O novo portal Arrima da província francófona canadense foi lançado no dia 18 de setembro (terça-feira) e já está aceitando novos inscritos para seus programas de imigração Quebec, por meio da submissão de uma Expression of Interest (EOI). Então, a partir da data de lançamento da nova ferramenta, os interessados em morar na região por meio de qualquer categoria do Quebec Skilled Worker Program (QSWP), terão seus primeiros passos no novo site Arrima.

*Clique aqui e acesse o novo portal.

O governo da localidade anunciou a mudança para um sistema de manifestação de interesse por meio de uma EOI em março deste ano, com a liberação de novidades e mudanças gradativas nas regras. Porém, o funcionamento do novo programa entrou em vigor no mês passado, quando o órgão responsável revelou detalhes do ranking.

Escrevemos vários artigos a respeito do tema, confira abaixo:

imigracao quebec

O Mon Project, antigo sistema utilizado pela parte francesa do Canadá, não será mais usado. Ele funcionava no esquema de first-come, first-served application process, o que significa que a imigração analisava as demandas por ordem de recebimento de aplicações. Com o Arrima é possível apresentar e preencher uma EOI a qualquer momento, gratuitamente. Lembrando que não há limites para perfis no banco de dados. É aconselhável o uso de um computador ou tablet para acesso ao portal, pois o mesmo não permite navegação pelo celular. Os responsáveis divulgaram que, durante o período alto de tráfego, uma sala de espera virtual irá organizar os acessos, para que todos os interessados consigam preencher suas aplicações e o sistema não fique sobrecarregado.

Após o usuário ser redirecionado para o portal, ele terá 90 minutos para acessar o que precisar. O Ministry of Immigration, Diversity and Inclusion (MIDI) da província recomenda que os que estão preenchendo suas aplicações salvem com frequência o conteúdo para não correr o risco de perder as informações quando os 90 minutos expirarem. Após criar um perfil, o aplicante possui um período de 30 dias para completar sua aplicação, que fica válida e no banco de dados do Arrima por um ano.

Elegibilidade e mudanças

Para preencher um perfil no Arrima, o pré-requisito principal é ter pelo menos 18 anos de idade. Após completar sua aplicação no sistema, o candidato entra em um pool de aplicações. Os perfis cadastrados no banco de dados receberão uma pontuação, baseada em um ranking que levará em consideração experiência de trabalho qualificada, escolaridade, proficiência em francês ou inglês, prova de fundos financeiros para se manter na província por um determinado período, dentre outros fatores. Os candidatos com maior pontuação serão selecionados para dar continuidade no processo, indo para as etapas e análises seguintes, sendo que o MIDI garante que todos os perfis serão avaliados.

É importante ressaltar que alcançar a pontuação mínima não significa que o candidato irá receber a Certificat de Séléction du Québec (Certificado de Seleção do Quebec ou CSQ). O governo da província fará rodadas de convites regulares conforme a demanda e necessidades internas do território.

Segundo o governo da região francófona, a intenção é reduzir o tempo de processamento das aplicações para, no máximo, 12 meses. Esta é uma novidade bem-vinda aos interessados, visto que em alguns períodos esta espera chegou aos 32 meses. Além disso, por mais que o candidato possua uma pontuação alta em diversos critérios de elegibilidade, é exigido o domínio do idioma francês, com uma nota mínima no nível B2 do teste de proficiência Test de Connaissance du Français Quebec (TCF-Q).

Para acessar a nova tabela de pontos e classificação da região, em vigor desde o dia 2 de agosto de 2018, clique aqui. A província também divulgou uma nova List of Areas of Training, que também está válida desde a mesma data do ranking. Ela nada mais é do que a lista das profissões em demanda na província e quanto cada uma delas pontua no processo. Acesse este link para saber quais são elas.

Após receber o CSQ, o aplicante principal e a família devem pagar uma taxa ao departamento de imigração para o processamento de toda a aplicação. A quantia, atualizada e em vigor desde janeiro deste ano, é de CAD$ 785 para o aplicante principal e CAD$ 168 para cônjuge ou dependente menor de idade (clique aqui e veja mais informações a respeito das taxas e formas de pagamento).

Também no quesito comprovação financeira, a localidade exige um valor mínimo em conta para que a família ou indivíduo possam se manter na província por um período de três meses. Este montante varia conforme a quantidade de filhos e pessoas que estão na mesma aplicação. Para um adulto, por exemplo, o valor vigente é de CAD$ 3.135,00. Dois adultos precisam comprovar CAD$ 4.597,00 e assim sucessivamente. Acesse a tabela completa de valores clicando aqui.

Fontes: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/arrima/index.html

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/actualites/actualites-2018/lancement-arrima.html

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet