O governo canadense divulgou nesta semana os objetivos relacionados à imigração para os próximos três anos e os dados são animadores: eles pretendem aumentar o número de imigrantes para cerca de 340 mil por ano até 2020, o que nos leva a quantia de 1 milhão de novos moradores para os anos seguintes. A provisão para 2018 é de 310 mil, enquanto em 2019 o número aumentará para 330 mil, chegando a meta de 340 mil em 2020.

Veja o anúncio feito pelo Ministro da Imigração, Ahmed Hussen (fonte e tradução do Euronews):

Motivos

As razões da busca por novos moradores é a crescente falta de mão de obra e a baixa taxa de natalidade. Em 2016 a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elegeu a região da América do Norte como uma das cinco melhores do mundo para se viver. Além disso, outro motivo é a idade da sua população. A The World Factbook, com pesquisa e dados de 2015, estimou a idade média de homens canadenses em 41,6 anos, enquanto a de mulheres é de 43,1 anos. Para se ter ideia de como este número é alto, no Brasil o número de anos da maioria da população fica em cerca de 31,2, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Outro dado importante é que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos no Canadá é de 18% da população total, enquanto as crianças entre 0 e 14 anos somam somente 15,5%. O país é o segundo maior do mundo, um padrão de vida considerado acima da média, uma grande quantidade de recursos da natureza, belas cidades mas, em contrapartida, falta gente. Para se ter uma ideia, segundo o Statistics Canada, no território inteiro vivem cerca de 3,5 pessoas por quilômetro quadrado. Nos EUA vivem 29,1 no mesmo espaço e no Japão, 334 habitantes ocupam a área. Para mais a respeito da demanda de imigrantes, clique aqui.

Dados

Segundo o governo, estes são os níveis mais ambiciosos de imigração da história recente. Hussen também declarou que serão criados novos sistemas e incentivos para receber os recém chegados. “Trazer um recém-chegado para o Canadá é metade do trabalho. Temos de ter a certeza que são dadas a estas pessoas as ferramentas necessárias para serem bem-sucedidas”, afirma. Os valores divulgados vão representar 1% da população nacional o que, segundo o Ministro, será fundamental para que o país continue tendo uma economia competitiva.

Segundo dados disponibilizados pelo Immigration, Refugees and Citizienship Canada (IRCC, antigo Citizienship and Immigration Canada) é claro que eles focarão nos profissionais qualificados. Somente para as categorias de Federal Skilled Worker (FSW), Canadian Experience Class (CEC) e Federal Skilled Trades (FST) o aumento acumulado aguardado para os próximos três anos é de 19,7%. Estas são as categorias principais que passam pelo crivo do Express Entry, para mais informações acesse os links: https://www.immi-canada.com/express-entry-canada-para-imigrar/ e https://www.immi-canada.com/express-entry-duvidas-frequentes-2/.

um milhao de imigrantes

Outra categoria que irá crescer nos próximos anos é a imigração provincial, ou o Provincial Nominee Program (para saber mais sobre o processo de cada localidade, clique aqui). Para 2018 a estimativa é que o número de imigrantes que entrem no país pelas províncias cresça 7,8%, ou seja, vá de 51 mil em 2017 para 55 mil em 2018. Já em 2020 a meta é atingir o número de 67.800, o que representa um crescimento acumulado de cerca de 33%.

No entanto, nem todas as categorias têm previsão de crescimento. O alerta aqui fica para um dos principais sistemas de imigração, o Caregivers. Este programa é voltado para cuidadores de idosos, crianças ou pessoas parcialmente ou totalmente incapazes, e a quantidade de futuros admitidos no processo irá cair. Já em 2017 a redução foi de 18,2%, quando comparamos com o ano passado. O acumulado de redução, nos próximos três anos, será de cerca de 72%. Neste ano foram admitidos 18 mil pessoas na categoria, no próximo serão 17 mil, em 2019 a meta é de 14 mil e, em 2020, apenas 5 mil. Portanto, quem pretende imigrar por este sistema, deve fazê-lo o quanto antes. A Immi Canadá oferece auxilio, consulta e consultoria durante todo o processo, basta acessar www.immi-canada.com ou mandar um email para [email protected].

As projeções representam uma ótima notícia para quem pretende buscar uma vida melhor em terras canadenses. No entanto, especialistas frisam ainda que este número é menor do que o realmente necessário, que seria de cerca de 450 mil novos imigrantes ao ano. Os outros processos de imigração como o de refugiados, sponsor de pais e avós e, por fim, vistos para cônjuges e crianças, também irão admitir mais imigrantes, porém com um crescimento pouco significativo se comparamos aos demais processos (para acessar todos os dado, clique aqui).

Recentemente o governo canadense divulgou os números dos últimos cinco anos. Fizemos um artigo a respeito, onde é possível ter uma boa base de comparação para o próximo período. Acesse o texto neste link.

Fontes:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2017/11/news_release_growingcanadaseconomicfuture.html

http://www.cbc.ca/news/politics/immigration-canada-2018-1.4371146

http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/sd/dsds/2017-2020.asp

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.