Quando falamos de imigrar para o Canadá, sabemos que o Express Entry é o primeiro – e, às vezes, o único – programa que vem a à cabeça da maioria dos candidatos. No entanto, não podemos esquecer que existem outras opções para quem deseja ser um residente permanente em solo canadense. 

Ou seja: aqueles candidatos cuja pontuação ainda não está dentro do pool do Express Entry podem, ainda assim, receber a Invitation to Apply (ITA) por meio do Provincial Nominee Program (PNP). Para isso, é necessário candidatar-se a um programa provincial. Desta forma, o candidato deve demonstrar seu interesse em ser residente permanente na província que escolheu, mostrando que se encaixa dentro do que a comunidade necessita – além disso, é claro, também vai precisar preencher todos os requisitos do programa da localidade escolhida. Se a província ou território concordar em indicá-lo, o candidato deve criar ou atualizar o seu perfil no Express Entry, comprovando sua indicação. Desta forma, o aplicante ganha 600 pontos no draw do EE e pode, então, receber sua ITA. 

Se o aplicante já tiver um perfil no EE, uma província ou território pode enviar uma “notificação de interesse”, a qual deve ser aceita eletronicamente. Desta forma, caso  o candidato também acumula 600 pontos no EE e tem a chance de receber a ITA. Isso tudo só acontece, é claro, se as comprovações requeridas pela província forem todas feitas e todos os documentos solicitados forem disponibilizados corretamente pelo aplicante. 

Além de, como dito, o candidato ter que preencher requisitos de qualificação do programa provincial, é necessário, também, ter um perfil ativo no Express Entry e atender aos critérios mínimos para o programa federal. 

*A imigração provincial também tem aumentado através do EE, saiba mais neste link.

Atualmente, existem 11 programas provinciais ativos no Canadá, das seguintes localidades: Alberta, British Columbia, Manitoba, New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Northwest Territories Nova Scotia, Ontario, Prince Edward Island, Saskatchewan e Yukon. Cada região pode nomear um número definido de candidatos à imigração para residência permanente no Canadá. Cada província define um ou mais públicos-alvo para os seu programa próprio, que podem ser: estudantes, trabalhadores qualificados, trabalhadores semi-qualificados, empresários ou investidores.

provinciais

*Conheça os detalhes dos programas de cada província canadense aqui.

Os fluxos dos PNPs são bem mais intensos que o do EE, o que pode aumentar as chances de ser contemplado caso o candidato atenda aos requisitos mínimos do EE. Desde janeiro deste ano, foram realizados mais de 160 sorteios nos programas provinciais, número bem maior do que os cerca de 18 sorteios realizados pelo Express Entry até agora.

Quer aplicar para um programa provincial ou mesmo para o Express Entry? Entre em contato conosco.  Acesse https://www.immi-canada.com ou mande um email para contact@immi-canada.com. 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/provincial-nominees/works.html.

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook