Quando a vontade de morar no Canadá bate, é preciso planejar, pesquisar, escolher muito bem seu agente de imigração e claro, ver qual província e cidade se encaixam melhor com seu estilo de vida, clima, custos, gostos pessoais e uma série de outros fatores. E muitas são as opções: Ontario, British Columbia, Manitoba, Alberta e várias outras!

Por isso, aqui no blog da Immi, você vai ter acesso, a partir de agora, a série províncias do Canadá. Vamos falar de todas elas, passando por aspectos demográficos, principais cidades, clima, geografia, características culturais, atrações, dentre outras informações.

Vamos começar com a província queridinha dos imigrantes: Ontario! Segundo dados do Statistics Canada, ela é a região mais populosa, sendo que cerca de 40% dos canadenses vivem dentro de suas fronteiras. Ela também é lar da capital do país, Ottawa e onde fica a maior cidade de todo o território nacional: Toronto.

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

Em área total, Ontario é a segunda maior do Canadá, perdendo o posto para Quebec. Fica no centro-leste do país e, além de fazer divisa com as regiões de Quebec e Manitoba, faz com os Estados Unidos, tendo fronteiras compartilhadas com os estados de:

Minnesota;

Michigan;

Ohio;

Pensilvânia;

Nova York.

Clima

Por ser um território extenso, o clima na província varia bastante, porém possui a característica, assim como todo o Canadá, de ter as estações do ano bem definidas e cada qual com suas particularidades. O tempo é afetado por três fontes de ar: ar frio, seco e ártico do norte (fator dominante durante os meses de inverno e por uma parte mais longa do ano no extremo norte de Ontário).

ontario-canada-toronto

Como acontece normalmente, quanto mais ao norte, mais frio será o inverno. Porém, falando de Toronto, a média de temperatura no verão fica entre 18 e 27 graus em julho, sendo que no inverno os termômetros ficam na média dos -7 (mês de janeiro).

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

Atrações

A província mais populosa do país, além de multicultural e casa da maior parte dos imigrantes que escolhem o Canadá como lar, é repleta de atrações e pontos turísticos. Ademais, as maiores cidades sempre promovem programações culturais aos moradores e turistas, como festivais de cinema, patinação no gelo na época do inverno, feiras gastronômicas, sessões de cinema ao ar livre, brincadeiras para as crianças e entretenimento para os adultos. Ah, não podemos esquecer de citar que os canadenses adoram programas ao ar livre, principalmente quando a primavera dá o ar da graça. Então, parques, praias de lagos, praças e regiões para acampar e esquiar são abundantes em todas as regiões. Atrações não faltam! Confira uma pequena lista das principais:

  • CN Tower (Toronto);
  • Toronto Zoo (Toronto);
  • Canadian Nacional Exhibition (Toronto);
  • Toronto Island (Toronto);
  • Saint Lawrence Market (Toronto);
  • Algoquin Park (Toronto);
  • Festival das Tulipas (Ottawa);
  • Aboriginal Experiences (Ottawa);
  • Casino du Lac-Leamy (Ottawa);
  • Niagara Falls (Niagara Falls);
  • Niagara on The Lake (Niagara Falls);
  • Canada’s Wonderland (Vaughan).
ontario-canada-toronto

Os parques nacionais da região podem ser vistos no site https://thecanadaguide.com/places/national-parks/.

*Para a prática de ski e snowboard, Ontario possui vários locais. Confira uma lista deles clicando neste link

Educação

Diferentemente do Brasil, o ano letivo no Canadá inicia em Setembro, terminando, geralmente, no final de Junho. Nos meses de Julho e Agosto acontecem as férias de verão. Na província de Ontario, os canadenses, residentes permanentes e filhos de estudantes internacionais podem se matricular nas escolas públicas entre quatro e 18 anos, desde que sejam cumpridos alguns requisitos. Saiba mais a respeito neste link.

Como característica do país, a educação é descentralizada, ou seja,  o Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e regulamentar a educação. Ao invés disso, ela é responsabilidade das províncias e territórios. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o seu sistema educacional.

No que diz respeito aos alunos internacionais, a localidade está repleta de instituições de ensino que aceitam os alunos, que podem ser tanto públicas como privadas. 

ontario-canada

Arte, cultura e gastronomia

Diversidade cultural é a marca do Canadá e, mais ainda, da província de Ontario. A região abriga diversos museus, galerias de arte, espaços artísticos para expressar a arte de rua, distrito fashion, Beco do Grafite, lojas dos mais variados perfis e bairros que possuem suas características particulares, além de regiões com uma concentração maior de imigrantes de determinado país, como por exemplo a Little Portugal e a Little Italy.

A gastronomia existente é variada e extensa, não porque o Canadá possui uma imensa diversidade gastronômica, mas o motivo é claro: a multiculturalidade traz também a comida de todos os cantos do mundo com ela. Então os moradores, estudante e viajantes podem encontrar desde o famoso Tim Hortons (café canadense semelhante ao Starbucks), comida de rua, culinária árabe, indiana e chinesa,  até restaurantes sofisticados e de gastronomia molecular, por exemplo.

*O Canadá também possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

Ontario também  é o destino mais popular no país para intercambistas e estudantes do mundo todo. Quem inicia sua pesquisa para imigrar para terras do True North logo descobre que existem diversas maneiras de virar residente permanente. Dentre elas, além do federal Express Entry, imigrar através de um dos Provinvial Nominee Programs (PNP’s) é bastante popular entre os que escolhem o Canadá como destino.

canada-flag
Canada Flag Sign isolated on sky

O Ontario Immigrant Nominee Program (OINP) é o mais popular dos programas. O OINP possui algumas categorias e uma delas passa pelo funil do Express Entry. De maneira geral, o interessado pode se candidatar se é um trabalhador estrangeiro que cumpre os requisitos exigidos pela região, um estudante internacional, empresário ou empreendedor. O programa é operado pelo governo de Ontario em parceria com o federal, através do Immigration, Refugees and Citizienship Canada, sendo projetado para atender as necessidades do território no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e mercado de trabalho.

*Veja mais detalhes do processo de imigração para Ontario acessando este link.  Além disso, a Immi Canada auxilia em todo o processo de imigração provincial. mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook