Uma recente pesquisa divulgada e elaborada pelo CBRE Group Inc., o 2018 Score Tech Talent Report, revelou dados animadores para quem é do ramo de tecnologia e pretende se mudar para Toronto: a cidade liderou, no Canadá e nos Estados Unidos, no que diz respeito ao número de empregos criados no setor tech entre 2012 e 2017. Ela superou, inclusive, os tradicionais polos de tecnologia como a área da baía de San Francisco famosa no ramo, o Vale do Silício.

Mais de 82 mil empregos na área tecnológica foram criados em Toronto no período de cinco anos (2012 a 2017), superando em cerca de 4,3 mil posições o Vale do Silício, durante o mesmo tempo. Somente em 2017, foram 28,9 mil novas vagas, o que significa um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior. Esta porcentagem levou a cidade canadense ao posto de mercado de tecnologia com o crescimento mais rápido na América do Norte pelo segundo ano consecutivo.

No score geral, Toronto ficou em quarto lugar entre as 50 cidades norte-americanas que constituem o 2018 Score Tech Talent Report. O Tech Talent Scorecard é determinado por 13 métricas exclusivas, que incluem o fornecimento de talentos em tecnologia, crescimento, concentração, custos, conclusão de cursos dos colaboradores, perspectivas da indústria para o aumento de vagas na área e também as probabilidades de crescimento nos escritórios.

O diretor executo da CBRE Canadá, Paul Morassutti, ressaltou que Toronto acrescentou mais empregos no setor de tecnologia no ano passado do que a área da baía de San Francisco, Seattle, e Washington DC. A colocação geral de quarto lugar no ranking também entrou para a história: é a primeira vez que uma cidade canadense fica entre os cinco primeiros colocados.

Toronto

Toronto também ficou em primeiro lugar em termos de “brain gain”, que é o número de empregos criados na área menos a quantidade de pessoas que concluíram um curso de tecnologia na cidade. A cidade registrou, no período de cinco anos da pesquisa, um ganho de 55.025, superando os números de San Francisco, 46.529 da Bay Area.

*Confira a busca do país por profissionais de tecnologia da informação clicando aqui.

Em uma pesquisa recente conduzida pelo MaRS Discovery District de Toronto, 45% das empresas de tecnologia que responderam relataram contratar candidatos estrangeiros em 2017. Além disso, 53% tiveram um grande aumento de aplicantes de fora do Canadá em 2017 com relação ao ano anterior.

O crédito ao crescimento de aplicações e contratação de estrangeiros é atribuído, pelas próprias empresas, ao programa canadense Global Talent Stream, que foi lançado em junho de 2017, que monitora, processa e aprova rapidamente o processo de aprovação de visto para trabalhadores estrangeiros qualificados que atendem à necessidades específicas de emprego.

Ottawa lidera categoria de talentos

A cidade de Ottawa, capital nacional do Canadá, ficou em 13o lugar, porém ocupou o primeiro lugar na categoria “Momentum Market”, que observa o mercado de talentos tecnológicos, mostrando o rápido crescimento da América do Norte. Para se ter uma ideia, o crescimento do emprego na área tecnológica em Ottawa foi 3,5% maior do que em Los Angeles. A cidade teve cerca de 15% de aumento de ocupações em 2016 e 2017, enquanto a estadunidense 11,5%.

toronto

O relatório da CBRE mostra que Ottawa possui, em seu território, mais de 1,7 mil empresas de tecnologia e emprega mais de 70 mil profissionais da área. O número representa 11,2% do total de empregos de toda a cidade. Além disso, a pesquisa revela que a concentração de talentos do ramo tech na região do True North é mais de três vezes o valor da média nacional dos EUA.

Um dos motivos, segundo os empresários que coordenam os estudos, é o alto dólar americano, que encoraja cada vez mais as empresas a procurar alternativas e, com isso, começarem a operar no Canadá. Outra razão é que a mão-de-obra qualificada é mais em conta do que nos EUA.

Imigrar como profissional de TI

Quem tem o sonho de sair do Brasil em busca de uma vida melhor em terras canadenses e começa o plano Canadá, com certeza já se deparou com a informação de que os profissionais de TI ou tecnologia da informação (TI na sigla em português e Information Technology – IT – em inglês) são altamente requisitados no país e possuem grandes chances de imigrar se aliarem a experiência profissional com o domínio de uma das duas línguas oficias do país: inglês ou francês.

Em fevereiro deste ano a Randstad Canada divulgou uma lista com as 10 profissões que são e vão continuar sendo as mais requisitadas no território ao longo deste ano (clique aqui e confira a lista completa no artigo que escrevemos a respeito). Entre elas, estão analistas de negócios, engenheiros de software e gerente de projetos de TI.

Toronto

O mesmo estudo também revelou que somente o setor de tecnologia da informação emprega 488 mil profissionais no país, sendo que, deste número, 11,5 mil novas posições foram criadas em 2017. Das novas vagas ocupadas, cinco mil foram criadas e preenchidas em Toronto. Montreal ficou com o segundo lugar, com dois mil novos trabalhadores empregados.

Se você quer dar o primeiro passo rumo à terras canadenses, não deixe de marcar uma consulta conosco. Nossos consultores de imigração irão esclarecer suas dúvidas, analisar o perfil da sua família e traçar o melhor plano para que o sonho vire realidade! Nós também prestamos assessoria durante todo o processo. Acesse www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/ ou mande um email para [email protected].

Fonte: https://www.cbre.com/research-and-reports/Scoring-Tech-Talent-in-North-America-2018.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet