O Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC) anunciou na última semana (11 de janeiro de 2019), que a partir do dia 28 deste primeiro mês do ano, o programa federal Parents and Grandparents Sponsorship (PGP) estará aberto para que os sponsors possam aplicar e assim manifestar o interesse em patrocinar pais e avós e realizar os procedimentos exigidos pelo órgão. É importante ressaltar que a imigração canadense receberá as aplicações no sistema first-in-first-served, ou seja, os primeiros cadastrados no sistema serão os que terão sua manifestação de interesse analisada antes.

O formulário para os aplicantes manifestarem a vontade de patrocinar um membro da família estará disponível a partir do meio-dia (Eastern Time, hora local de Toronto, GMT-5), do dia 28 de janeiro de 2019. Ele ficará no ar até receber um número específico de 20 mil aplicações. Após esta quantidade ser atingida, a submissão do formulário não será mais possível. A diretora da Immi Canadá e consultora de imigração, Celina Hui, juntamente com a especialista Evelyn Bauer, farão um webinar para falar mais a respeito do tema, dar detalhes, dicas, além de informações exclusivas. O evento acontecerá no dia 22 de janeiro, às 16h (Pacific Time, hora local de Vancouver, GMT-8 – 22h do horário de Brasília) e para se inscrever basta acessar este link.

O comunicado foi a público na semana passada, anunciado pelo ministro da imigração canadense, Ahmed Hussen, que declarou que o PGP 2019 inclui um novo, aprimorado e simplificado processo de registro de informações. Com o sistema, ele garantiu que a aplicação continuará justa para todos e fácil de ser acessada e preenchida pelos aplicantes, pois todo o procedimento é feito online. As manifestações de interesse cadastradas de maneira completas e corretas no sistema serão chamadas para completar o processo, de modo que a análise será feita por ordem de recebimento, até atingir o número de 20 mil.

parents and grandparents

Entre as mudanças e melhorias do sistema, o IRCC anunciou que o primeiro requisito é que o sponsor em potencial terá de fazer o upload de um documento canadense oficial, que contenha o status legal no país, sendo aceitos: certidões de nascimento, certidões ou cartões de cidadania, passaporte, confirmação de residente permanente, cartão de residente permanente, registro da chegada no país (caso o residente ainda não tenha recebido o cartão) ou certificado de status de indígena. Segundo o órgão, o sistema também foi aprimorado para incluir recursos que ajudarão os oficiais de imigração a detectar envios duplicados e possíveis fraudes.

O IRCC aconselha que os interessados devem enviar o formulário o quanto antes, quando as aplicações forem aceitas, observando se atendem os requisitos mínimos de renda exigidos (para ver quais são os valores, clique aqui).

Números e dados

O processo visa o reagrupamento familiar, convidando cidadãos canadenses ou residentes permanentes a trazer seus pais ou avós para viverem no Canadá permanentemente. Dado o contínuo interesse no programa, o IRCC aumentou o limite anual de pedidos que serão aceitos.

Neste ano serão 20 mil, que é um número quatro vezes maior que o aceito em 2015. Os níveis altos de admissão e um esforço contínuo do órgão de imigração nos últimos anos fizeram com que o atraso no PGP fosse reduzido. A fila de espera caiu de 167 mil processos, em 2011, para cerca de 28 mil pessoas em outubro do ano passado, o que fez com que o tempo de processamento caísse de cerca de oito anos, para apenas dois.

Para Hussein, “o reagrupamento familiar é uma prioridade de imigração. Ele apoia a prosperidade econômica do Canadá e fortalece ainda mais nossas comunidades. Pais e avós muitas vezes ajudam a cuidar de crianças, aumentando a capacidade dos pais de trabalhar, estudar e fazer contribuições significativas para suas comunidades. Ao reunir cidadãos canadenses e residentes permanentes com seus pais e avós, não apenas ajudamos essas famílias a obter sucesso – isso também beneficia nosso país inteiro”, declarou o ministro.

parents and grandparents

Funcionamento e critérios de elegibilidade

O processo do PGP funcionará em etapas, como divulgado pelo departamento de imigração canadense (leia a notícia na íntegra clicando aqui). A primeira parte será a submissão, por parte do sponsor, ou seja, do filho ou neto, que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadenses e satisfaçam as exigências de renda, de um formulário indicando seu interesse em patrocinar seus pais ou avós.

*Para mais detalhes sobre o perfil do sponsor e documentos necessários clique aqui.

Após o preenchimento, o aplicante deve aguardar, visto que a segunda etapa depende do IRCC. Quando o número atingir os 20 mil e as aplicações forem encerradas, serão analisados todos os envios e removidos os duplicados. Em seguida eles enviarão um convite aos sponsors para submeter uma inscrição completa, na ordem em que foram recebidos os formulários de interesse.

A terceira etapa é o envio da documentação completa por parte do sponsor. Após recebido o convite oficial, o aplicante tem 60 dias para enviar os documentos solicitados. A princípio o programa abre apenas uma vez por ano e, embora o IRCC retenha as aplicações que não receberão o convite em 2019 para análise em 2020, é importante submeter o formulário o mais rápido possível, pois ele é disponibilizado a todos os residentes ou cidadãos canadenses e o limite costuma ser atingido rapidamente.

A Immi Canadá, por meio de seus especialistas em imigração, oferece o serviço de assessoria também para o Parents and Grandparents, preparando, preenchendo os formulários e conferindo todos os documentos, tanto os brasileiros como os canadenses, para que o processo seja aplicado, processado e aprovado com sucesso. Envie um email para contact@immi-canada.com e saiba mais detalhes!

*Veja mais informações sobre o Parents and Grandparents clicando neste link.

Para serem elegíveis, tanto os filhos ou netos como os pais e avós devem cumprir algumas normas estipuladas pelo IRCC. Primeiramente o sponsor deve ser um cidadão canadense ou residente permanente e provar uma renda mínima declarada no tax return dos últimos três anos. Veja os valores exigidos na tabela abaixo.

parents and grandparents

Fonte: IRCC.

Como mencionado, o filho ou neto residente no Canadá deve submeter a cópia digital do documento que comprove status legal no país. Para o sponsor também será solicitado: nome completo como está no documento, data de nascimento, país de origem, endereço residencial, email, número de membros do núcleo familiar e número total de pessoas que deseja patrocinar. Para os patrocinados será exigido os nomes completos e datas de nascimento. Será solicitado a assinatura eletrônica do sponsor e o mesmo responderá à pergunta se atinge os requerimentos de renda necessários.

*Para aplicantes e membros da família que residem e continuam com a intenção de residir em Quebec, após serem aprovados no processo federal do PGP, será necessário atender às exigências específicas da província.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook