A província de Quebec anunciou, no final de abril, seu novo sistema de imigração. São ainda algumas informações preliminares, mas o que foi publicado é que o novo programa será regido no estilo do Express Entry (EE), com uma submissão da Expression of Interest (EOI) pelo candidato. O fato não quer dizer que a localidade francófona terá um processo de imigração agregado ao federal EE, mas sim que ele será aplicado nos moldes do nacional, sendo que as regras e todos os critérios ainda permanecem exclusivos da região.

As novas regras serão substituídas pelo atual sistema que funciona de maneira que aqueles que fazem as aplicações antes e atendem os critérios atuais (veja mais informações clicando aqui e também acessando o link www.immi-canada.com/quebec-se-prepara-para-uma-transicao-em-seu-programa-de-imigracao-2/) são chamados para aplicar. Já com as novas aplicações, que funcionarão sob o nome de Système de Déclaration d’intérêt – Expression of Interest System, algumas regras serão alteradas e o sistema de pontos, similar ao do EE, será adotado.

O site oficial do governo do Quebec divulgou que o programa de seleção de trabalhadores atual, chamado Quebec Skilled Worker Program (QSWP) está fechado para novas inscrições e que o novo sistema poderá receber novos candidatos até o dia 15 de agosto deste ano (2018), porém o órgão de imigração da província ainda não divulgou mais detalhes a respeito das datas específicas e nem sobre as regras  a respeito de pontuação e se haverá alguma mudança nos critérios de elegibilidade.

quebec

O que se sabe é que critérios como área de formação, escolaridade, domínio do idioma francófono, idade, experiência profissional, características do cônjuge, experiência anterior na província, número de filhos, oferta de emprego e prova de recursos financeiros  continuarão valendo. Além disso, os passos para aplicação serão nos moldes do EE: preenchimento e validação da EOI para se estabelecer em Quebec, depois o candidato recebe o convite para aplicar ao Quebec Selection Certificate e o passo sequente é realizar a aplicação.

Depois de submeter  a EOI, o aplicante entrará em um pool onde as maiores notas receberão o convite para aplicação. O perfil do candidato ficará válido no banco de dados por 12 meses. Mais detalhes ainda não foram liberados pelo governo da província de Quebec, porém assim que eles forem divulgados faremos um artigo detalhado com mais informações.

Fontes:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2018/nouvelles-regles-reception.html

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/regles-procedures.html

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet