A Conference Board of Canada (CBC) divulgou um novo relatório esta semana, dizendo que é necessário aumentar a taxa de imigração anual para 415 mil até 2030, para compensar o envelhecimento da população canadense, estimular o consumo e economia e, consequentemente, manter o país economicamente saudável, trazendo mais imigrantes no Canadá.

Segundo a pesquisa, o aumento populacional vindo da imigração precisa ser de 1%, atingindo o número de 42 milhões de habitantes em 2030. Os autores do projeto, Kareem El-Assad e Daniel Fields, do National Immigration Center da CBC acreditam que, com o aumento, o país conseguirá replicar sua taxa de crescimento populacional das últimas décadas, que foi de 1%, mantendo a economia próspera. Eles ainda afirmam que o envelhecimento da população e a manutenção da taxa atual de entrada de imigrantes pode fazer com que os bons números canadenses caiam, devido a falta de pessoas ativas no mercado de trabalho.

Em novembro do ano passado, o governo canadense anunciou um plano de imigração plurianual, que prevê o aumento do número de newcomers para 340 mil por ano, número este que engloba todos os processos. Com isto, a meta ficará em 0,9%, o que leva a crer que a partir de 2020 serão aceitos ainda mais estrangeiros no país.

imigrantes no canada

*Para saber mais informações a respeito dos dados e números de imigrantes que pretendem ser admitidos, clique aqui.

O documento está gerando discussões e atenuando ainda mais o clamor dos governos provinciais, economistas e empresários de todo o país, que pedem por mais imigrantes para suprir a falta de mão de obra causada pela alta taxa de aposentadorias.

Análise do relatório

Além de apontar dados, o estudo traz uma análise detalhada de dois cenários, um deles seria se o país fechasse completamente as portas para imigração. Obviamente que isto não acontecerá, mas a hipótese é levantada para comparar este primeiro panorama com o segundo, que é a imigração ser de 1% da população total por ano.

Sem a imigração, a força de trabalho do Canadá encolheria significativamente, desacelerando a taxa de crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,3% até 2040. Consequentemente, as taxas e impostos aumentariam, devido a queda dos contribuintes. Esta última consequência também afeta os padrões de vida da população e ameaça o governo federal, juntamente com os províncias, de terem que cortar despesas, principalmente com saúde pública.

A imigração vem desempenhando um papel econômico e social vital no país, pelo que aponta o relatório visto que, somente ela representa três quartos do crescimento anual total da população e é responsável por quase todo o aumento da força de trabalho. A Conference Board of Canada já projetou que a chegada de estrangeiros no país será responsável por 100% do crescimento anual da taxa populacional até 2034.

imigrantes no canada

Ações governamentais

No entanto, o relatório do órgão também adverte que o aumento da taxa de newcomers exige providências do governo canadense no sentido de uma melhor adaptação a cultura local e, principalmente, melhores e maior número de oportunidades de trabalho. Para isso, a pesquisa indica algumas ações que podem ser tomadas pelos governantes:

  • Melhorar a integração dos estrangeiros com o mercado de trabalho para que cada um possa contribuir de uma maneira mais efetiva com a economia do país;
  • Identificar maneiras de melhorar o fluxo da economia, criando mais oportunidades de trabalho tanto para imigrantes quanto para nascidos no Canadá, fazendo com que ambos tenham qualidade de vida como saúde e educação, além de moradia a um preço acessível;
  • Garantir o apoio público a imigração, por meio de maior incentivo aos programas já existentes e também gestão de fronteiras.

Outro conselho dado, por meio dos autores do relatório, é facilitar e melhorar os processos do Family Class Sponsorship. Para eles, o incentivo a imigração econômica é fundamental, porém ele deve andar lado a lado com o Family Class. Os especialistas afirmam que além de melhorar a taxa de retenção de imigrantes,  trazer a família para viver no território faz com que os newcomers se tornem mais produtivos e se integrem de maneira mais rápida e fácil a sociedade.

Fonte: https://www.conferenceboard.ca/.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet