Grupo 1
Grupo 1
Express Entry: como aplicar e preencher os formulários

Express Entry: como aplicar e preencher os formulários

6 de Fevereiro de 2017

Se para um visto de estudo ou turismo o processo de pesquisa e acúmulo de documentos é algo essencial, quando o candidato tem o perfil para aplicar diretamente para o Express Entry esse procedimento inicial leva, pelo menos, o triplo do tempo e requer muito mais cuidado e atenção.

Pensando nisso e na complexidade e importância de todo a ação, a Immi Canadá oferece dois serviços essenciais para quem quer ter êxito na aplicação. O primeiro deles é a consultoria completa para quem vai aplicar. Este serviço engloba tudo, desde o primeiro momento de avaliação de perfil até a etapa final, quando o aplicante recebe o cartão de Permanent Resident (PR). O leitor pode ter certo receio na contratação, pois não consegue prever os resultados. Neste caso, não há preocupações pois o pagamento é feito conforme o êxito no decorrer do processo, ou seja, o valor é gasto conforme você avançar nas etapas, possibilitando um melhor planejamento e gerenciamento financeiro (para mais informações, basta acessar o link clicando aqui).

Para quem prefere trabalhar de forma independente, além de poder se beneficiar de todo o conteúdo do nosso blog (clique aqui), pode contratar somente o serviço de revisão de processo. Esta opção melhor se aplica a quem possui tempo para intensas pesquisas e precisa somente de uma garantia de um especialista na fase final ou uma análise pontual (clique aqui para mais informações).

Perfil no site e formulários

Falando a respeito da sonhada possibilidade de aplicação direta ao Express Entry, o que significa já ter o perfil ideal estando ainda no Brasil, existem algumas particularidades e detalhes que devem ser levados em consideração na hora de aplicar e preencher o perfil no site do governo canadense. O primeiro detalhe importante é que o aplicante precisa ter em mãos o resultado o IELTS (ou teste de inglês equivalente, aceito pelo Canadá) e o relatório do  Educational Credencial Assessement (ECA), que nada mais é do que a equivalência do seu diploma de graduação, ou qualquer curso de nível superior, aqui no Canadá (para mais detalhes a respeito de como fazer o reconhecimento, basta clicar aqui). Estes dois documentos possuem códigos de identificação que serão exigidos em determinado momento quando você estiver preenchendo o seu perfil no site Immigration and Citizienship (CIC).

O primeiro passo, depois de toda a pesquisa e coleta de todos os documentos necessários, é criar uma conta no site (acesse o link: http://www.cic.gc.ca/english/e-services/account.asp). Ao fazer isso, existem algumas taxas no processo todo que são cobradas diretamente pelo departamento governamental de imigração canadense. Estas taxas são aplicadas conforme as etapas do processo avançam, para isso, no momento de criar o perfil, você precisa ter uma conta bancária ativa em algum dos bancos canadenses parceiros ou escolher a opção “GCKey”, que possibilita fazer o pagamento com outros meios. Esta opção exige o cadastramento de login, senha, e-mail e algumas perguntas de segurança.

Após o login no site, o candidato é direcionado a página onde realiza o cadastro para os tipos de aplicação possíveis, entre eles o Express Entry. É importante falar que, antes mesmo de começar a pesquisa, é aconselhável fazer o teste de elegibilidade no próprio site do CIC (http://www.cic.gc.ca/ctc-vac/getting-started.asp). Nele existem questões e perguntas importantes que determinam se você é elegível para o programa de imigração ou não. Além disso, caso você seja elegível, ao final do questionário você receberá um “Personal Reference Code”, que é um código que deverá ser inserido no seu cadastro para o Express Entry, posteriormente.

Depois de todo esse processo inicial, e de colocar o seu código de elegibilidade na aplicação, o candidato será direcionado para uma página onde deverá preencher uma série de informações listadas abaixo:

  • Elementos pessoais: nome; número e data de emissão/expiração do passaporte; data, cidade e país de nascimento; estado civil; gênero; quantidade de membros da família; país de residência; país de cidadania; se possui familiares que moram no Canadá; quantidade de dinheiro que irá levar; e-mail; língua de correspondência (inglês ou francês).
  • Educação: diploma de ensino superior ou qualquer outro grau maior de educação; área de estudo; data de início/fim do curso e  se o mesmo foi em período integral ou meio período; quantidade de anos estudados; tipo de diploma recebido ao final do curso; nome da instituição em que cursou o período; cidade; nível de ensino superior; se possui algum diploma ou certificado de instituição canadense; se tem ECA e qual é a instituição que emitiu, data do ECA, código do mesmo e nível de educação exibido.
  • Prova de fundos: O governo canadense exige uma prova de fundos financeiros, que quer dizer que você tem, em contas ou aplicações, um valor determinado para se manter no país no primeiro ano (para conferir os valores atualizados deste ano acesse o link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp). O valor para um casal hoje está fixado em $15.312,00 CAD.
  • Província: qual dos estados canadenses o candidato considera para viver; se autoriza que as mesmas tenham acesso aos dados; se recebeu alguma nomeação provincial;
  • Idioma: inglês e/ou francês; qual teste e tipo do mesmo foi realizado, quando fez, data do resultado, código emitido e notas alcançadas em cada habilidade.
  • Ocupação: qual é a National Occupation Classification (NOC) do candidato; data em que se tornou qualificado para exercer o trabalho; se possui oferta de emprego; se possui certificado canadense.
  • Histórico profissional: qual é a experiência profissional do candidato dentro do NOC indicado (mais informações aqui); histórico de trabalho; cargo, nome e localidade da(s) empresa(s) onde trabalhou.
  • Representante: se deseja indicar um representante legal que pode ser advogado ou consultor de imigração.
  • Informações do cônjuge: basicamente eles solicitam todas as informações aplicadas ao candidato principal. É importante preenche-las pois as qualificações do esposo(a) podem somar a pontuação geral.

Após todo o preenchimento, o site do governo exibe o status de todas as etapas importantes do processo. Nesta tela de exibição, o aplicante deve notar se o quesito “Job Bank Registration” está com o “Accepted” ao lado e se o “Review of Minimum Entry Criteria” está correto. O Job Bank é um banco de empregos do governo do Canadá com diversas vagas. Caso o candidato não tenha uma oferta de trabalho canadense ou uma nomeação provincial, ele terá que ter um perfil cadastrado no banco de empregos canadense. Nele o aplicante deve preencher uma espécie de currículo com informações pessoais, educacionais e profissionais. Caso o perfil não seja feito em até 30 dias a aplicação do Express Entry é invalidada.

Além do quadro de status, dentro do seu perfil de aplicação, há uma caixa de entrada onde o governo irá lhe enviar mensagens a cada etapa concluída. Somado a todas as informações já dadas pelo governo, eles também exibem, dentro da sua conta, a sua pontuação final atingida, data da ativação e expiração do seu perfil (um ano) e também os pontos alcançados por categorias.

Depois de todo o processo concluído dentro do site, é só esperar a sua Invitation to Apply (ITA). Com a pré-aprovação do seu perfil na página, a ITA é emitida e o candidato tem um período determinado pelo governo para enviar toda a documentação exigida, que são as provas que tornem legítimas as informações preenchidas no perfil do Express Entry, após a análise e aval final, a carteira de Permanent Resident (PR) é emitida.

Express Entry

Como já dito, o aconselhamento e assessoramento de um agente de imigração pode ser peça chave para o sucesso de todo o procedimento. Lembre-se que realizando o sonho de mudar de vida e viver em um país muito desenvolvido, como é o caso do Canadá, não muda somente o futuro do casal, mas de todas as futuras gerações, portanto é importante fazer com que toda a dedicação e planejamento familiar valham a pena.

Fontes: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/
http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNP_EE.html
http://www.cicnews.com/2016/11/canada-outlines-significant-changes-comprehensive-ranking-system-crs-express-entry-immigration-118652.html

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
TORONTO: +1 (647) 351-5800
Redes sociais
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist