O Papai Noel, em terras tropicais como o Brasil, nunca chega de trenó, com todas aquelas renas, em meio ao cenário branco e brilhante da neve. É mais fácil ele vir de traje de banho, com muita água de coco e protetor solar. Pois bem, as comemorações de Natal no Canadá são diferentes: todas as ruas e casas cobertas de neve, muitas vezes vários centímetros dela, aquele frio de verdade, pessoas vestindo suéteres de lã e muitas comemorações para aproveitar.

Embora o Natal tenha muito mais peso e comemorações na cultura canadense do que na brasileira, o Ano Novo também é marcado pela queima de fogos. Mas geralmente ela acontece em um ponto estratégico da cidade, antes da meia-noite, devido às baixas temperaturas.

Se você está no Canadá há tempo, ou é o primeiro Natal e Réveillon, ou ainda não chegou, mas chegará me breve, não pode perder os eventos e feiras desta época do ano, curtir a vista com muita neve, aproveitar para provar as comidas típicas, fazer compras de Natal no dia mais convidativo para compras no país, o Boxing Day e, claro, aproveitar e curtir muito.

natal no canada

Natal no Canadá

Esta época do ano é mágica em terras do True North. A cidade fica coberta de neve e o centro, incluindo vários pontos e casas espalhados na região, está iluminado e decorado com luzes e artifícios natalinos. Cada região do país ganha seu brilho especial com suas tradições e praças iluminadas.

Apesar do frio, quem está passando o Natal no país não pode deixar de curtir os programas ao ar livre que só as temperaturas abaixo dos 0° podem oferecer: fazer um boneco de neve, patinar no gelo, esquiar e brincar na neve com a criançada. Caso você goste de esportes, essa época também é boa para ver um jogo de hockey ou curly.

Os canadenses amam o Natal. Mercados e lojas de departamentos dedicam sessões inteiras com tudo o que você possa imaginar em decoração e alimentação relacionada ao tema. Uma tradição bastante popular por aqui são os ugly sweaters (blusões feios), usados no dia 25, onde comumente acontece o almoço de Natal, ao contrário do Brasil, que comemora a ceia no dia 24.

Outra coisa bem característica do Natal canadense é a Santa Claus Parade. Ela passa por várias cidades do Canadá, com voluntários e empresas da região, que enfeitam carros, ônibus e caminhonetes com o tema. Os times esportivos tradicionais de cada cidade também participam da parada, o que a torna ainda mais encantadora, especialmente para as crianças. O Papai Noel (com barba de verdade) é quem encerra o evento.

natal no canada

Além do tradicional e mundial peru natalino, o país tem comidas típicas bem diferentes das brasileiras para o Natal: a butter tart (mini tortas de açúcar e manteiga), tourtière (torta de carne), as gingerbread houses (casas de biscoito de gengibre), nanaino bars (barras de chocolate com manteiga e outros ingredientes), os tradicionais panetones, além de torta de abóbora e vários candies (doces em formato de bengalas, chocolates temáticos, balas, pirulitos, etc).

*Saiba mais sobre as comidas típicas do Canadá clicando aqui.

Um exemplo de programação de uma das regiões do país, é a de Toronto. Uma das tradições natalinas do local é o Toronto Christmas Market, uma feira de Natal que acontece na Distillery District, uma antiga destilaria transformada em atração turística com lojas, restaurantes e atrações. Outra feira bem no centro da cidade é a Holiday Fair in the Square, com pista de patinação no gelo, dezenas de opções de comidas típicas e diversas outras atividades. Além disso, diversas apresentações de artistas locais, brincadeiras para as crianças, jardins com atrações e climas extremamente natalinos, exposições culturais, Casas do Papai Noel e muitas outas festividades podem ser acessadas no site da cidade, clicando neste link. Acesse o site do local que você planeja visitar ou está morando e confira a programação completa de cada região.

*Para saber mais sobre os programas de imigração canadense acesse o artigo que fizemos sobre mais de 50 maneiras de imigrar para o Canadá, clicando aqui.

Boxing Day

Caso você venha para o Canadá nesta época do ano e queira fazer compras, espere pelo Boxing Day. A data (26) é feriado nacional no país e uma tradição bastante canadense. Também existe a Black Friday, mas ela costuma ser muito menos agressiva na questão de descontos que o Boxing Day. O objetivo dos lojistas é liquidar o estoque que sobrou do Natal, então é possível encontrar descontos de até 80%. A data marca o inicio das liquidações de final de ano, portanto, durante a semana toda, os preços ficam mais atrativos. Porém, no dia 26 é quando se fazem os melhores descontos.

A dica maior para aproveitar esta data é chegar cedo nas lojas, ter paciência, pois muitas delas terão filas, e verificar os sites que agrupam as promoções do dia para já planejar antecipadamente o que você quer comprar.

Ano Novo

Ao contrário do Brasil, a tradição do branco não existe nessa data, mas o país se enche de lugares iluminados pelos fogos de artifícios. Nas cidades, a programação da noite sempre é ir à praça ou parque marcado para assistir ao espetáculo. É impossível não falar da queima de fogos nas Cataratas de Niágara Falls, que é lindíssima e transmitida pela televisão para todo o país.

Com as temperaturas baixas nesta época do ano, os espetáculos de fogos costumam ser por volta das 20h e não duram muito tempo. Por isso o frio atrai muitas pessoas e turistas para comemorações dentro de bares, baladas, cassinos, restaurantes e hotéis. Em todas as capitais e principais cidades, há programações especiais e elegantes nestes lugares, para todos os bolsos e gostos. Importante falar que a quantidade de pessoas é limitada e os ingressos para os jantares e festas costumam acabar rápido.

natal no canada

Uma curiosidade interessante é que na noite do dia 31, em boa parte do país, o transporte público fica gratuito para todos, como um presente de ano novo para a população. Outro costume bem diferente do Brasil é que, mesmo com a água congelante, em algumas cidades no dia 1°, os canadenses entram na água e mergulham. Isso significa boa sorte para o ano que está iniciando e a tradição é chamada carinhosamente de Polar Bear Swim (Banho do Urso Polar).

Para aproveitar o Natal e Revéillon no Canadá com segurança e tranquilidade, vale lembrar que cada província tem seus aspectos particulares, como clima e leis. Então, é imprescindível checar sempre a temperatura e condições climáticas para saber como se vestir, verificar a programação da cidade em que você se encontra e ter atenção especial ao transporte. Como é feriado, os horários costumam ser reduzidos, é crucial checar com antecedência. Caso você dependa de Uber ou táxi, vale deixar agendado. Lembrando que em todo o Canadá é proibido o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos e também a tolerância é zero para quem beber e dirigir.

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.