“Day care” e os subsídios para as crianças em Ontário

As famílias com crianças que imigram para o Canadá ou os pais desembarcam para um programa de estudos (no College ou Universidade) possuem a preocupação adicional quanto ao bem estar de seus filhos. Este tema gera dúvidas e é amplo, principalmente pelas diferenças de regras das províncias. Desta vez, trataremos alguns aspectos específicos de Ontário, com o foco nas opções de “day care”, que é um serviço voltado ao cuidado infantil.

Lembrando que de acordo com a faixa etária o sistema de ensino está dividido entre “Infant” (0 a18 meses), “Toddler” (18 meses a 2.5 anos) e “Preschool” (2.5 anos e 5 anos), sendo o “Kindergarten” específico para quem tem 4 e 5 anos; depois vem “School age” (de 6 a 12 anos). No período de idade escolar os pais contam com as unidades públicas gratuitas. Mas isso não ocorre durante os primeiros anos de vida, até completar 4 anos de idade: os espaços de cuidados podem representar um custo, mesmos aqueles que são considerados públicos.

Então surgem dúvidas, como: meu filho tem 3 anos de idade e com quem posso deixar para que eu estude ou trabalhe? Ou ainda, “existe algum subsídio para ajudar com os custos de um day care?”. Confira agora estas e outras informações sobre o assunto:

Quais os locais destinados para o cuidado das crianças antes da idade escolar em Ontário?

Algumas famílias tem a possibilidade de contar com a ajuda de um parente, amigo ou contratar uma babá. Mas quem não se enquadra nesta situação, pode buscar os serviços prestados por um “day care” público, privado ou misto (que é habilitado para receber auxílio financeiro do governo). Estes espaços podem ser encontrados no formato de “child care centre” (como se fosse uma creche no Brasil), que pode estar inclusive dentro de um “community centre” (centro comunitário) ou uma universidade, por exemplo.

Outra alternativa de local destinado ao cuidado infantil na província são os “home child care”, ou seja, residências de pessoas habilitadas para receber um número determinado de crianças. Para atuar nesta área legalmente são feitas diversas exigências que incluem aspectos como a segurança do ambiente e também a alimentação. Saiba que neste mercado existem lugares que são licenciados e os não licenciados.

Há unidades que oferecem ainda uma programação voltada para o período de antes ou depois da escola. De acordo com dados oficiais, somente a cidade de Toronto conta com mais de 900 centros de cuidados infantis licenciados. Essa realidade se dá por intermédio de 19 agências regularizadas que atuam diretamente nestes espaços e trabalham com mais de 2.000 profissionais. Para saber mais sobre esses locais basta clicar aqui.

Group of kids playing with constructor

Existe alguma ajuda financeira (subsídio) da província para as crianças?

A partir de determinadas regras de elegibilidade, as famílias que estão em Ontário podem requerer o subsídio chamado “Child care subsidy”. De um modo geral, pode aplicar para este benefício quem cumprir algumas exigências da província e tiver um filho (ou mais) de até 12 anos de idade, ou ainda até 18 anos para os casos em que a criança for portadora de necessidade especial, e que:

– estiver em um espaço licenciado de cuidados infantis

– se for em idade escolar, que participe de algum programa de recreação regularizado

– participe de um programa antes ou depois do horário de estudos ligado à uma escola

Para receber o benefício é preciso provar ser residente em uma das cidades de Ontário, bem como se enquadrar em um perfil socioeconômico que leva em consideração fatores como a renda salarial da família, realizar a declaração do imposto de renda canadense, entre outros fatores.

Em Toronto, especificamente, existem diversas atividades gratuitas nos bairros voltadas para pais e filhos, além de também haver o subsídio “Ontario Child Benefit (OCB)” para pessoas com filhos de até 18 anos de idade, baseado nos rendimentos anuais da família. Saiba mais sobre esses benefícios aqui.

Quais as questões que devem ser observadas antes de escolher um local para deixar o meu filho?

Veja abaixo algumas perguntas que podem ser determinantes no momento de decidir qual o local ou serviço que melhor lhe atende:

– O centro é licenciado ou não licenciado? Qual o número de crianças no local?

– Quais as qualificações dos cuidadores?

– Quais são os custos e todas as taxas que tenho que pagar? Existem vagas subsidiadas?

– O local é seguro, ventilado e possui espaço suficiente para as crianças (brincar, descansar, comer)?

– Quais os horários de funcionamento (integral ou parcial), bem como qual a flexibilidade no momento de buscar a criança?

– Quais são as refeições fornecidas, horários, e as condições de preparo e armazenamento dos alimentos?

– É possível fazer uma visita em qualquer dia e hora?

Outros subsídios

Vale lembrar que você pode ter direito a subsídios de acordo com as regras da província em que está, mas também existe uma legislação do país que deve ser observada. Um exemplo é o benefício do governo federal canadense denominado “Canada Child Benefit (CCB)”. O foco são as pessoas com renda salarial consideradas mais baixa, assim como existem demais regras específicas para o recebimento dos valores que variam inclusive de acordo com fatores como a idade da criança. Saiba mais na matéria que publicamos com o título “Entenda mais sobre o novo Canada Child Benefit”.

post-crianca1

Fique sabendo!

– Existe ainda o modelo de “day care” co-op school, ou seja, em forma de cooperativa mantida pelos pais, como a “Parent Co-operative Preschool Corporation (PCPC)”. Conheça mais sobre este modelo no site oficial do PCPC www.pcpcontario.org/.

– Em Ontário, os profissionais que atuam prestando serviço de cuidados infantis em residências, possuem limitações quanto a quantidade de crianças. Entenda mais sobre essas e as demais determinações neste link “Regras do Child Care”.

– Crianças portadoras de necessidades especiais possuem apoio e programas específicos por parte da província, principalmente com o objetivo de proporcionar a inclusão em atividades diversas de ensino e recreação, sem necessariamente representar um custo adicional para os responsáveis.

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.