O ano de 2015 foi marcado pela posse do atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, do partido liberal. Ele ocupa o cargo de maior importância do país, o que no Brasil é equivalente ao de presidente, e seu mandato irá até 2019. A política de imigração sempre foi uma de suas grandes bandeiras, inclusive há pouco tempo foi anunciado que o “Canadá receberá um milhão de imigrantes até 2020”.

Justin Trudeau irá comemorar o seu aniversário de 46 anos no próximo dia 25 de dezembro. Ele nasceu em Ottawa, é o filho mais velho de Pierre Elliott Trudeau, que no passado também ocupou a posição de primeiro-ministro canadense. Ele é um educador, que já estudou Literatura na Universidade McGill em Montreal, e também engenharia; uma de suas outras formações é de Bacharel em Artes.

Sua trajetória política, muito fortemente influenciada pelo pai, contou com o envolvimento e ativismo em defesa de questões ligadas aos jovens e meio ambiente. Em sua campanha eleitoral, além de dar ênfase à importância de uma ampla política de imigração, estiveram ainda em pauta o fortalecimento da classe média e a geração de emprego em todo o país.

Declaradamente feminista, Justin nomeou o primeiro gabinete com equilíbrio entre os gêneros do Canadá, e ganhou rapidamente destaque entre os maiores líderes do mundo. No país, não existe uma unanimidade quanto ao seu modo de governar, mas ele continua sendo um forte candidato para a reeleição que se aproxima.

Mais curiosidades sobre Justin Trudeau e sua família

– Em abril de 1972, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, homenageado em um baile de gala na capital canadense, Ottawa, ergueu sua taça e disse: “Esta noite vamos dispensar as formalidades. Quero fazer um brinde ao futuro primeiro-ministro do Canadá, Justin Pierre Trudeau”. Ele se referia ao filho do então primeiro-ministro, Pierre Trudeau, nascido quatro meses antes.

 

– O pai de Justin, Pierre Trudeau, que morreu no ano 2000 aos 81 anos, conheceu a esposa Margaret Sinclair em uma viagem de férias no Taiti, em 1967. Na época, o político já era ministro da Justiça, era 29 anos mais velho que a moça, ostentava uma fama de playboy e ex-namorado da famosa cantora e atriz Barbra Streisand. Por tudo isso, ele teve que batalhar para conquistar Margaret, que nasceu em uma rica família canadense.

 

– A partir dos 6 anos de idade, Justin já acompanhava o seu o pai em viagens de trabalho e com ele visitou mais de 50 países, além de conhecer muitas pessoas ilustres, como por exemplo, a britânica Margaret Thatcher. Na história consta que Pierre Trudeau foi o responsável por transformar o Canadá em uma nação bilíngue, além de legalizar o divórcio, regulamentar a lei que permite o aborto e ainda descriminalizou a homossexualidade.

 

– Desde 2005, Trudeau é casado com Sophie Grégoire, uma produtora de televisão e rádio de Quebec, e juntos tiveram três filhos: Xavier, Hadrien e Ella-Grace. Sempre muito bem-humorado, em uma entrevista, quando perguntaram a Justin quem deveria interpretá-lo em filme sobre a sua vida, ele respondeu que indicaria a atriz “Meryl Streep”.

 

– Em 2012, Trudeau, participou de uma luta para arrecadar fundos para uma instituição de caridade. Seu adversário foi um senador do Partido Conservador, faixa-preta de karatê e favorito nas bolsas de aposta. Trudeau venceu, e com isso o senador que perdeu precisou cortar seus longos cabelos e usar uma camisa do Partido Liberal por uma semana.

– Justin foi professor na província de British Columbia, especificamente na cidade de Vancouver, aonde ele lecionou por alguns anos disciplinas como francês e também matemática.

 

– No ano de 2016, Trudeau foi o primeiro chefe de Estado a desfilar na Parada GLBT de Toronto. E ao contrário do que muitos possam imaginar, ele dispensou carro blindado ou alegórico, e circulou livremente no meio das pessoas.

 

– Em um debate sobre igualdade de gêneros realizado na Suíça, o primeiro-ministro canadense afirmou “Nós não devemos ter medo de usar a palavra feminista. Homens e mulheres deveriam usá-la para se descrever quando quiserem”, e foi bastante aplaudido.

 

– Diferentemente do que anunciou o presidente americano Donald Trump quanto a suas sanções à chegada de estrangeiros no país, o canadense sempre reforçou que irá continuar aceitando refugiados com diferentes políticas de apoio. Atualmente, o ministro da Imigração nomeado por ele é Ahmed Hussen, que chegou ao Canadá em 1993, ainda adolescente, como refugiado da guerra da Somália.

 

Fontes: https://www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.html  / https://pm.gc.ca/eng/photos  / https://claudia.abril.com.br/sua-vida/conheca-justin-trudeau-o-homem-que-esta-desafiando-o-status-quo/   https://oglobo.globo.com/mundo/seis-motivos-para-admirar-premier-canadense-justin-trudeau-19294234

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.