Grupo 1
Grupo 1
Residência permanente através do Spousal Sponsorship Program

Residência permanente através do Spousal Sponsorship Program

2 de março de 2020

Atualmente, o governo do Canadá oferece mais 80 opções diferentes de processos para residência permanente para o país. Um deles é o Spousal Sponsorship Program, que permite que pessoas que tenham uma relação de casamento ou união estável com um cidadão canadense ou um residente permanente possam aplicar para sua residência permanente com suporte de seu cônjuge.

Quais são as exigências para dar entrada no processo de residência permanente?

As Exigências para iniciar um processo de residência permanente via o programa de Spousal Sponsorship estão focadas, principalmente, em quem será patrocinador, ou seja, o sponsor do processo sendo o cidadão canadense ou ter o status de residente permanente no país.

O sponsor, deve conseguir demonstrar que consegue se manter sem necessitar de qualquer auxílio financeiro do governo. Além disso, seu histórico pessoal também será avaliado nesta aplicação, e fatores como registros criminais ou o fato de já ter realizado esta aplicação para outra pessoa no passado, podem impactar na sua elegibilidade para este processo.

É necessário reunir provas do relacionamento

Um dos aspectos mais importantes das comprovações para o processo de spousal sponsorship, é conseguir demonstrar que a relação do casal é verdadeira e seus laços são suficientemente fortes para que estejam pedindo esta residência permanente para um dos dois. Será levado em consideração como o relacionamento começou, como se mantiveram juntos enquanto casal ao longo do tempo, e como se encontra a rotina do casal até o dia da submissão do processo.

Várias evidências que comprovem que a relação existe de fato podem ser anexadas nesta etapa. Desde fotos, declarações de amigos e familiares do casal, documentos que demonstrem que vivem juntos ou até a troca de mensagens entre o casal durante o relacionamento.

Para comprovar a relação, não existe uma lista de documentos específicos. Neste ponto a recomendação é: quanto mais melhor!

O desafio desta etapa é convencer a imigração canadense de que o relacionamento é verdadeiro, forte e que o casal tem sentimentos genuínos um pelo outro por isso, se justifica o pedido de residência permanente para o cônjuge que ainda não possui esse status.

Quando estamos assessorando este tipo de processo na Immi Canada, podemos dizer que a montagem do pacote de documentos para demonstrar a veracidade do relacionamento, é a etapa cuidadosa desta aplicação, afinal, cada casal tem uma história diferente e o que funciona como comprovação para alguns, não necessariamente vai funcionar para outros.

Depois de centenas de processos de spousal sponsorship submetidos e aprovados, aprendemos que é nesta etapa que devemos aprofundar nosso cuidado em reunir comprovações e anexar de forma organizada no pacote de documentos.

Vale lembrar que esta é uma aplicação feita toda em papel, ou seja, seus documentos devem ser todos impressos e enviados via correio para o escritório de imigração indicado para esta análise.

O processo pode ser aplicado dentro ou fora do Canadá

O processo de spousal sponsorship pode ser aplicado dentro do Canada (Inland) e fora do Canada (Outland).

Quando o aplicante já está no Canadá e o casal reúne as comprovações necessárias para esta aplicação, eles podem dar entrada no processo mesmo que, o cônjuge que está solicitando sua residência permanente no país esteja com status de visitante ou até mesmo sem status válido.

Para estes casos, é permitido que o aplicante solicite junto com a residência permanente, a autorização de trabalho aberta, que permitirá que ele fique trabalhando legalmente no país enquanto aguarda a análise do seu processo de residência permanente.

O pedido da permissão de trabalho para quem está dentro do Canadá só é possível pela vigência do Pilot Project Work Permit para o processo de spousal sponsorship. Esse projeto piloto, que deu aos aplicantes o direito de pedir a permissão de trabalho junto com pedido de residência permanente, entrou em vigor em 22 de dezembro de 2014 e tem sido prorrogado anualmente.

Por enquanto, quem submeter sua aplicação até 31 de julho de 2020, poderá usufruir do direito de pedir a permissão e trabalho também, se estiver dentro do Canadá.

Para mais detalhamento dos processos de aplicação dentro e fora do Canadá, acesse nosso artigo publicado anteriormente aqui.

E como funciona a aplicação para quem está fora do Canadá?

A opção Outside Canada, ou seja, para pessoas que ainda não residem no país também é uma possibilidade, para quem não tem permissão para vir ao Canadá ou para quem deseja vir somente quando tiver o visto de residente permanente. Porém, neste caso, o aplicante não poderá pedir a permissão de trabalho junto com sua aplicação para residência permanente via Spousal Sponsorship.

Aplicações outside Canada são processadas através do escritório do visto que serve ao país de origem do requerente, ou no escritório do país onde está residindo no momento da aplicação.

Casamento ou união estável (common-law)?

Importante!
O processo de spousal sponsroship pode ser aplicado para quem tem sua relação registrada via união estável ou para quem possui a certidão de casamento.

Mas é importante atentar que a comprovação da relação vai variar conforme o tipo de documento que possuírem.

O que a Imigração Canadense considera common-law?

  • Relacionamentos entre pessoas de qualquer gênero
  • Maior de 18 anos
  • Casal que pode comprovar ter vivido juntos por pelo menos 12 meses consecutivos

Para mais detalhes sobre a comprovação de união estável para imigração, confira nossa matéria completa clicando aqui.

Veja o que diz quem já aplicou para o processo de residência permanente do spousal sponsorship

Clientes Immi Canada: Paloma e Jacob

Aqui na Immi Canada temos centenas de casos de sucesso nas aplicações para o processo de spousal sponsorship, e hoje gostaríamos de apresentar o depoimento de um casal que escolheu os nossos serviços para dar este importante passo em suas vidas.

Conheça os clientes Paloma Cicchelli e Jacob Blade. Um casal que enfrentou a distância no começo do relacionamento, estreitando os laços entre Brasil (Rio de Janeiro) e Canadá (Ottawa), se casaram no Canadá e realizaram a aplicação do pedido de residência permanente para Paloma após o casamento, via processo de spousal sponsorship.  

Confira o que eles tem a falar sobre a importância da consultoria especializada para realização desta aplicação.

Se você tem um relacionamento com um cidadão ou residente permanente do Canadá e deseja aplicar para sua residência permanente no país, nós podemos auxiliar você do início ao fim deste processo.

Envie um e-mail para contact@immi-canada.com informando o seu interesse que em seguida um membro da nossa equipe de atendimento fará contato para orientar sobre os próximos passos e tirar suas dúvidas iniciais.

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist