Caso uma das suas preocupações com a mudança para o Canadá seja que você não vai conseguir acompanhar os campeonatos de futebol e corre o risco de ficar sedentário devido ao frio, você está enganado. Além de existir milhares de alternativas para isso (TV a cabo, internet, etc.), você vai aprender e se apaixonar por algum dos diversos esportes praticados no país: hockey, baseball, basquete, o próprio futebol, curly, patinação no gelo, natação, esqui, tênis, golf, passeios ecológicos e escaladas, dentre muitos outros. A prática de esportes no Canadá é uma paixão nacional.

Além da variedade, é importante falar da qualidade. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a população canadense tem a prática esportiva como uma prioridade e, por vezes, está ligada ao seu estilo de vida. Um dos aspectos imensamente positivo deste país é que o governo trata a prática de esportes como uma questão de saúde pública, então não é raro você ver centros públicos de recreação com quadras de várias modalidades, piscinas, canchas, vestiários e enfim, toda a infraestrutura que a população precisa para sair do sedentarismo.

Hockey

Aquecimento dos jogadores para Winnipeg Jets x Florida Panters.

Pincipal esporte no Canadá: Hockey. Aquecimento dos jogadores para Winnipeg Jets x Florida Panters.

Assim como o futebol está para o Brasil, o hockey (hóquei, em português) está para o Canadá. O esporte não é só o preferido e mais praticado nesta área do globo, mas também nasceu aqui. Segundo a NHL (National Hockey League), a prática foi criada em 1834, nas províncias de Ontário e Nova Escócia, como uma alternativa ao hockey praticado no campo e os primeiros atletas da modalidade foram os soldados.

São seis integrantes em cada equipe, munidos de roupa especial, patins, taco, capacete e tudo o que precisam para disputar três tempos de 20 minutos em uma pista semelhante à de patinação no gelo.

Os ingressos para ver uma partida variam de preço de acordo com o jogo, assento e adversário, mas podem custar, cada um, de 50 a 500 dólares. A temporada acontece anualmente de outubro à junho e os jogos são quase que diários. A NHL conta, hoje, com sete times canadenses e a noite de sábado é conhecida por aqui como a “Hockey Night”, com bares e reuniões de amigos para assistir às competições. Além da NHL, existem muitas ligas menores espalhadas pelo país e também a prática amadora do esporte, que é muito expressiva.

Baseball

Rogers Center: Casa do Toronto Blue Jays.

Rogers Center em Toronto: Casa do Toronto Blue Jays.

Embora bastante praticado e popular no Canadá, o país só tem um time na MLB (Major League Baseball), o Toronto Blue Jays. Ao contrário do hockey, o baseball é jogado no verão, em um campo próprio que forma o desenho de um diamante, sendo um jogo bastante estratégico.

Com 30 times, a temporada regular da MLB é anual e começa em abril, chegando ao fim em outubro. Caso você já goste desta modalidade ou se apaixone pelo esporte assim que chegar aqui, não se preocupe, de abril a outubro você terá vários jogos, diariamente, para assistir pela televisão. Caso queira comprar um ingresso para a liga principal, você terá que estar em Toronto. O valor dos tíquetes mudam de acordo com o assento e jogo, mas custam entre cerca de 20 a 300 dólares cada um. Para praticar o esporte, você precisa de roupas adequadas e acessórios de proteção, tacos, tênis e bolas apropriadas.

Basquete

O esporte foi inventado por um canadense que vivia nos Estados Unidos (EUA). Embora hoje ele seja muito mais praticado nos EUA, a NBA (National Basketball Association) tem um time canadense, também de Ontário, o Toronto Raptors. O telespectador pode ver os jogos da NBA pela televisão de outubro à junho. Para assistir às partidas, você também vai precisar ir à Toronto e comprar um ingresso no Air Canada Center. O valor pode mudar de acordo com time, assento e jogo, mas costuma variar de 35 à 470 dólares canadenses.

O esporte também tem ligas menores e times amadores. Não é incomum ver cestas de basquete em frente à garagem das casas e também quadras sazonais, que são adaptadas para o jogo do dia: basquete ou hockey.

Futebol

BMO Field, estádio de futebol do Toronto FC em jogo contra Orlando City.

BMO Field, estádio de futebol do Toronto FC em jogo contra Orlando City.

O Canadá tem três times principais de futebol: Toronto Football Club (Toronto FC), Montreal Impact e Whitecaps (time da cidade de Vancouver). Embora bem menos popular no Canadá se compararmos ao Brasil, os canadenses são bastante patriotas também no esporte. Eles acompanham e prestigiam bastante os jogos de todas as modalidades dos times nacionais. Não é incomum ver estádios lotados, mesmo que a equipe não esteja tendo um bom rendimento durante a temporada.

A Major League Soccer (MLS) ocorre de março à novembro e para assistir a um dos jogos no Canadá você vai precisar estar em uma das três cidades: Toronto, Montreal ou Vancouver. Os preços também podem variar de 20 a 200 dólares canadenses, de acordo com o assento.

Caso você não consiga ficar sem o futebol da semana, não se preocupe. Embora existam menos campos de futebol públicos, eles não são difíceis de encontrar e você ainda pode montar um time somente com brasileiros para a prática.

Curling

Menos popular e praticado que as outras modalidades já citadas, mas também com muito público e vários locais para a prática, o curling exige mais estratégia. Basicamente é jogado entre duas equipes de quatro competidores cada, em uma pista de gelo, onde o objetivo é atingir o alvo no final da pista com o lançamento de pedras de granito.

Para assistir aos jogos, que ocorrem em várias cidades do país de outubro a abril de cada ano, os ingressos variam de acordo com o tempo, para um dia de competições ele custa cerca de 30 dólares canadenses, podendo chegar a 150 para todo o final de semana. O esporte também é praticado de maneira amadora em várias quadras espalhadas pelo país e também nos rios congelados no inverno.

Patinação no gelo

Por aqui a patinação no gelo não é só esporte. Os patins também viram um meio de locomoção saudável e divertido no inverno, quando as temperaturas ficam negativas a ponto de congelar os rios. Para aproveitar, você só precisa de patins. As pistas, tanto construídas quanto as provenientes do congelamento de lagos e rios, são públicas. Caso você não queira comprar um patins, não se preocupe, você pode alugar por cerca de 5 dólares e usar quanto tempo quiser durante um dia.

O Canadá possui algumas das maiores pistas de patinação naturais do mundo. O Canal Rideau, por exemplo, liga as cidades de Kingston e Ottawa, em Ontário, e no inverno a extensão utilizada para patinação chega a ser de oito quilômetros. Na cidade de Winnipeg, localizada na província de Manitoba, o Red River (rio que atravessa a cidade), temos a maior pista de patinação do mundo, segundo o Guiness Book, com cerca de 10 quilômetros livres para a prática.

Red River: maior pista de patinação no gelo do mundo.

Red River: maior pista de patinação no gelo do mundo.

Esqui

Depois da patinação, é esporte mais popular no inverno rigoroso do Canadá de maneira amadora. O país possui uma das melhores e maiores estruturas do mundo para esquiar. Com opções em todas as províncias, circuitos não faltam.

Em British Columbia, por exemplo, a cidade de Whistler Blackcomb tem 200 circuitos demarcados com cerca de 3.200 hectares disponíveis para a prática. Na província de Alberta existem três grandes resorts na região de Banff que viram morada dos esquiadores no inverno: Mt. Norquay, Sunshine Village e Lake Louise Mountain Resort. Já em Ontário o Blue Mountain Resort é a estação de esqui mais popular da província, com 36 circuitos de descida e 36 pistas de freestyle.

Tênis e Golf

Ao contrário do que se vê no Brasil, onde tênis e golf são esportes elitistas, aqui a prática de ambos é bastante comum e bem difundida entre a população em geral. No verão é comum ver muita gente nos campos públicos e privados de golf, e nas quadras de tênis da região.

Além da prática amadora, o Canadá tem o tenista Milos Raonic, classificado como quarto lugar no ranking de melhores do esporte.

Com todas estas modalidades esportivas à disposição, é difícil ficar parado por aqui. Vale frisar que além do acesso facilitado a todas estas variedades, os equipamentos necessários para praticar qualquer esporte que você escolha, podem ser facilmente encontrados em lojas de departamento, lojas de esportes e arenas com lojas customizadas de cada time.

Texto e imagens: Fabíola Cottet

Comentários Facebook