Nos últimos anos muitas pessoas estão realizando o sonho de viver como residentes permanentes no Canadá por intermédio do Express Entry (EE). Trata-se de um processo de imigração baseado na atribuição de pontos aos candidatos a partir uma série de requisitos e regras. Fatores como a escolaridade, a idade e experiência profissional, são levados em conta, e um outro item que tem um grande peso na elegibilidade e pontuação final é a proficiência no Inglês ou Francês.

Desta vez vamos falar a respeito dos testes cujas notas são aceitas pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada) como comprovação do conhecimento especificamente em Inglês, que são o IELTS e o Celpip. Mas antes, veja um vídeo feito pela consultora de Imigração, Celina Hui, que traz um resumo das oportunidades de imigrar para esta porção da América do Norte via EE:

 

 

Como provar o conhecimento no idioma “Inglês”?

Grande parte dos brasileiros que tem o objetivo de imigrar via Express Entry optam por fazer uma das provas que avaliam o idioma Inglês, e neste momento as opções oficialmente aceitas são somente o IELTS e o Celpip. Vale lembrar que as pessoas que possuem o conhecimento em Francês devem fazer o exame chamado TEF para obter os devidos pontos.

IELTS – International English Language Testing System

Atualmente, se você está no Brasil a única opção é fazer o IELTS, pois o Celpip é aplicado no Canadá (há somente uma unidade fora do país que fica em Dubai). Este é um teste bastante tradicional e popular, de responsabilidade da “British Council, IDP: IELTS Australia and Cambridge English Language Assessment”, que existe há mais de 25 anos. A prova é aplicada em mais de 100 países, e a versão voltada para fins de imigração neste caso é a “General Training”.

O IELTS avalia as habilidades de ouvir (listening de 30 minutos), ler e interpretar (reading de 60 minutos), escrever (writing de 60 minutos) e falar (o speaking dura em média de 11 a 14 minutos) em Inglês, numa prova cujo tempo total é de 2 horas e 45 minutos. O formato é em papel, ou seja, nenhuma das etapas é feita no computador, e a parte em que serão pontuados os conhecimentos da fala o candidato irá conversar individualmente com um examinador.

 

A pontuação varia entre 0 e 9 e as notas alcançadas se transformam em pontos de acordo com os critérios do Canadian Language Benchmarks (CLB), que vai de 4 a 10. Veja a tabela que explica mais detalhes sobre esse “ranking” no texto CLB x IELTS – Equivalência das Notas.

Saiba que existem mais de 1.100 endereços espalhados pelo mundo aptos para a aplicação deste teste, o resultado do exame sai em 13 dias após a realização da prova e tem validade de dois anos.

Celpip – Canadian Exam Language Proficiency Index Program

O Celpip é uma opção de teste para quem já está no Canadá (ou em Dubai) e sua pontuação também é aceita pela imigração no Express Entry. A responsabilidade por esta avaliação é da Paragon Testing Enterprises, uma subsidiária da Universidade de British Columbia e tem base no Inglês canadense.

Para fins de imigração a versão aceita é o “CELPIP General” e também atribui notas para as mesmas competências do IELTS (escutar, leitura, escrita e fala). Neste caso, os candidatos realizam todos os componentes do exame através de um computador, no tempo máximo de três horas. Desta maneira, a interação é feita via máquina, com um fone de ouvido e tudo sendo gravado.

 

O resultado final se dá a partir de uma pontuação que varia de M (0,1,2) considerada a proficiência mínima, e segue até o máximo de 12 pontos que representa que o candidato tem um “conhecimento avançado” no idioma. As notas saem em oito dias úteis, mas quem quiser obtê-las antes desse prazo precisa pagar uma taxa extra ao se registrar para fazer a prova.

Há cerca de 40 unidades espalhadas pelas províncias canadenses que aplicam os exames do Celpip. Lembrando que existe também o “Celpip General LS (Listening e Speaking)” que deve ser feito para quem já é um residente permanente no país e está na busca de ser oficialmente um cidadão canadense, sendo assim aceito pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada). Para mais detalhes clique aqui.

E mais…

Confira todas as equivalências de notas dos testes aceitos pela imigração canadense aqui.

Modelos gratuitos dos testes

Se você já está se preparando para realizar o IELTS ou Celpip (ou vai começar a partir de agora!), saiba que as empresas que ministram os exames disponibilizam muitas dicas e modelos que servem de base para os candidatos. Confira abaixo os respectivos links e boa sorte!

IELTS

Celpip

 

Pretende aplicar para o Express Entry? Nós podemos te ajudar… conte com a Immi Canada ?

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.