Previsão do tempo: neve em grande parte do Canadá neste início de 2018! O período de inverno requer cuidados especiais, principalmente em terras canadenses, cujos termômetros chegam a marcar muitos graus abaixo de zero. São regras básicas nunca esquecer as roupas e acessórios adequados, as doses extras de vitamina D, os cremes para a pele, entre outras providências que são fundamentais para a saúde. E há ainda uma preocupação adicional entre as pessoas que precisam dirigir durante esta estação do ano… e é isso que vamos abordar desta vez.

As estatísticas canadenses comprovam que existem sim diversos acidentes com veículos que ocorrem especialmente nos dias de alta incidência de neve. Claro que a primeira dica é trafegar mais devagar, não tem jeito! O excesso de velocidade já é arriscado no trânsito normal, imagine você em quanto o perigo aumenta em dias congelantes.

Também vale reforçar que em qualquer estação do ano é preciso sempre verificar todas as condições do automóvel, fazer as revisões necessárias para que o seu carro nunca te deixe na mão em nenhuma ocasião. Além dessas dicas, trouxemos mais alguns pontos importantes que devem ser observados. Desta forma você, sua família e amigos podem até guiar com o objetivo de aproveitar bastante os passeios nas montanhas, as pistas de patinação e outras atrações imperdíveis do inverno no Canadá, sempre com segurança.

Em primeiro lugar, confira esse rápido vídeo elaborado pela província de Ontário (Canadá) que ilustra bem algumas observações úteis para quem vai dirigir no inverno:

 

Gostou do vídeo? Então leia agora mais informações que selecionamos a respeito deste tema:

Cuidados antes de partir…

Planejamento: verifique as condições em que está a estrada a qual irá percorrer, as rotas alternativas, principalmente se a viagem for mais longa. Se atualize pela internet e noticiários locais, veja a previsão de tempo e quais são os telefones de contato em caso de emergência. Pode parecer exagero, mas não é, pois existem localidades em que há mudanças bruscas de temperatura, o que pode obrigar o motorista a parar no meio do nada, por exemplo.

Verificação de segurança: dê uma volta no seu carro, nunca deixe de se certificar que os espelhos e retrovisores, janelas, teto, e todas as partes do veículo estão livres de neve ou gelo. Teste também toda a parte de iluminação, elétrica, óleo e nunca ande com pouco combustível.

Pneus de neve: existem pneus que são específicos para o inverno (winter tire), pois eles ajudam na hora de obter mais aderência ao solo, e assim cresce a segurança tanto durante o caminho a percorrer, quanto no momento de brecar. Esses modelos são adaptados para não sofrerem alterações ou deformações nas baixas temperaturas.

Materiais de segurança e “limpeza”: mantenha no carro itens de emergência como lanterna, e também aqueles que facilitem a remoção da neve, como escovas / raspadores, pá leve, fluído para o para-brisa, anticongelantes, “block heater” (aquecedor para o carro), luvas, kit de primeiros socorros, etc. Você encontra vários destes produtos úteis em lojas como a “Canadian Tire”, que está presente em muitas localidades do país.

Procedimentos na estrada

  • Mantenha uma distância segura entre os carros, e durante o dia mantenha a luz baixa de seu veículo sempre ligada, tanto para aumentar a sua visibilidade quanto para auxiliar a visão dos outros motoristas sem atrapalhar.
  • Atenção redobrada, pois a pista fica escorregadia. Lembre-se que às vezes uma manobra que em condições normais é bem simples de ser feita, pode se tornar difícil em meio à neve. Desta forma é preciso bastante cuidado em cada movimento.
  • No inverno as temperaturas podem mudar de forma rápida, o que pode causar fenômenos como, por exemplo, o chamado “black ice” que forma uma camada de gelo na pista. Nesta situação dirija o mais devagar possível, e não acelere ou breque bruscamente.

Extras!!!

Para mais dicas de como dirigir com segurança no inverno canadense, clique aqui.

E leia também… “Vai dirigir no Canadá? Você precisa saber disso!”

 

Fontes: https://canadasafetycouncil.org/traffic-safety/winter-driving-tips / http://www.icbc.com/road-safety/driving-tips/Pages/Winter-driving.aspx

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.