabalho contínuo para um mesmo empregador. Esta experiência de trabalho deve ser em um campo específico ou ocupação relacionada ao que você irá exercer (Como Caregiver). Esta experiência deve ter sido adquirida nos últimos três anos (Três anos imediatos ao dia que o aplicante está solicitando a Permissão de Trabalho).

Já a comprovação referente à formação na área, a mesma deve ter sido um curso Full-Time (Em sala de aula). As áreas de estudo consideradas são: educação infantil, cuidados geriátricos, enfermagem pediátrica ou primeiros socorros.

Bom conhecimento de Inglês ou Francês

Você deve ser capaz e comprovar proficiência no(s) idioma(s), nos quesitos fala, leitura e compreensão geral de ambos, em Inglês ou Francês para que possa trabalhar para/com seu empregador. Por exemplo, você terá que ter a capacidade de chamar os serviços de emergência se for necessário, além de compreender os rótulos de medicação. Você ficará sozinho a maior parte do dia e pode ter que se comunicar com alguém de fora da casa. Além disso é importante que você possa ler e compreender os seus direitos e obrigações.

Solicitação da Permissão de Trabalho (Work Permit) antes de chegar ao Canadá

Para estar apto ao Live-in Caregiver Program, obrigatoriamente é necessária a aplicação inicial à Permissão de Trabalho (Initial live-in caregiver work permit) ao CIC.

Se a sua aplicação obtiver um retorno positive, você receberá,inicialmente, uma letter of introduction , emitida pelo Canadian visa office responsável. Será necessário apresentar este documento na chegada ao Canadá, para que seja possível o oficial da imigração emitir a sua Permissão de Trabalho.

 

Fonte oficial: http://www.cic.gc.ca/english/work/caregiver/apply-who.asp

Texto: Tradução e Adaptação – Immi Canada (A cópia ou reprodução, total ou parcial, está totalmente proibida sem prévia autorização)

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.