Já falamos por aqui que o Canadá é repleto de belezas naturais e parques nacionais espalhados por todo o país. O que poucos sabem é que, ao todo, são 46 parques canadenses distribuídos por todo o território, cada um com sua beleza e atrativo particular. Independentemente da província, sempre existe uma obra da natureza para se conhecer e admirar, seja ela um rio, montanha, floresta ou tudo isso dentro de um parque.

Os Parques Nacionais do Canadá ficam sob proteção governamental, debaixo de leis que visam manter e preservar a história, fauna e flora que ficam em cada um dos redutos naturais. Entre eles estão os famosos e mundialmente conhecidos parques de Banff, Jasper e Kootenay, que possuem as chamadas “canadians rockies” ou cordilheiras rochosas do Canadá.

Nós preparamos uma lista com os principais e mais conhecidos parques canadenses para você aproveitar. É importante ressaltar que estas regiões são completamente mapeadas, possuem uma enorme e variada infraestrutura que inclui hospedagem, restaurantes e atividades sazonais, que são oferecidas diariamente aos visitantes. Além disso, no site que abriga a lista dos parques com todas as informações (clique aqui e acesse), o turista pode encontrar informações a respeito de segurança, áreas que podem ser visitadas e as que não devem. No site também existe uma lista com o que se pode fazer em cada uma das reservas: escalada, trilhas, montanhismo, mountainbike, pescaria, kayak, esqui, patinação, visitas e passeios guiados, dentre outras opções.

Confira a nossa seleção abaixo, feita baseada na popularidade, localização, atrações e paisagens de cada uma das reservas naturais.

Banff National Park

parques canadenses

Parte das montanhas rochosas canadenses e Patrimônio Mundial da Unesco, o Banff National Park é um dos mais conhecidos do país e também está na lista dos mais encantadores. Ele abriga florestas densas, estações de esqui durante o inverno, lagos glaciares de cor azul turquesa, além de ser a casa do famoso Lake Louise.

*Clique aqui e confira o texto que fizemos com o roteiro de viagem de Calgary a Banff.

Como quase todos os parques canadenses, ele possui uma completa infraestrutura para os turistas, com uma pequena e absolutamente charmosa cidade de Banff, que está localizada na província de Alberta.

Veja mais informações no site oficial: www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/banff.

Jasper National Park

parques canadenses

O Jasper também está no território de Alberta, localizado mais ao norte do parque nacional de Banff, o que dá a possibilidade do turista incluir os dois no roteiro, pois o centro de informações turísticas de cada um deles fica há 289 quilômetros de distância, cerca de 3h30 de viagem pelas rodovias, que também são um espetáculo a parte, pois passam por dentro das reservas naturais.

Ele é o maior dos parques canadenses, com mais de 11 mil quilômetros quadrados de extensão, sendo que suas maiores atrações são a vida selvagem, com a presença de animais e a maior montanha da província, a Mount Columbia, com seus 3.747 metros de altitude. O local pode ser visitado no inverno e no verão.

Veja mais informações no site oficial: www.jaspernationalpark.com/.

Bruce Peninsula National Park

parques canadenses

Localizada na região de Ontario, há quatro horas dirigindo da cidade mais populosa do Canadá, Toronto, a reserva natural é conhecida por suas trilhas, água cristalinas, costas de calcário, cedros de penhasco e florestas de madeira mistas. O parque é motivo de muito orgulho pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Unesco.

A atividade mais conhecida da localidade e também a mais procurada é o The Grotto, uma caverna costeira natural com águas cristalinas e azuis que pode ser visitada entre os meses mais quentes: entre maio e outubro.

Veja mais informações no site oficial: www.pc.gc.ca/en/pn-np/on/bruce.

Kootenay National Park

parques canadenses

O Kootenay National Park tem, além de incríveis belezas que também estão presentes em todos os outros parques, fontes de águas termais, vista das montanhas rochosas, cachoeiras e cânions.

Também em British Columbia, o parque tem um diferencial: é menos visitado que os outros, o que o torna uma região para aqueles que gostam de calmaria, natureza e um maior contato com ela, sem muita interação com turistas.

Veja mais informações no site oficial: www.pc.gc.ca/en/pn-np/bc/kootenay.

La Maurice National Park

parques canadenses

Com 150 lagos dos mais variados tamanhos, o La Maurice é conhecido pelo poder de suas águas. Localizado em Quebec, ele abriga florestas conífera, cachoeiras, espécie raras de animais e principalmente pássaros, além de trilhas para hiking, sem contar as várias possibilidades de banhos em suas águas naturais.

A grande atração do parque é a Parker Falls,  que fica um pouco mais isolada mas vale a visita: a cachoeira tem a queda d’água delicada, então a reserva que fica forma uma espécie de jacuzzi, com pedras naturais. As águas são frias, mas durante os meses de calor os visitantes se aventuram.

Veja mais informações no site oficial: www.pc.gc.ca/en/pn-np/qc/mauricie.

Yoho National Park

parques canadenses

O Yoho está localizado entre os parques de Kootenay e Banff, sendo estabelecido em British Columbia. O Emerald Lake faz parte de suas belezas e as águas do lago são tão verdes que deram o nome esmeralda ao lugar. Picos vertiginosos, montanhas rochosas e cachoeiras atraem turistas de todos os lugares. Uma das atividades é um passeio de caiaque pelo lago, além de ser uma ótima pedida fazer um piquenique na região da floresta.

Veja mais informações no site oficial: www.pc.gc.ca/en/pn-np/bc/yoho.

Fonte: www.pc.gc.ca/en/index.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet