A partir de sexta-feira (01 de junho) o salário mínimo em British Columbia (BC) ficará maior: irá subir dos atuais $11,35 dólares canadenses (CAD) para $12,65 por hora trabalhada, um reajuste de $1,30 CAD. O aumento foi anunciado pelo premier John Horgan ainda em fevereiro deste ano, com data para entrar em vigor no primeiro dia do próximo mês.

O território irá aumentar ainda mais o valor, tendo já estabelecido e divulgado as datas e valores dos reajustes. Em 2019, também no dia 01 do mês de junho, o valor passará para $13,85 CAD por hora, um aumento de $1,20 CAD. Já em 2020, na mesma data dos anos anteriores, o salario mínimo por hora na província será de $ 14,60 CAD e, por fim, em 2021, o valor ficará em $15,20 CAD.

Na época do anúncio, Horgan declarou que, pelo custo de vida na região, não era correto que BC continuasse com a mesma faixa salarial de outras províncias como Ontário, Quebec e Alberta. O premier também ressaltou que o aumento gradual foi implementado pois os donos de pequenas empresas precisam de tempo para se ajustar a nova escala salarial.

A decisão da província deixou alguns empresários decepcionados devido ao aumento alto deste ano e repentino. A Restaurants Canada, que representa a indústria de serviços de alimentação no país, acredita que o reajuste anual é significativo e mais alto que a inflação. Em contrapartida, a BC Federation of Labour, que há tempos defende o salário mínimo de $15 CAD por hora para a localidade, criticou os argumentos dados pelo governo explicando as razões do aumento gradual.

british columbia

Sem o reajuste, BC tem o quinto salário mínimo mais alto do Canadá, ficando atrás de Ontario, Quebec, Nunavut e Northwest Territories. Segundo levantamento, cerca de 20% dos trabalhadores de British Columbia ganham menos de $15 CAD a hora, sendo que mais da metade deste número são graduados em universidades e faculdades e possuem mais de 25 anos.

Salário mínimo ao redor do Canadá

Quando falamos de Brasil, sabemos que o salário mínimo mensal atual dificilmente irá cobrir todas as despesas de um indivíduo que queira viver com o mínimo de conforto e qualidade de vida, visto que o mesmo está afixado em R$ 954, podendo ter uma pequena variação para mais em alguns estados.

Já no Canadá as leis são um pouco diferentes. Primeiro que o valor mínimo não é calculado por mês e sim por hora trabalhada. Embora algumas empresas acertem valores com seus colaboradores por mês e até por ano, perante o governo a quantidade de dinheiro ganho com o serviço sempre será calculado por hora (para cargos mais altos, muitas empresas estabelecem contratos quinzenais ou mensais). Além disso, a quantia ganha varia de acordo com cada província e o minimum wage (salário mínimo) é determinado de acordo com a necessidade de cada região.

Veja abaixo os menores valores pagos a trabalhadores por hora em cada província canadense:

Alberta: atualmente está em $13,60 por hora, com previsão de aumento para $15 CAD a partir de 01 de outubro deste ano.

British Columbia: $12,65 a partir de sexta-feira, 01 de junho de 2018.

Manitoba: o pagamento mínimo por hora hoje é de $11,15 CAD. O premier do local já anunciou que irá elevar o valor para $11,35 no dia 01 de outubro de 2018.

New Foundland and Labrador: $11,15, sendo que o próximo reajuste previsto é para abril de 2019.

New Brunswick: $11,25, com o próximo reajuste previsto para 01 de abril de 2019.

Nunavut: $13,00 CAD, visto que ocorrem reajustes anualmente na região no mês de abril.

Northwest Territories: $13,46 CAD, valor já reajustado em abril deste ano. As eis locais não estabelecem uma periodicidade para aumentos regulares.

Nova Scotia: $11,00 CAD, sendo que o valor é reajustado anualmente de acordo com o Consumer Price Index.

Ontario: $14,00 CAD por hora, valor estipulado desde 01 de janeiro deste ano. Na mesma data do ano que vem o salario mínimo da província ficará em $15 CAD.

Prince Edward Island: $11,55, com reajustes programados para o mês de abril de cada ano.

Quebec: $12 dólares canadenses por hora, tendo sido aumentado recentemente, no dia 01 de maior deste ano.

Saskatchewan: $10,96, com previsão de aumento para outubro deste ano, sendo que o valor exato será anunciado no final de junho.

Yukon: $11,51, desde 01 de abril de 2018, com previsão de reajuste para 2019.

*Se você quer saber mais informações a respeito da média salarial canadense, acesse o artigo completo que fizemos clicando aqui.

Fonte: http://www.cbc.ca/news/canada/british-columbia/minimum-wage-bc-1.4526320.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.