Grupo 1
Grupo 1
Adorei o Canadá e quero ficar mais… e agora?

Adorei o Canadá e quero ficar mais… e agora?

9 de agosto de 2016

Cada vez mais os brasileiros se interessam em conhecer o Canadá, e o sonho de viver neste país pode aumentar quando se tem a oportunidade de conferir pessoalmente essa importante parte da América do Norte. A qualidade de vida, principalmente, faz com que diversas pessoas que desembarcam apenas para um curso de idiomas de alguns meses ou ainda como visitante, sintam vontade de ficar mais tempo ou até morar em definitivo. Essa situação é super comum e acontece todos os dias, pode acreditar.

 

Turista e Estudante de idiomas: o que fazer para ficar mais um pouco?

Em primeiro lugar, a decisão de permanecer deve ser tomada antes mesmo que o prazo de estadia atual expire, lembrando que:

- Aqueles que possuem um visto de turista podem permanecer por até 6 meses consecutivos, levando em conta a data de entrada carimbada pelo oficial da imigração. Neste caso, pode-se estudar idiomas até no máximo 24 semanas e não tem autorização de trabalho.

- Já quem possui o visto de estudante para fazer um curso de idiomas pode exclusivamente frequentar as aulas durante todo o tempo autorizado na permissão recebida na entrada do país, sem exercer também nenhuma atividade remunerada.

 

Independente de qual das duas situações acima citadas você esteja, é recomendado que se pesquise sobre os aspectos que envolvem essa decisão de permanecer por mais tempo, inclusive fazendo perguntas como, por exemplo: Eu realmente estou preparado para essa mudança de planos? Quais os caminhos, os custos e recursos necessários para ficar no Canadá? É chegado o momento de refletir sobre as respostas e tirar todas as dúvidas que surgirem.

 

Se identificou? Vamos te ajudar!

 

Se realmente ficar no Canadá passou a ser a sua meta, então vamos em frente, pois é possível SIM! Para ajudar neste processo, selecionamos algumas situações que podem ocorrer estando no país e entenda como proceder em cada uma delas:

 

Situação 1. Se você tem o visto de turismo e quer permanecer mais um pouco conhecendo o território canadense e sem estudar, deve solicitar a extensão desse visto: se houver a aprovação irá receber um documento chamado “visitor record” com a nova data de permanência estipulada pela imigração.

 

Situação 2. Caso tenha vindo como turista para fazer um curso com duração de até 24 semanas, mas pretende estudar por um período maior, terá que trocar o status, deixando de ter o visto de turismo e solicitando a alteração para o de “estudante”. Esse processo é um pouquinho mais complexo, pois será exigido novamente que os documentos sejam apresentados, bem como a carta de aceitação da escola, comprovações financeiras e afins. Embora você permaneça fisicamente no Canadá, este pedido será processado fora do país.

 

Situação 3. Você decidiu ficar no Canadá para fazer um curso vocacional ou um College/Universidade público, desta forma, dependendo do curso, além de estudar poderá ter a oportunidade de trabalhar até 20 horas semanais durante o período das aulas e fulltime durante as ferias já estipuladas no calendário escolar. Neste caso, para quem tem o visto de estudo deve pedir agora a sua extensão da estadia, já considerando a nova finalidade, e assim será emitida inclusive a permissão de trabalho (em alguns casos apenas a permissão de estudo será emitida, uma vez que a parte do trabalho será integrante do programa de estudo – não valendo para cursos de idiomas).

 

Se você pretende fazer um desses programas de estudos citados, mas entrou no país como visitante, deverá solicitar a troca de status para “estudante” (procedimento que também pode ser feita de dentro do Canadá). Assim, se houver a aprovação por parte da imigração, além da permanência para fazer o programa, deverá ser autorizado para buscar uma vaga no mercado de trabalho na carga horária estipulada.

 

Atenção! Vale lembrar que esta alternativa de se fazer um programa de estudos como o College/Universidade em uma instituição pública (ou que receba subsídios do Governo Canadense), por exemplo, traz ainda a oportunidade de solicitar o Post Graduation Work Permit (PGWP). Desta forma, terminado o curso será permitido aplicar para permanecer no país mais tempo, com o “open work permit”, de acordo com as regras que foram explicadas em detalhes na matéria “PGWP – Prazos e Documentos Necessários - Entenda melhor”.

banner-servico

 

Decisão final

 

Independente de qual situação seja a sua, como Turista ou Estudante de Idiomas se houver a troca de status ou não, depois que a sua aplicação for enviada ela será analisada e julgada por um oficial de imigração. Ele será o responsável por verificar toda a documentação, bem como solicitar comprovações extras, e até se necessário, um exame médico. Esse profissional tem a total independência para decidir se irá aprovar ou negar um visto/permissão, sendo a avaliação feita caso a caso.

 

Portanto, é necessário ter em mente que no Canadá existem muitas oportunidades de se desenvolver pessoal e profissionalmente, porém é preciso respeitar as regras do governo canadense (e ficar atento, pois elas podem mudar de um dia para o outro!). Deve-se buscar as formas de continuar com o foco em sua meta, mas sempre com responsabilidade e de maneira legalmente correta, para evitar riscos que possam interromper este sonho.

 

 Você sabia?

Infelizmente, devido ao histórico de pessoas que permaneceram no Canadá após o vencimento do visto/permissão, ficando assim de forma ilegal, algumas regras estão sendo alteradas por parte do governo canadense. Um exemplo disso foi o término da emissão da permissão de trabalho para os alunos dos cursos de idiomas, que agora estão legalmente proibidos de exercer qualquer atividade remunerada.

shutterstock_183204308

 

Muitas mudanças estão ocorrendo gradativamente. A mais recente foi com relação aos estudantes que precisam fazer o programa Pathway (inglês) como pré-requisito para ser admitido numa instituição de ensino superior – College/Universidade. O que anteriormente era autorizado de forma conjunta (a solicitação de permanência para os dois programas – Inglês + College/Universidade), agora é apenas emitido inicialmente o visto com duração referente ao Pathway (Inglês). Posteriormente, após a conclusão desta primeira etapa, e comprovação deste fato, deve haver a solicitação de um novo Visto/Permissão para o início do curso no College/Universidade. Saiba mais aqui.

 

Imigrando para o Canadá

 

Aqueles que pretendem dar um passo maior, que é o de imigrar para o Canadá, em primeiro lugar deve saber que trata-se de um processo que tanto pode ser feito no âmbito federal, com o Express Entry, bem como nas províncias, pois elas têm autonomia e regras específicas. Estes processos são para quem quer se tornar um residente permanente, podendo levar em média de 6 a 15 meses para ser processado pelo governo canadense.

 

Seja qual for seus objetivos e desafios, saiba que podemos lhe ajudar! Conheça mais sobre alguns dos nossos serviços prestados aqui.

 

 

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist