Quando falamos em processo de imigração para o Canadá, precisamos pensar em comprovar proficiência em uma das línguas oficiais do país: inglês ou francês. E não, você não necessita ter conhecimento nos dois idiomas para garantir a ida, porém se o seu objetivo é ser residente permanente, terá que apresentar um bom nível de fluência em, pelo menos, uma delas. Este nivelamento é mensurado pela Canadian Language Benchmark (CLB).

O CLB nada mais é do que um sistema de métricas canadense que tem o intuito de mensurar e validar o nível de conhecimento do inglês e francês em testes de proficiência aceitos pela imigração: Canadian English Proficiency Index Program (Celpip), International English Language Testing System (IELTS), ambos para o inglês e Test d’évaluation de français pour le Canada (TEF Canada), Teste de connaissance du français pour le Canada (TCF Canada)

Outros exames, testes e avaliações usam o CLB para medir a fluência no idioma do estrangeiro. Porém, para imigração, somente as modalidades “General Test” são válidas para a comprovação. Como muitos que pretendem imigrar vão com o objetivo de estudar no Canadá para conseguir mais pontos no pool do EE, a maioria das instituições de ensino exigem a modalidade “Academic” de cada um dos exames, tanto para o inglês quanto no francês, que não pode ser utilizada para fins migratórios. Então, caso o interessado estude e depois aplique para um processo de imigração, ele provavelmente terá de fazer os dois exames, em momentos distintos.

ingles

*Veja como imigrar por meio dos estudos clicando aqui.

IMPORTANTE: algumas universidades e colleges possuem testes próprios de proficiência na língua, que o aluno pode fazer assim que chega no Canadá. Consulte essa opção com a instituição escolhida.

Além disso, para fins de obtenção de residência ou nomeação provincial, o teste em questão deve ter sido feito em um período de até, no máximo, dois anos antes da aplicação. Ou seja, você preenche o perfil no site do programa federal Express Entry, recebe a Invitation to Apply (ITA) e, após isso, envia sua aplicação. Seu exame de proficiência na língua deve estar válido neste momento.

*Saiba como imigrar para o Canadá pelo EE clicando aqui.

Importância da nota e como fazer a equivalência

Para se ter uma ideia do quão importante são os testes de nível de fluência, o Comprehensive Ranking System (CRS) do EE dá ao candidato até 150 pontos para aplicantes com cônjuge  e 160 para os sozinhos. Podem ser obtidos pontos adicionais caso o candidato apresente exames com bons níveis de francês, chegando ao máximo de 30 pontos e, ainda, somar mais 50 pontos na categoria de Skill Transferability factors, que combina os fatores educação e idioma.

ingles

*Confira mais detalhes do IELTS acessando este link.

Com relação à nota que a imigração exige, ela varia para cada um dos programas de imigração. Todos os processos solicitam um dos exames para proficiência na língua, mas eles possuem uma exigência de nota diferente, de acordo com as regras de cada um. O Express Entry, por exemplo, administra três processos econômicos. Confira abaixo as exigências deles:

  • Federal Skilled Worker Program: necessário possuir CLB mínimo de 7 em todas as habilidades que são writing, reading, listening e speaking;
  • Federal Skilled Trades Program: necessário possuir CLB mínimo de 4 para reading e writing, enquanto para listening e speaking o CLB mínimo deve ser 5;
  • Canadian Experience Class: necessário possuir CLB mínimo de 7 em todas as habilidades que são writing, reading, listening e speaking, para trabalhos na National Occupational Classification (NOC) 0 ou A e, por fim, pelo menos CLB 5 para profissões no NOC B.

As pontuações variam e o mesmo acontece para outros processos, como os provinciais, pilotos, específicos para investidores, etc. Por isso o mais aconselhável é sempre pedir o auxílio de um profissional no processo e pesquisar muito. A Immi Canada oferece o serviço de consulta de imigração além de toda assessoria durante o procedimento. Acesse www.immi-canada.com/consulta/ ou mande um email para [email protected].

Para calcular o seu CLB é simples. Mas lembre-se, não é porque você tirou 8 no listening do IELTS que seu CLB será 8. Muitos confundem e acabam verificando a informação somente na hora de preencher o perfil no site. Confira abaixo as tabelas correspondentes ao teste e veja qual é seu CLB.

inglês

inglês

inglês

Fonte das tabelas: Immigration, Refugees and Citizienship Canada.

Fontes: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/standard-requirements/language-requirements/test-equivalency-charts.html;

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/documents/language-requirements.html.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.