No mês de abril, nós realizamos um webinar para falar sobre o programa de imigração das 4 províncias do atlântico (New Brunswick, Nova Scotia, Newfoundland and Labrador e Prince Edward Island), o AIPP (Atlantic Immigration Pilot Project).

Caso você tenha perdido esse encontro, você pode assistir a reprise a qualquer momento, acessando este link aqui.

Esse programa foi lançado em 2017 com data de encerramento prevista para o dia 31 de dezembro de 2021. E por ser um programa novo ele desperta muitas dúvidas e interesse a respeito. 

Nós preparamos um resumo do que foi apresentando no evento online, e separamos uma sessão só com as perguntas enviadas durante o evento. Essa é a sua chance de esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse programa de imigração canadense.

O programa é dividido em três categorias:
– Atlantic High-Skilled Program

– Atlantic Intermediate-Skilled Program

– Atlantic International Graduate Program

* Leia a descrição completa de cada categoria do programa, acessando a matéria publicada em nosso blog, onde trazemos todas as informações, basta clicar aqui.

Requisitos exigidos para elegibilidade

Para que o candidato se qualifique para o programa é necessário que ele possua uma oferta de trabalho, feita por um empregador designado em uma das províncias do Atlântico (New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia ou Prince Edward Island).

O candidato deverá ter trabalhado pelo menos um ano (1.560 horas no total ou 30 horas por semana) nos últimos três anos, este pré-requisito só é dispensado aos candidatos que aplicam através do Atlantic International Graduate Program.

É preciso ter o ensino médio completo com a equivalência acadêmica reconhecida no Canadá, para as categorias Atlantic High-Skilled Program e Atlantic Intermediate-Skilled Program. Para os candidatos da categoria Atlantic International Graduate Program é necessário que tenham concluído um programa de 2 anos em uma instituição reconhecida por uma das províncias participantes do AIPP.

O candidato também precisará demonstrar o mínimo de proficiência em inglês ou francês exigido pelo programa, que é equivalente ao CLB 4. Esta equivalência se dá pelas seguintes notas mínimas alcançadas em cada habilidade dos testes de idioma aceitos pelo AIPP:

E também será necessário comprovação financeira no momento da submissão do processo. A quantia financeira a ser comprovada, varia conforme o número de dependentes eu o candidato possua na família:

*Para ler uma descrição completa do programa e todos os requisitos necessários, você pode acessar a matéria detalhada que publicamos em nosso blog clicando aqui.

O que tem despertado o interesse dos candidatos neste programa imigratório?

Muitas pessoas interessadas em viver de forma permanente no Canadá tem buscado o programa piloto das províncias do Atlântico como alternativa para sua imigração, em face aos critérios de proficiência de inglês que possui nível de exigência menor, comprovação financeira inferior a outros programas e também pelo fato deste processo ser acessível a quem ainda está morando fora do Canadá, desde que possua uma oferta de trabalho qualificável.

Outro ponto positivo do programa é que o tempo de processamento da residência permanente é de aproximadamente 6 meses depois de submetida a aplicação.

Perguntas e Respostas sobre o AIPP

Agora que já fizemos um resumo sobre o AIPP, vamos apresentar algumas respostas às dúvidas enviadas durante o webinar, acompanhe abaixo:

O programa não foi prorrogado?

O programa está previsto até o dia 31 de dezembro de 2021.

Existe idade limite para aplicação?

Não!

Qual é o tempo de processamento da residência permanente nesse programa?

6 meses (previsão inicial).

Quem já mora no Canadá, também é elegível ao programa?

Pode ser elegível também.

É preciso estar fisicamente no Canadá para participar do recrutamento?

Não. Ao conseguir uma oferta de trabalho qualificável, será agendada uma reunião online para conhecer melhor o candidato e possivelmente admiti-lo para próxima fase do processo.

É possível solicitar o work permit durante o processo?

É possível a partir do momento que você já possui a endorsement letter. Porém, é preciso ter uma oferta de trabalho qualificável. A aplicação é feita somente por via papel. A permissão de trabalho terá validade inicial de 1 ano, e será atrelado ao empregador responsável pela oferta de trabalho.  


Qual seria o caminho mais viável para achar vagas de emprego para esse programa? É necessário já ter o visto?

Não precisa ter o visto para buscar uma oferta de emprego. O recomendado é ir até os sites oficiais das províncias, para buscar por uma vaga de emprego que seja qualificável para o programa.


Depois que o empregador submete o endorsement, quanto tempo leva para receber o convite para aplicar?

O prazo estabelecido é entre 8 a 12 semanas.

Existe diferença para aplicar para um vaga no NOC A, B ou C?

Não necessariamente. Os critérios se diferenciam pela categoria do programa para a qual você está aplicando, não pelo NOC da oferta de emprego.

Se eu me formei em outra província, posso aplicar para esse programa?

Pode. Mas você não se enquadra na categoria International Graduate Program, mas se enquadraria nas outras duas categorias: Atlantic High-Skilled Program e Atlantic Intermediate Skilled Program

Na categoria para International Graduate, a oferta de trabalho tem que ser full time e por tempo indeterminado?

Sim, precisa ser full time (pelo menos 30 horas semanais de carga horária de trabalho) e por tempo indeterminado.

Se eu fizer um college público de 2 anos, eu posso aplicar para a residência permanente?

Se o college foi feito dentro de uma das 4 províncias do atlântico e em uma instituição reconhecida pelo programa, sim. Mas é sempre necessário que você possua uma oferta de trabalho qualificável e atenda aos outros pré-requisitos desta categoria.


Posso comprovar 1 ano de experiência mesmo não estando no Canadá?

Sim, a regra de elegibilidade do programa pede 1 ano de experiência de trabalho que pode ter sido obtida em qualquer lugar do mundo, nos últimos 3 anos. É necessário que seja no mesmo NOC pelo menos 1 ano e este NOC precisa ser relacionado à oferta de trabalho que o qualificou para o AIPP. Lembrando que a categoria Atlantic International Graduate Program não exige a comprovação de experiência de trabalho.

Experiência de trabalho como autônomo conta para o processo?

Autônomos não podem utilizar essa experiência como forma de comprovação de experiência de trabalho.

Posso comprovar experiência profissional com Co-Op?

Não. Quando você está em um programa Co-op, considera-se como se fosse um estágio obrigatório para você se formar. Portanto, não é considerado experiência profissional qualificável ao AIPP.

Nesse programa, o cônjuge também consegue a residência permanente?

Se a relação for formalizada por um casamento civil, ou estiverem em uma união estável onde consigam comprovar que moraram juntos por pelo menos 12 meses, o cônjuge também poderá aplicar à residência permanente, assim como seus filhos ou enteados dependentes de até 22 anos de idade.


Se você deseja avaliar as possibilidades de conseguir a residência permanente através deste ou de qualquer outro processo imigratório que o Canadá possui, entre em contato com a nossa equipe através do contact@immi-canada.com. Nosso atendimento inicial é gratuito e poderemos orientar o seu próximo passo.

A Immi Canada já auxiliou milhares de pessoas no nas suas aplicações de vistos para o Canadá. Somamos mais de 14 anos de experiências com processos de vistos e imigração para o país.

Comentários Facebook