Que o Canadá é um país incrível e proporciona uma boa qualidade de vida aos seus habitantes é um fato que todos os interessados em imigrar e estudar no país já sabem. Porém, o local também foi eleito o destino mais atrativo do mundo para estudantes internacionais, segundo pesquisa feita pela indústria global de educação, publicada anualmente no ICEF Graduate Agent Barometer.

O estudo leva em consideração diversos fatores como acessibilidade, qualidade de vida, oportunidades de trabalho, segurança, saúde e também a qualidade da educação em si. Para chegar a conclusão, foram ouvidos cerca de 1500 agentes de ensino em mais de 100 países, entre os meses de setembro e outubro do ano passado. A pesquisa classifica os interesses dos alunos em categorias como preço do curso, custo de vida, exigências para obtenção do visto de estudo, segurança, saúde, etc.

Além de ser o país mais atrativo para estudantes internacionais, o número de pessoas de outras nacionalidades matriculadas em universidades canadenses cresceu 17,5% em 2017, quando comparados a 2016. Além disso, o International Students Admission Service (ISAS) entrevistou 1,7 mil estudantes no final do ano passado e 62% deles colocaram o Canadá como principal destino para concluir os estudos ou fazer uma graduação.

Imigrando por meio de estudos

estudantes

Um dos principais fatores do país chegar ao topo do ranking na preferência dos estudantes são as oportunidades de trabalho e, com elas, a possibilidade de imigração. Com as recentes mudanças em programas de imigração provinciais e acréscimo de pontos para quem estuda, a possibilidade se tornou mais acessível (saiba mais clicando aqui, acessando este link www.immi-canada.com/canada-imigrando-processos-provinciais/ e também aqui).

Após se formar em uma instituição de ensino superior canadense*, o aluno ganha o benefício de solicitar uma extensão de visto, chamada de Post-Graduation Work Permit (PGWP). Para ter direito, o estudante deve concluir o programa de estudos e o mesmo precisa ter mais de oito meses de duração, em uma instituição designada pelo governo e com programa full-time. Depois de obtido o PGWP, o candidato a residência permanente pode trabalhar em período integral no país, o que muito contribui para ganhar experiência de trabalho no mercado canadense e pode qualificar o profissional para aplicar para um dos processos de imigração, incluindo principalmente o Express Entry por meio da categoria Canadian Experience Class.

Celina Hui, diretora da Immi Canadá, explica que “são muitas as opções disponibilizadas pelo governo canadense aos que estão interessados em fazer do Canadá o seu lar, e a imigração por meio de estudo é uma das mais indicadas. Além de ter a chance de realizar um curso técnico, uma graduação ou mestrado em um dos melhores sistemas de educação do mundo, possuir um diploma proveniente de uma instituição de ensino superior canadense, sem dúvidas, abrirá portas para o seu futuro processo imigratório”, declara a profissional.

O tempo do PGWP depende da duração do curso do aluno, chegando ao período máximo de três anos. Se o estudante se formar em um college de um ano, ele ganha o direito de trabalhar em período integral pelo mesmo tempo do curso. Caso o programa de estudos seja de dois anos ou mais, a permissão de trabalho será concedida por três anos (estes períodos são estipulados mas podem variar dependendo da avaliação do profissional de imigração).

* As instituições devem estar na lista do governo como Designated Learning Institutions, para que o aluno tenha o benefício concedido do Post-Graduation Work Permit (PGWP). Veja quais são os colleges e universidades neste link: www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/prepare/designated-learning-institutions-list.html.Fontes:

https://www.timeshighereducation.com/student/news/canada-most-popular-destination-international-students

http://monitor.icef.com/2017/11/2017-agent-barometer-survey-links-student-agent-perceptions-destination-attractiveness/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet