Como já falamos diversas vezes aqui, as estações do ano no Canadá são bem definidas: primavera, verão, outono e inverno (para saber mais sobre as características de cada uma, clique aqui). Elas possuem suas particularidades, sendo que em cada época do ano precisamos ter cuidados diferentes com a nossa saúde. Isso se aplica principalmente a nós, brasileiros que estamos acostumados com um clima mais ameno e regular durante todo o ano, sem grandes variações de temperatura, como acontece em terras canadenses.

Pensando nisso, preparamos este artigo elencando os principais cuidados com a saúde que cada uma das épocas do ano demanda. É importante frisar que é preciso se atentar ao clima e ao sinais do corpo. Como o frio é intenso e o clima é característico de um país do hemisfério Norte do planeta, a adaptação requer alguns cuidados , pois são temperaturas e condições completamente diferentes das quais nosso organismo está acostumado.

Inverno

no canada

É a época mais temida do ano por todos os brasileiros que vão ao Canadá. Com certeza, quando comenta-se com a família que se está indo morar no país, invariavelmente se ouve: “nossa, mas cuidado para sobreviver no frio”, ou “que coragem, eu não conseguiria viver naquele frio”. E sim! Existe uma vida ativa e animada mesmo no mais rigoroso inverno do país. O motivo é bem simples: infraestrutura. Todos os locais são preparados para as temperaturas abaixo de zero, com calefação e aquecimento que vão fazer com que você se sinta bem com uma simples camiseta de mangas curtas.

Alguns cuidados, além de roupas adequadas para ambientes externos como casacos, botas, calças e blusas térmicas e alguns acessórios como luvas e cachecóis são essenciais. No inverno, a pele fica extremamente ressecada, então creme hidratante é item obrigatório de uso diário, além de um hidratante labial para que a região da boca não fique rachada. Além disso, como o ar fica bastante seco, muitas pessoas optam pelo uso do humidificador de ar em casa, ele ajuda também na questão da pele e ressecamento das narinas causado pela calefação.

Tomar vitamina C, manter-se hidratado e usar filtro solar vale para todas as estações climáticas, mas no inverno este cuidado deve ser intensificado. É importante também manter-se ativo, mas com segurança. No frio as pessoas tendem a permanecer mais em casa, saindo menos para atividades recreativas, o que é errado, pois essa reclusão pode causar tristeza e, em alguns casos mais graves, até uma depressão. Existem diversas atividades que podem ser feitas em ambientes fechados e outras a céu aberto, como todos os esportes de inverno. Por isso é importante manter também a saúde da mente, mas sempre com cuidado.

Leia mais sobre o inverno canadense acessando este link www.immi-canada.com/sera-que-vou-me-adaptar-ao-frio-do-canada/.

Primavera

no canada

Embora seja um estação linda, onde todas as árvores e plantas que ficaram secas devido às baixas temperaturas no inverno voltam a florescer, colorindo a cidade com tons incríveis, são necessários cuidados pois a temperatura costuma oscilar bastante nesta época, com dias mais quentes e também períodos frios. Nestas mudanças, nossa imunidade fica mais baixa e o risco de resfriados aumentam.

A estação é característica por ser um período mais propício a alergias, pois o pollen é bastante presente no ar. Portanto vitamina C, um bom período de descanso e sono e um anti-alérgico de prontidão em casa são elementos e atitudes essenciais para se manter saudável na estação.

Verão

no canada

O verão no Canadá é, sem sombra de dúvidas, a época mais agitada e curtida pelos canadenses e moradores locais. Existem milhares de atividades ao ar livre em todos os lugares, diversos parques e praças para se ir com programações e festivais diversos, bares, restaurantes e a vida noturna também cresce no período. A época com as maiores temperaturas do ano é bastante seca, principalmente nos dias mais quentes, o que requer um cuidado especial com a hidratação, sempre ingerindo muito líquido, principalmente água.

Protetor solar é requisito obrigatório todos os dias, mas no verão este cuidado deve ser intensificado no que diz respeito a reaplicação quando ficar exposto aos raios solares. Além disso, é sempre aconselhável ficar atento a previsão do tempo e ao Air Quality Health Index (clique aqui para acessar), que mede a qualidade do ar e mostra o quão perigoso é para as pessoas se exercitarem na rua.

Outono

no canada

O outono é o período do ano onde os canadenses e residentes tomam a vacina de gripe. É  importante se prevenir contra o mal, por isso é aconselhável que todos vão até o ponto de aplicação mais próximo e fiquem imunizados. A estação é linda, com uma cor toda especial pois são os meses em que as folhas das árvores (principalmente a maple leaf) ganham cores diferentes, passam de verde para vermelho, algumas um tom alaranjado e, outras ainda, ficam amareladas.

Os três meses da estação são os últimos dias de temperaturas mais amenas antes do inverno chegar. Então a dica também é aproveitar para se exercitar ao ar livre e realizar atividades.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.