Em 2019, mais de 100 mil imigrantes se tornaram residentes permanentes através do programa federal Express Entry (EE). 

Segundo dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), departamento federal responsável pelos assuntos relativos à imigração, o Brasil está entre as 10 nacionalidades que mais receberam o status de residente permanente no país. O Brasil veio posicionado na sétima posição, com 2.518 brasileiros que tiveram aprovado o seu pedido de PR (permanent resident) para o Canadá. 

Os números totais de de aplicações aprovadas aumentou em mais de 17 mil em 2019. O saldo também foi positivo para os brasileiros, houve um aumento de mais de 300 processos de residência permanente aprovados, comparado com os números de 2018.

Confira a tabela abaixo com dados comparativos dos anos de 2017,2018 e 2019:

De acordo com o recém-divulgado, plano de imigração do Canadá para os anos de 2021 a 2023, o governo tem como foco atrair de mão de obra qualificada de imigrantes, para atender os objetivos de desenvolvimento econômico do país. 

Em função disso, a cota para a admissão de novos residentes no Canadá, aumentou em mais de 100 mil candidatos nos anos de 2021 e 2022, em relação ao que foi divulgado no ano anterior.

Saiba mais sobre o plano de imigração trianual do Canadá aqui.

Em 2019, foram cadastrados no do Express Entry mais de 332.331 perfis, o que representa um aumento de quase 20% em relação a 2018 e mais de 30% quando comparado a 2017. Entre os perfis apresentados em 2019, 72% eram elegíveis a pelo menos a uma das 3 categorias do EE: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades Program ou Canadian Experience Class.

Vale lembrar, no entanto, que apesar de qualquer incentivo, o Express Entry é um programa que busca candidatos que sejam qualificados que possam contribuir com o desenvolvimento econômico do país.

Canadian Experience Class:

O Canadian Experience Class é um programa voltado para trabalhadores estrangeiros que já tiveram uma experiência profissional no Canadá de pelo menos 1 ano em uma função qualificada para esta categoria a experiência de trabalho com no Post Graduation Work Permit (PGWP) também conta para este programa. 

Federal Skilled Worker

Já o Federal Skilled Worker é destinado a profissionais qualificados com experiência de trabalho fora do Canadá e que sejam considerados trabalhadores que possam contribuir com o desenvolvimento econômico do país.  

Federal Skilled Trades

Por fim, o Federal Skilled Trades é um programa voltado para profissionais com pelo menos 2 anos de experiência em uma função classificada na categoria de “trades”, que não requerem uma formação específica, mas exigem experiência prévia do candidato para qualificá-lo no programa, entre outras exigências. 

Como funciona o Express Entry?

No Express Entry, os candidatos elegíveis para aplicar em uma das categorias mencionadas, após criarem o seu perfil na plataforma online do programa, são classificados através de de um sistema de pontos.

Para participar, é necessário que o aplicante preencha as informações do seu perfil no site oficial do governo – ao fim do cadastramento das informações, o sistema atribui uma pontuação ao aplicante. Os candidatos são selecionados de acordo com essa pontuação em rodadas de de envois de convites que são realizadas, de forma geral, a cada quinze dias.

A cada rodada os candidatos que possuem uma pontuação acima ou igual a nota de corte estabelecida para esta rodada, recebem um convite para aplicar para a tão sonhada residência permanente. É importante lembrar que, antes de criar este perfil ou até mesmo aceitar um eventual convite que receber (Invitation To Apply – ITA), o candidato deve se certificar que é elegível para alguma das categorias do EE, verificando se atende a todos os critérios de elegibilidade para o programa que o seu perfil foi direcionado.

A atribuição de pontos do sistema é baseada em informações do candidato como: idade, formação, experiência profissional e proficiência no idioma (inglês e/ou francês). O candidato também pode receber uma pontuação adicional em alguns casos, como: quando possui cônjuge que possa contribuir com a pontuação do perfil, convite provincial, nomeação provincial (que tenha passado por um processo onde recebeu suporte de alguma província canadense), oferta de emprego via LMIA e formação no Canadá, por exemplo. 

Quanto mais pontos o aplicante conseguir atingir, obviamente, melhor será a colocação dele dentro do pool de candidatos e maiores são as chances de receber o Invitation to Apply (ITA). 

Programas Provínciais

Além do Express Entry, é possível imigrar, também, através dos programas provinciais existentes. Confira mais sobre estes programas e como morar no Canadá a partir deles.

A Immi Canada auxilia em todo o processo de imigração, seja via Express Entry ou ou qualquer outro programa entre as dezenas de processos que levam à residência permanente no Canadá, com exceção para os programas da província de Quebec. 

Se você deseja iniciar o seu plano de residência permanente para o Canadá, agende agora mesmo a sua consultoria de imigração. Nossos consultores são regulamentados pelo órgão de imigração canadense e possuem mais de 15 anos de experiência com processos de vistos e imigração para o país. 

Para agendar sua consulta ao vivo e online, basta clicar aqui, definir o fuso horário onde você se encontra e escolher data e horário que você desejar. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito.

Se tiver dúvidas ou precisar de auxílio no agendamento de sua consulta, entre em contato com a nossa equipe pelo: contact@immi-canada.com

Comentários Facebook