Uma das primeiras perguntas de pessoas interessadas em morar aqui que escuto é: Quanto custa viver no Canadá? E a resposta é sempre: Depende. Varia muito de acordo com vários fatores: cidade (Toronto e Vancouver estão sempre no topo da lista de mais caras), onde você quer viver, se vai estudar ou só passear, quais são seus hábitos alimentares, etc. O principal fator, certamente, é o seu estilo de vida.

 

Tentarei trazer uma média de custos de serviços e produtos necessários para morar aqui em Manitoba. Vivo com meu marido em Winnipeg, capital da província, então trago uma pesquisa, não só baseada em itens que consumimos, mas também em produtos e serviços que alguns podem considerar supérfluos e outros, extremamente necessários.

 

Os valores são todos em dólares canadenses. O objetivo não é comparar com o custo de vida no Brasil e sim falar do Canadá. Duas coisas importantes de se ressaltar antes de nos aprofundarmos. A primeira é: não converta. Se a sua intenção é ficar por um período maior que seis meses aqui, pressupõe-se que um integrante da família irá trabalhar e terá uma renda em dólar canadense. Caso você queira comparar, o certo a se fazer é confrontar o poder de compra dos dois salários mínimos, Brasil X Canadá, no caso. A segunda é que, tirando o valor do aluguel e utilities, a maioria dos serviços/produtos são acrescidos do imposto, que é de 13% (8% provincial e 5% federal). Veja abaixo os valores médios.

 

 

 

Aluguel

 

Com certeza este é o item mais importante e, geralmente, representa a maior fatia do orçamento em outro país. Até a família conseguir uma certa estabilidade e, além disso, ter a certeza de que quer morar no Canadá, para adquirir um imóvel é impossível fugir do aluguel. Já vivi em Toronto, portanto posso dizer que aqui em Manitoba o custo mensal de locação é menor ou que ainda você consegue mais pelo mesmo valor. Mas a comparação entre os dois locais fica para um outro texto.

 

Coloque no seu planejamento um valor de depósito de segurança, cobrado em alguns casos, que pode variar de $300 CAD até o valor de um mês de aluguel. Aqui também é comum o locador cobrar o primeiro e último mês do contrato antecipadamente.

 

  • Quarto individual para casal: $700 CAD mensais;
  • Apartamento de um quarto: $1.000 CAD mensais;
  • Apartamento de dois quartos: $1.300 CAD mensais.

 

Sites base para pesquisa: http://www.kijiji.ca e https://winnipeg.craigslist.ca.

 

Água, luz, aquecimento e condomínio

 

Todos esses itens costumam estar inclusos no valor do aluguel. Aqui não existe o pagamento de condomínio, como no Brasil. Em casas ou em poucos apartamentos, a luz (chamada aqui de hydro) é cobrada a parte e o valor médio, aqui em Winnipeg, é de cerca de $30 CAD mensais. Em alguns lugares, mais raros ainda, você tem de pagar o aquecimento, que custa cerca de $40 CAD por casal, por mês.

 

Internet, TV à cabo, telefone fixo e celular

 

Se você optar pelo aluguel de um quarto, o valor de internet e TV estará incluso. Internet em 100% dos casos e TV desde que a residência possua. Caso você opte por um apartamento, estes valores são pagos a parte e as operadoras daqui costumam fazer pacotes mais em conta se você contrata todos os serviços em um só local. Um diferencial é que sempre existem promoções associadas à fidelidade, tanto para pacotes residenciais como para telefonia móvel e, dependendo da operadora e do plano contratado, você paga o modem e a instalação a parte.

 

Abaixo listo os serviços, separadamente e em conjunto. Os planos usados foram os mais populares aqui, que geralmente são os intermediários, nem os que oferecem menos dados, por exemplo, nem os ilimitados. Um ponto importante de se ressaltar é que a diferença de preço entre um plano e outro é muito pequena (de $5 à $20 CAD).

 

  • Internet: $80 CAD mensais;
  • Telefone fixo: $40 CAD mensais;
  • TV a cabo (com cerca de 140 canais): $70 CAD mensais;
  • Pacote com Internet, TV e telefone: $150 CAD mensais;
  • Celulares pós-pago com dois números em uma conta (pacote com 5GB mensais, ligações ilimitadas dentro do Canadá e SMS ilimitado para qualquer lugar do mundo): $100 CAD mensais.

 

Sites base para pesquisa: https://www.shaw.ca/store e https://www.mts.ca/residential

 

Alimentação

 

 

No Canadá é bem incomum ver executivos saindo de empresas para almoçar em um buffet e gastar 2h fazendo isso. É mais comum você entrar no refeitório de uma empresa e vê-los esquentando o almoço de casa no micro-ondas. Os restaurantes são reservados para jantares e ocasiões especiais, além, é claro, dos milhares de fast food espalhados pela cidade. A média abaixo é baseada em refeições feitas em casa e levando comida para a faculdade ou trabalho. Se seu costume for ir em restaurantes com frequência, se prepare para acrescer esse valor conforme seu gosto, listei alguns abaixo. Os preços médios estão calculados com a refeição, duas bebidas por casal e mais “tips”, que são as gorjetas, muito comuns aqui já que não temos o acréscimo de 10% nas contas.

 

  • Alimentação mensal para um casal: $350 à $400 CAD;
  • Jantar para dois – restaurante japonês “all you can eat”: $80 CAD;
  • Jantar para dois – restaurante italiano à la carte: $70 CAD;
  • Jantar para dois – churrascaria brasileira “all you can eat”: $150 CAD;
  • Almoço para dois – restaurante japonês “all you can eat”: $55 CAD;
  • Almoço para dois – restaurante italiano à la carte: $55 CAD;
  • Almoço para dois – churrascaria brasileira “all you can eat”: $70 CAD;
  • Lanche em fast food – com sanduíche, fritas e bebida refil: $10 CAD.
  • Café da manhã – breakfast ao estilo americano: $7 CAD.

 

Site base para pesquisa: https://flipp.com.

 

Transporte Coletivo

 

 

Aqui em Manitoba o valor de uma passagem de ônibus é de $2,65 CAD para adultos. Estudantes e idosos têm desconto e pagam $2,10 CAD. O valor te dá direito a um transfer, que o motorista (os ônibus não possuem cobradores) lhe entrega e você pode pegar qualquer outro ônibus em 1h15 a partir daquele momento. Este é o tempo médio para ir de uma extremidade à outra da cidade de transporte coletivo. Você pode pagar em dinheiro (tenha o valor exato em mãos, pois os motoristas não devolvem troco) ou comprar os tickets em farmácias ou lojas de conveniência. Além disso, quanto mais passes do transporte você comprar, mais desconto você tem, confira abaixo (valores com base na tarifa de adulto).

 

  • 5 passes ou mais: $2,30;
  • Max 5 (ticket ilimitado para cinco dias, segunda à sexta de uma semana): $20,70 CAD;
  • SuperPass (ticket ilimitado para sete dias, segunda à domingo de uma semana): $23,00 CAD;
  • Monthly Pass (ticket ilimitado para um mês, primeiro ao último dia): $88,55 CAD;

 

Site base para pesquisa: http://winnipegtransit.com/en/fares/transit-fares

 

Carro

 

Aqui não darei respostas, mas mostrarei um caminho. Já conversamos com várias pessoas sobre compra e manutenção de carro aqui no Canadá, mas ainda não temos experiência no assunto e os valores podem variar muito, dependendo do carro que você deseja comprar, tempo de habilitação, seguro escolhido, etc. Além disso, as taxas de venda (transferência), registro e seguro variam de acordo com o veículo e com o motorista, no caso do seguro.

 

Alguns pontos importantes para se levar em consideração é que carros aqui são muito baratos e podem ser uma tentação logo na chegada. Mas é essencial lembrar que não temos impostos como IPVA, porém o seguro do veículo é obrigatório e você não consegue comprar um carro sem ele. E para recém chegados, sem histórico de habilitação no Canadá, o valor pode ser bem alto, dependendo do carro que você quer ter. Além, é claro, da manutenção do veículo, pneus de neve para o inverno, gasolina, troca de óleo, estacionamento no prédio (nenhum vem com “parking” incluso no valor do aluguel), etc.

 

Caso comprar um carro aqui seja sua prioridade, venha com dinheiro para fazer isso à vista e opte por um carro usado, pois dificilmente você conseguirá, no primeiro ano aqui, financiar um carro devido ao histórico de crédito insuficiente. Abaixo listo alguns sites para comprar um carro usado e alguns valores base.

 

 

 

 

Mobília

 

Este item também é muito relativo, tudo depende do gosto de cada um, do quanto pode e está disposto à gastar. A cozinha dos apartamentos aqui em Winnipeg costuma vir completa, inclusive com micro-ondas e máquina de lavar louça. Então, você precisa se preocupar com o restante dos móveis. O valor gasto para mobiliar uma casa pode variar de $2 à $20 mil CAD. Alguns bons lugares para pesquisar e planejar:

 

 

Roupas de inverno

 

 

Não compre nada no Brasil. Além de mais caro, a maioria das roupas encontradas e seus casacos de inverno não serão suficientes. A melhor coisa a fazer, caso você chegue em pleno verão e quer economizar, é procurar roupas em liquidação. Mas adianto que promoções aqui são comuns o ano todo, então chegando no frio você também pode encontrar coisas boas por um preço bom. Abaixo menciono alguns itens obrigatórios para o inverno daqui e os preços médios.

 

  • Bota de neve waterproof, anti-slip e windproof: $150 CAD;
  • Casaco waterproof e windproof, resistente à -35°C: $200 CAD;
  • Meias térmicas: $10 CAD o par;
  • Blusa segunda pele térmica: $30 CAD;
  • Calça térmica: $30 CAD;
  • Calça para neve (para quem quer esquiar ou patinar, ou ainda passar longos períodos ao ar livre no inverno): $50 CAD;
  • Protetor de orelhas: $10 CAD;
  • Luvas windproof: $25 CAD o par;
  • Gorro de lã: $20 CAD;
  • Cachecol de lã: $20 CAD.

 

Bebidas alcoólicas e cigarros

 

Caso você goste de apreciar bebidas alcóolicas com moderação, aqui é o seu lugar. Só lembre de observar as leis do país. Não é permitido beber em lugares públicos e a multa pra quem for pego fazendo isso é de $125 CAD. É permitido beber em lugares fechados e particulares, além de restaurantes e pátios abertos, porém cercados, ao ar livre.

 

Além disso, bebidas só são vendidas em lugares especializados, chamados aqui em Winnipeg de Liquor Mart, e leve sempre seu documento com você, pois não é incomum os vendedores solicitarem. Aqui uma lata de cerveja pode variar de $1,50 CAD até $5 CAD, dependendo da cerveja, e as latas tem 473ml no geral.

 

Com relação à vinhos e destilados, os preços variam muito, mas um bom vinho pode ser encontrado por cerca de $15 CAD e a variedade de rótulos é impressionante.

 

No caso dos fumantes, é indicado, para o bolso e para a saúde, parar de fumar assim que o visto for aprovado. É proibido fumar em locais fechados, restaurantes e hotéis (todos são smoke free)  e a menos de seis metros de portas de entrada de lojas ou residências. O pior está por vir. A média de preço do maço do cigarro aqui é de cerca de $10 CAD.

 

Site base para pesquisa: http://www.liquormarts.ca/

 

 

 

Por fim, como foi dito ao longo do texto, quanto você vai gastar ou economizar depende de você e das necessidades da sua família. Em um primeiro momento, pode parecer o contrário, mas os produtos são bem mais baratos aqui do que no Brasil, vide o poder de compra do salário mínimo do país, que no Canadá gira em torno de $1750 CAD por mês. Tenha em mente que planejamento financeiro e uma reserva de dinheiro são imprescindíveis no início da nova vida aqui.

 

Fabíola Cottet

 

 

 

 

Comentários Facebook