Quando chegamos no Canadá, uma etapa do sonho está realizada e iniciamos uma nova fase de nossas vidas. Tudo é novo e desconhecido. É neste desconhecido que, às vezes, encontramos algumas dificuldades e desafios. Precisamos saber algumas informações importantes e tê-las a mão quando estamos visitando, vivendo por um período ou mudando para outro país. Uma das necessidades é ter à disposição as localizações e telefones dos Consulados no Canadá.

Dentre os obstáculos, não conhecemos ninguém em terras canadenses, na maioria dos casos. Por mais que já tenhamos falado com brasileiros que morem no país há um tempo, ou até feito contato com algum canadense, grande parte das pessoas que mudam não têm ninguém como a família e amigos no Brasil, talvez não com o mesmo nível de intimidade e proximidade. Recentemente fizemos um artigo com informações sobre como se conectar ao maior número de pessoas, para saber mais clique aqui.

Além de contatos e círculo de amizade, é importantíssimo saber a quem recorrer caso algum imprevisto aconteça, e eles podem acontecer. Você pode ter que voltar de maneira emergencial para o país, o passaporte brasileiro pode ser perdido ou extraviado ou até ter alguma emergência de saúde. Obviamente estas são coisas que devem ser prevenidas e evitadas, mas o inusitado é sempre passível e devemos estar preparados até para isso.

Quem reside no exterior geralmente carrega um mini tesouro pessoal em documentos e papéis: passaporte, visto, certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso), seguro de saúde, título de eleitor, carteira de motorista, carteira de trabalho, documentos novos do país de residência, certificados, diplomas, traduções juramentadas e muitos outros que vão se acumulando ao longo da jornada. Nesta pilha de documentos importantes é bom acrescentar outros dois: a lista de consulados brasileiros e a carteira de matrícula consular. Esta última não é muito conhecida entre os imigrantes mas tem grande valia.

Consulados brasileiros no Canadá

Abaixo preparamos uma lista com a embaixada e consulados brasileiros no Canadá. De acordo com os governos, a embaixada é presença oficial de um país instalada dentro das fronteiras territoriais de outra nação. Portanto, no caso do Brasil-Canadá, ela representa diplomaticamente o Brasil em questões econômicas, políticas, culturais, sociais e científicas diante do governo canadense.

Na embaixada também existe o setor consular que, juntamente com os outros consulados, são responsáveis por auxiliar os cidadãos do Brasil no Canadá. Diversos serviços podem ser realizados pelos órgãos, confira abaixo uma lista:

  • Expedição de documentos brasileiros: passaporte, certificado de alistamento militar, pedido de transferência e encaminhamento de solicitação do título de eleitor, solicitações relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF), etc.;
  • Emissão de certidões: nascimento, casamento, óbito, residência no exterior, etc.;
  • Serviços de cartório: carta de doação, legalização de documentos, reconhecimento de firma, autenticação de cópias, etc.;
  • Regularização e emissão de histórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Saiba mais informações no link;
  • Emissão de vistos para estrangeiros e setor de achados e perdidos;
  • Emissão da carteira de matrícula consular;
  • Assistência para emergências graves com brasileiros que estejam no Canadá, como é o caso de falecimento, graves acidentes e prisão.

Tanto a embaixada como os consulados são órgãos pertencentes ao Ministério das Relações Exteriores (MRE ou Itamaraty) da administração federal.

consulados no canada

Embaixada Brasileira em Ottawa
450 Wilbrod Street , Ottawa, ON, Canadá K1N 6M8
Telefone (613) 237-1090
Fax (613) 237-6144
Email: brasemb@travel-net.com
Site: http://ottawa.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Brasileiro em Toronto
77 Bloor Street West
Suite 1109, Toronto, ON, Canadá M5B 1M2
Telefone (416) 922-2503, -1058
Fax (416) 922-1832
Email: cgbrtor@interlog.com
Site: http://toronto.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Brasileiro em Vancouver
1140 West Pender Street
Suite 1300, Vancouver, BC, Canadá V6E 4G1
Telefone (604) 687-4589
Fax (604) 681-6534
Email: cgb@mindlink.net
Site: http://vancouver.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Brasileiro em Montreal
2000 Mansfield Street
Suite 1700, Montreal, QC, Canadá H3A 3A5
Telefone (514) 499-0968, -0969, -0970
Fax (514) 499-3963
Email: consbras@brasil.interax.net
Site: http://montreal.itamaraty.gov.br/pt-br/

Carteira de Matrícula Consular

Como dito acima, a Carteira de Matrícula Consular (CMC) não é muito conhecida entre os brasileiros que moram no exterior, mas ela pode ser muito importante. Ela é um cadastro gratuito, que funciona como um documento, concedido pelos consulados aos cidadãos brasileiros que vivem fora do Brasil. Vale ressaltar que as informações passadas aos órgãos pelo imigrante são confidenciais.

consulados no canada

E para que ela serve? Pois bem, segundo o Itamaraty, ela tem vários propósitos: conhecer o perfil dos brasileiros que moram fora e encontrar melhores maneiras de atender as necessidades dos mesmos, saber que o brasileiro está residindo no determinado país, facilitar na ajuda em caso de emergências, deixar o processo de substituição de documentos (no caso de perda ou roubo) mais fácil, dentre outras utilidades.

O registro pode ser solicitado online, via postal, ou presencialmente no consulado (algumas especificações são exigidas dependendo do país). Após o preenchimento e entrega do formulário, a Carteira chega em determinado prazo para o brasileiro, na média de 30 dias, dependendo da distância do local. O aplicante precisa dos seguintes documentos para a solicitação:

  • Formulário preenchido (disponível no site de cada consulado);
  • Cópia do passaporte brasileiro;
  • Uma postagem paga feita para o consulado (para que o órgão envie o documento para a residência);
  • Uma foto atual no tamanho 3×4.

Fontes:
http://www.itamaraty.gov.br/
https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Quito/pt-br/file/Carteira%20de%20Matr%C3%ADcula%20Consular.pdf

Fabíola Cottet

Comentários Facebook