O Statistics Canada divulgou seu relatório com o balanço da imigração anual e o número de 2018 representa um crescimento de 41% com relação aos imigrantes admitidos em 2017: 92 mil. O resultado foi publicado no documento em parceria com o Immigration, Refugees and Citizienship Canada, no início de julho deste ano e essa quantidade é somente dos que entraram no país pelo Express Entry (EE).

Segundo o governo canadense e o departamento de imigração, o crescimento está de acordo com a previsão do plano plurianual (para acessar o artigo completo que fizemos a respeito do tema, clique aqui), que quer admitir mais imigrantes a cada ano, principalmente pelo programa federal do Express Entry, que gerencia as três principais categorias de imigração econômica do país: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Trades e Canadian Experience Class, além de muitos programas provinciais possuírem uma categoria que passa pelo pool do processo.

Embora 92 mil tenha sido o número total de admitidos, convites para aplicação por meio do processo foram 89,8 mil e a profissão mais comum entre eles foi a de engenheiro de software. Veja abaixo no gráfico a evolução do EE ao longo dos anos, desde 2015.

gráfico-imigrantes

A meta de admissões no Canadá aumentou em 2018 no Express Entry e está programada para continuar a curva crescente também neste ano e até 2021. A expansão de convites também acontecerá nos Provincial Nominee Programs (PNP’s). Ela subiu para 55 mil em 2018 e deve continuar aumentando até 2021. Os 92 mil novos residentes permanentes são compostos pelos candidatos principais e seus familiares.

*Para saber mais informações sobre como imigrar pelo EE, acesse este link.

Convites por processo

O Express Entry gerencia as três principais categorias de imigração econômica do Canadá. Os interessados precisam se cadastrar para entrar no pool, onde são ranqueados com base em um sistema chamado de Comprehensive Ranking System (CRS), que atribui pontos por fatores como idade, educação, experiência profissional, nível de proficiência em inglês ou francês, dentre outros. Os mais bem qualificados, ou seja, com maior pontuação, recebem um Invitation to Apply (ITA), que é um convite da imigração canadense para aplicar para a residência permanente.

O relatório anual mostra que o EE recebeu cerca de 280 mil perfis no ano passado, sendo que 70% destes eram elegíveis para entrar no pool, o que não significa que seriam chamados. Os draws geralmente ocorrem quinzenalmente e convidam os que estão no topo do ranking. Os aplicantes da Federal Skilled Worker Class receberam a maioria dos ITA’s: 53%, ou 47.523 convites.

express-entry-admite-imigrantes

O resultado é uma consequência dos ajustes feitos pelo sistema de imigração ainda em 2016, que deu pontos a mais para estudantes que concluíram um programa no país e também baixou de 600 para até 200 a pontuação que quem tinha uma oferta de trabalho no Canadá e eram aptos ao processo da LMIA. A intenção do Canadá era exatamente esta, favorecer os candidatos com experiência de trabalho qualificada.

A Canadian Experience Class ficou em segundo lugar, recebendo cerca de 30,5 mil ITA’s em 2018, enquanto outros 904 convites foram destinados aos inscritos da Federal Skilled Trade Class

Outro dado interessante é que, dos que foram convidados para aplicar, 71% não tinham nenhum fator de pontuação adicional. Dos 29% restantes apenas 5% possuíam oferta de emprego no Canadá.

Convites pelo PNP

Uma nomeação da província é o que, atualmente, mais conta pontos para o sistema federal: são 600 adicionais, além de prioridade na hora do draw. Isto praticamente garante um convite para aplicar para a residência permanente por meio do Express Entry. Em 2018 foram 10.802 aplicantes que tinham uma carta da província e receberam o ITA. Número que ficou acima dos 8.733 de chamados de 2017 na mesma situação.

express-entry-admite-imigrantes

O número equivale a 12% de todos os ITA’s enviados no ano passado. Um dos motivos foi que diversos programas provinciais criaram ou atualizaram seus fluxos alinhados com o programa federal no ano passado ou no final de 2017. Ontario, Nova Scotia, New Brunswick e British Columbia tiveram aumentos significativos nesta categoria.

O relatório do IRCC também observou que a província de Ontario, que abriga grandes cidades como Toronto e Ottawa, foi o destino de 64% dos imigrantes que entraram no país em 2018 por meio do EE. British Columbia ficou em segundo lugar, seguida por Alberta, Saskatchewan e Nova Scotia. 

Profissões

Os engenheiros de software foram os que mais receberam ITA’s no ano passado, seguidos por analistas e consultores de sistemas de informação, programadores, auditores financeiros e assistentes administrativos. Veja abaixo a tabela com as 10 ocupações mais chamadas.

tabela-profissões

Nacionalidades e capital humano

A pesquisa com dados também revelou que os indianos foram os que mais imigraram em 2018 pelo EE, sendo que 46% de todos os convites foram enviados a eles (41.675), seguidos pela China e Nigéria. 

Já os chamados fatores de capital humano, que incluem idade, experiência de trabalho e educação, entre outros, podem somar até 600 pontos. O relatório mostrou que 51% de todos os chamados em 2018 tinham entre 20 e 29 anos, que é a faixa etária onde se atinge a maior pontuação na categoria.

No que diz respeito à educação, 48% tinham mestrado ou alguma pós-graduação, enquanto 42% possuíam um curso superior. Ademais, a maioria dos candidatos não tinham experiência de trabalho no Canadá, somando 60% do total, destes, 39% aplicaram com cinco anos ou mais de experiência no exterior, em uma das profissões qualificadas.

Para imigrar, é necessário saber detalhes do sistema e em qual das mais de 50 maneiras de viver no país, você e sua família se enquadram. O ideal é fazer uma análise do seu perfil, traçando o melhor caminho ou planejando os próximos passos para alcançar o objetivo. Nós, da Immi Canada, com consultores de imigração especializados, oferecemos a consulta de imigração, que serve exatamente para isso: uma análise minuciosa do seu perfil com os olhos de alguém que entende de imigração. Acesse https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais.

Fonte e tabelas: https://www.canada.ca/content/dam/ircc/documents/pdf/english/pub/express-entry-year-end-report-2018.pdf

Fabíola Cottet

Comentários Facebook