Saskatchewan faz parte das províncias canadenses das pradarias, com população total estimada em cerca de 1,2 milhão de habitantes. A região tem a cidade de Regina como capital e uma área total de quase 652 mil quilômetros quadrados, sem fronteiras litorâneas, o território possui cerca de 100 mil lagos.

Ela faz divisa com Alberta, Manitoba, Northwest Territories, Nunavut e estados americanos de Montana e Dakota do Norte. A maioria da população está concentrada no sul da província, sendo que o outro extremo é, em sua maior parte, florestado e pouco povoado. As principais cidades, que concentram o maior número de habitantes, são Regina, Saskatoon, Prince Albert, Moose Jaw, Yorkton, Swift Current, North Battleford e Llyodminster.

O nome é originário do rio homônimo, que foi batizado pelos antigos habitantes da tribo Cree, que significa “rio que corre velozmente”. Além disso, o território possui várias instituições de ensino, atrações ao longo do ano e o programa de imigração provincial Saskatchewan Immigration Nominee Program (SINP), que atrai diversos estrangeiros para a região. Confira nos tópicos abaixo mais informações e particularidades da província. 

saskatchewan

A economia de Saskatchewan é associada à agricultura, principalmente no que diz respeito ao cultivo de grãos como: canola, linho, centeio, aveia, ervilha, lentilha, semente de alpiste e cevada. A província é o maior exportadora mundial de sementes de mostarda. A mineração é uma indústria importante também, sendo que a região se destaca na venda de potássio e urânio.

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

Clima

Saskatchewan não possui litoral, por isso seu clima é extremamente continental, gerando invernos bastante rigorosos e grande amplitude térmica. As áreas do sul têm verões que variam de quentes a muito quentes. As cidades de Midale e Yellow Grass, perto da fronteira com os Estados Unidos, estão ligadas às temperaturas mais altas já registradas em todo o Canadá, com cerca de 45 °C em julho de 1937. No inverno, durante as ondas de frio extremo, temperaturas negativas em torno de −45 °C são possíveis, mesmo no sul da província.

Os viajantes podem esperar, em toda a região, verões quentes e invernos frios. Então, caso o destino seja Saskatchewan, os cuidados com o inverno rigoroso serão necessários: hidratação, roupas apropriadas e hidratantes para evitar o ressecamento da pele, além, claro, de não ficar em ambientes externos por muito tempo durante os frios mais intensos, que geralmente ocorrem em janeiro e fevereiro.

Uma curiosidade é que, na maioria das cidades de Saskatchewan, devido a abundância de rios e lagos por todo o território, as chuvas são frequentes, tornando mais fácil suportar os picos de altas e baixas temperaturas, tanto no inverno como no verão. Ademais, ela é o território mais ensolarado de todo o país.

provincias

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano no Canadá clicando aqui.

Atrações

A província é popularmente conhecida, no Canadá, como a região dos 100 mil lagos. Então é natural que seus atrativos estejam, em sua maioria,  diretamente ligados aos rios e lagos, além de reservas naturais de tirar o fôlego. Outro tópico que ganha destaque é o turismo relacionado à agricultura.

Nos lagos o sol, que brilha na maior parte dos dias do ano, contribui, durante o verão, para a prática esportiva de canoagem, pesca, natação e diversas atividades repletas de natureza e ao ar livre. Além disso, as principais cidades possuem museus, monumentos históricos, bares, restaurantes, parques e até castelos, confira abaixo!

  • Western Development Museum (Saskatoon);
  • Stone Hall Castle (Regina);
  • Grasslands National Park (Val Marie);
  • University of Saskatchewan (Saskatoon);
  • Tunnels of Moose Jaw (Moose Jaw);
  • Meewasin Valley (Saskatoon);
  • RCMP Heritage Centre (Regina);
  • Royal Saskatchewan Museum (Regina);
  • Saskatoon Forestry Farm Park & Zoo (Saskatoon);
  • Wascana Centre Park (Regina);
  • Prince Albert National Park (Prince Albert);
  • National Historical Place de Fort Walsh (Fort Walsh);
  • Batoche national Historic Site (Batoche).

*Para ver toda a lista de parques nacionais da província, clique aqui. 

saskatchewan

Educação

No Canadá, a educação é responsabilidade de cada província e é uma característica nacional ter um sistema educacional muito bem desenvolvido – reconhecido como um dos melhores do mundo. Em Saskatchewan não é diferente. Na região existe o programa governamental do Prekindergarten, que é a educação infantil disponibilizada, em algumas escolas – atualmente 316 instituições no território oferecem -, para crianças entre 3 e 4 anos e, após isso, a criança está apta para frequentar o Kindergarten.

No último índice mundial da educação, realizado em 2015, o Canadá sempre ocupou as primeiras colocações, dado este que reflete, diretamente, no seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre as regiões, Saskatchewan ocupa o oitavo lugar das províncias canadenses, com nota 0,861 de um máximo de um ponto, o que é considerado muito alto e pode ser comparada com o Reino Unido.

O território tem três principais universidades: University of Regina, University of Saskatoon e a First Nations University of Canada. Todas elas aceitam alunos internacionais em determinados programas e, além disso, existem diversos colleges com programas direcionados aos estrangeiros.

filhos

Arte, cultura e gastronomia

Além dos parques, atrações, belos edifícios e museus, as principais cidades da província contam com uma população multicultural. O que proporciona uma série de eventos e diversidade de programas sazonais em cada um dos municípios (fique atento ao site da cidade onde você mora).

Na capital e em Saskatoon, se destacam os espetáculos, patinação no gelo em tempos de inverno, festivais ligados à agricultura e às estações do ano, além dos restaurantes chineses, vietnamitas, italianos, indianos, asiáticos, coreanos e uma infinidade de outras opções gastronômicas, sem esquecer as tradicionais iguarias canadenses!

*O Canadá também possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

O SINP, processo provincial de Saskatchewan, assim como qualquer outro programa de imigração das regiões canadenses, possui diversas subcategorias e requisitos detalhados para cada uma delas. Uma das divisões principais é a SINP International Skilled Worker Category, que faz parte das categorias de imigração econômica e busca imigrantes qualificados, de acordo com as necessidades da região, para morar e trabalhar dentro de suas fronteiras. Esta divisão possui três programas associados: Saskatchewan Express Entry, Occupation In-Demand e Employment Offer.

Cada uma das subdivisões possui requisitos distintos, mas basicamente se baseiam em educação, profissão e experiência de trabalho, idade, habilidades na língua inglesa e conexão com a região. Para a Employment Offer é necessário possuir uma oferta de trabalho de uma empresa qualificada na província para poder proceder com a aplicação.

imigracao canadense

Além dos caminhos citados acima, a localidade possibilita imigração para empreendedores, donos de fazendas e, ainda, para os que concluíram um programa de estudos dentro de seu território.

*Para saber tudo a respeito do SINP, clique aqui. Além disso, a Immi Canada auxilia em todo o processo de imigração provincial. Mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook