Quebec é a maior província canadense em extensão territorial e a segunda maior em população – com cerca de 8 milhões de habitantes, perdendo apenas para Ontario (saiba mais sobre Ontario aqui). A capital desta província é a Cidade de Quebec, uma das principais cidades da região, junto com Montreal – que abriga mais de 3 milhões de pessoas e possui a maior concentração populacional da província.

O nome de Quebec tem origem na língua indígena algonquina: “kébec” significa onde “onde o rio se estreita” – em referência à região da Cidade de Quebec, onde o rio São Lourenço se estreita em um caminho cheio de pedras. Uma das principais características dessa província é que ela é a única em que a população é predominantemente francófona e o francês é a única língua oficial a nível provincial. 

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

O território de Quebec é delimitado, a oeste, por Ontario e pelas baías de James e de Hudson. Ao norte, tem o Estreito de Hudson e a Baía de Ungava e, a leste, estão o Golfo de São Lourenço e a província de Terra Nova e Labrador. Finalmente, ao sul, Quebec faz divisa com a província de Nova Brunswick e fronteira com os estados americanos do Maine, Nova Hampshire, Vermont e Nova Iorque. A província também compartilha fronteiras marítimas com Nunavut, Prince Edward Island e Nova Escócia. 

quebec-provincias-canada

Clima

Mesmo nos meses de verão, as temperaturas não são tão altas em Quebec e o inverno é bastante frio. Nesta estação, as temperaturas podem chegar a -20°C em janeiro e neva muito. Já no verão, os termômetros raramente ultrapassam 20°C. O ponto alto da estação é que anoitece tarde e os dias são bem longos, permitindo fazer diversas atividades. A estação mais quente do ano também é a mais úmida e, por isso, chove bastante neste período. 

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

quebec-provincias-canada

Atrações

Quebec tem opções para todos os gostos e tipos de turismo. E, como em boa parte do Canadá, tem belíssimas paisagens naturais e passeios em meio à natureza. No inverno, a província de clima bastante frio também é uma ótima opção para os amantes dos esportes típicos desta estação. Além disso, também há excelentes opções para os turistas mais urbanos, nas principais cidades de Quebec. 

Para quem curte História, um destino imperdível é o Fairmont Le Château Frontenac, um dos principais símbolos da Cidade de Quebec, o local entrou para o Guinness Book como o hotel mais fotografado do mundo. Localizado entre as fortificações da cidade alta e com vista para o St Lawrance River, ele tem mais de 600 quartos, estilo medieval e renascentista e mais de um século de história. 

Confira a lista que preparamos com as principais atrações da região:

  • Monte Royal;
  • Old Quebec;
  • Basílica de Notre-Dame;
  • Canadian Museum of History;
  • Tremblant;
  • Old Montreal;
  • Nature Centre;
  • Parque Gatineau; 
  • Lac des Nations; 
  • Saguenay Fjord National Park;
  • Sentier de la Pointe-de-I’lslet Trail;
  • La Vieille Prison de Trois-Rivières;
  • Forillon National Park; 
  • Route du Fleuve;
  • Omega Park;
  • Chutes de la Chaudière;
  • Domaine Saint-Bernard;
  • Galerie d’art Au P’tit Bonheur;
  • Montreal Botanical Garden.
atracoes-canada

Educação

Em Quebec, a pré-escola (prématernelle) é opcional e está disponível em áreas selecionadas da cidade para crianças que atingiram quatro anos de idade. O jardim de infância (maternelle) está disponível em toda a província para crianças que atingiram cinco anos de idade.

A educação primária (école primaire), equivalente ao nosso ensino fundamental, é obrigatória e vai da 1ª à 6ª série. Já a escola secundária (école secondaire) é equivalente ao nosso ensino médio e tem cinco séries. Neste período os estudantes têm entre 12 e 17 anos. 

A província de Quebec tem a instituição de ensino superior (pós-secundária) mais antiga do Canadá: a Universidade Laval foi fundada em 1663. Nesta província, o ensino superior difere do sistema educacional de outras províncias do Canadá. Após o ensino médio, em vez de ingressar na universidade ou na faculdade diretamente, os estudantes de Quebec deixam o ensino médio e ingressam em estudos pós-secundários no nível universitário como um pré-requisito para a universidade. Esse nível de ensino pós-secundário permite que os alunos escolham um caminho vocacional ou um caminho acadêmico. 

Ao todo, existem 18 universidades na província a maioria delas ensina em francês. Deste total, apenas três ensinam em inglês: Universidade Concórdia, Universidade McGill e Universidade Bishop’s.  

imigracao quebec

Arte, cultura e gastronomia

As raízes culturais de Quebec estão fortemente ligadas aos imigrantes e à herança francesa da província. Além disso, a riqueza e a diversidade da região fazem com que cada uma das suas cidades tenha diversas atrações turísticas e culturais. 

São mais de 400 museus espalhados pela província, contando a história da região, do Canadá e com mostras que valorizam o patrimônio científico, tecnológico e cultural de Quebec. Também há uma série de rotas turísticas, visita a fazendas, festivais. Aliás, por falar em festivais, são mais de 500 realizados anualmente. Montreal, inclusive, tem a sua própria praça de festivais. Dentre os que mais se destacam, estão o Quebec Winter Carnival e o Festival Internacional de Jazz de Montreal.

A região também é berço de uma das principais comidas típicas do Canadá: o poutine. A iguaria é amplamente consumido e vendido em todo o país e, originalmente, é feito de batata frita com coalhada de queijo cheddar (ou somente queijo derretido), cobertos com um molho de carne, conhecido como gravy.

*O Canadá possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

Quebec, assim como as demais províncias canadenses, também tem o seu próprio processo de imigração, com regras bastante específicas para cada caso. E uma das principais regras destes processos para Quebec é que o aplicante comprove proficiência na língua francesa. Detalhes a respeito dos programas vigentes podem ser obtidos no site oficial da província

Você quer morar no Canadá? Então entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!  Mande um e-mail para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook