O Study and Stay, programa desenvolvido pela província de Nova Scotia, será expandido para as Províncias do Atlântico: New Brunswick, Newfoundland and Labrador e Prince Edward Island. A região fará algumas adaptações no programa, mas promete garantir emprego para 80% dos estudantes estrangeiros que fizerem colleges nas localidades, que tenham o objetivo de morar no Canadá.

Os governos provinciais terão apoio da Atlantic Canada Opportunities Agency (ACOA) e do Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) para adaptar o programa de acordo com as necessidades de cada localidade, com o objetivo principal de atrair e reter estudantes estrangeiros, garantindo vagas de emprego que supram as demandas das províncias.

Como vai funcionar

Segundo notícia divulgada pelos órgãos oficiais, os estudantes estrangeiros serão recrutados para o Study and Stay Program para concluírem seus estudos e a duração do processo vai coincidir com o tempo de curso, de quatro ou dois anos. Além das vantagens que já vigoram no âmbito federal para os estudantes, nas regiões o aluno irá receber apoio complementar, como ferramentas e ajuda para ir bem e concluir os estudos, conexões na comunidade e auxílio na procura de um trabalho no local para iniciar sua carreira.

Segundo o comunicado oficial, o programa irá focar, principalmente, em dois pontos:

  • Atrair e recrutar estudantes internacionais: estes esforços irão levar em consideração necessidades provinciais, programas educacionais vigentes, a língua praticada no local com a falada pelo estudante (inglês ou francês), acordos com países e parcerias com instituições. Os esforços também serão direcionados para que o estudante permaneça matriculado em seu curso, frequentando as aulas e tenha um bom desempenho acadêmico.
  • Facilitar a integração e retenção: programas e serviços federais e provinciais serão usados para colocar alunos e empregadores em contato direto, tentando fornecer conhecimento da comunidade e também estágios, ofertas de trabalho e oportunidades.

Esta integração com a comunidade é oferecida de diversas maneiras. Entre elas seminários, palestras, feiras, workshops, eventos, sistema de mentores, dentre outros, voltadas para o desenvolvimento do que eles chamam de soft skills. O termo faz referência, basicamente, ao melhor domínio da língua, segurança com relação ao idioma e ao convívio na comunidade e criação de contatos profissionais.

O conceito do programa apoia os estudantes internacionais na transição de aluno para profissional, além de tentar dar o máximo de suporte possível ao longo do curso escolhido. Além disso, o governo visa aumentar o auxílio já dado pelas instituições de ensino, incentivando os estrangeiros a superar barreiras linguísticas, culturais e sociais que possam colocá-los em desvantagem no mercado de trabalho.

O governo das localidades está otimista com os resultados, avaliando que as ações irão render bons frutos, como maior índice de imigração para as Províncias do Atlântico, crescimento das oportunidades de trabalho e também do empreendedorismo. A fonte oficial também afirma que além dos benefícios econômicos, a iniciativa vem reforçar o compromisso da região com a inclusão, sendo que os recém chegados são bem vindos, com o auxílio e suporte que necessitam.

provincias do atlantico

Elegibilidade

De acordo com o comunicado, candidatos estrangeiros que tenham interesse em ingressar em uma universidade, college ou pós-graduação serão convidados a participar. Os mesmos deverão ser elegíveis a matricularem-se em uma Designated Learning Institution em uma das províncias (para saber quais são elas, acesse este link).  Os estudantes internacionais que estão concluindo a high school na localidade também podem se tornam elegíveis se quiserem fazer uma graduação em uma das instituições. Os candidatos devem ser aceitos nas instituições de ensino para receber o aceite condicional do Study and Stay Program. O ingresso real no programa acontece quando o aplicante recebe o visto de estudo pelo IRCC.

Segundo o anúncio oficial, o processo também pode oferecer apoio extra aos candidatos que queiram aplicar para programas de imigração, para residir de forma permanente na região, como os Provincial Nominee Programs (PNP’s) e o Atlantic Immigration Pilot. Estes dois programas podem permitir que recém-formados sejam chamados para aplicar e obter o status de residentes permanentes, caso queiram se estabelecer em uma das regiões.

Saiba mais sobre as províncias que formam a região no link www.immi-canada.com/saiba-mais-sobre-provincias-atlantic-immigration-pilot-program/

Atlantic International Graduated Program (AIGP)https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/application/application-forms-guides/application-atlantic-international-graduate-program.htmlFonte:

https://www.canada.ca/en/atlantic-canada-opportunities/news/2018/02/study_and_stay_program.html

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.