É verdade que, diferente do que acontece no Brasil, as estações climáticas são bem definidas no Hemisfério Norte. Ver a transição entre cada uma delas e curtir todas elas e suas particularidades é algo incrível. O outono, no entanto, é um espetáculo à parte e a maioria dos brasileiros que chega ao Canadá se encanta com as cores da estação. As folhas das árvores ficam vermelhas, alaranjadas e amarelas e a Maple Leaf – a folha símbolo do Canadá – é vista pelo chão em diversas regiões. 

No outono, a temperatura varia entre 5° e 15°C, dependendo da cidade, e as ruas cobertas de folhas se tornam cenários convidativos para longas caminhadas. Os parques também oferecem lindas paisagens naturais e um verdadeiro show com as cores da estação, impossível de se observar em países com clima tropical como o Brasil  

Além do espetáculo proporcionado pela natureza, diversas regiões têm atividades específicas relacionadas à estação. Em Ottawa, por exemplo, os turistas podem aproveitar a Upper Canada Cranberries, que é uma fazenda de cranberries que oferece programação especial no outono. Há também o Gatineau Park com paisagens e atividades na estação, a Mountain Ochards, que é uma espécie de rancho onde se pode colher maçãs e fazer passeios de carroça. Já em Toronto, um dos principais atrativos que chama a população e os turistas na época são os campeonatos esportivos, como hockey, basquete, football e os playoffs de baseball e soccer. Além disso, a cidade tem diversas atrações, como as vinícolas de Niagara e a CN Tower. Vancouver, em British Columbia, também tem diversos locais para curtir a estação e apreciar as cores do outono canadense. Entre eles, o Trout Lake é ótimo para fazer um piquenique e o Van Dusen Botanical Garden fica deslumbrante. 

outono-maple-leaf

*Confira três receitas de pratos canadenses neste artigo que fizemos, que inclui vídeo com passo a passo das preparações.

Devido à localização, as províncias de Ontário e Quebec são privilegiadas e ainda mais lindas durante essa época do ano. Ottawa foi eleita pelos canadenses a melhor cidade para se observar a passagem do verão para o outono, devido às cores e quantidade de folhas dando a magia da estação ao local. Por isso, é comum que a localidade receba um alto número de turistas nos meses de setembro e outubro. 

Confira abaixo, no site de cada uma das principais cidades, a programação especial preparada para a estação:

Celebrações do período

Durante o outono, são comemoradas duas datas muito importantes para os canadenses e que não fazem parte da tradição do Brasil: o Halloween e o Thanksgiving.

O Dia das Bruxas, celebrado no dia 31 de outubro, é tomado por festas temáticas, personagens horripilantes, comidas típicas e caracterizações. Além disso, assim como nos filmes, as crianças saem às ruas, perguntando “travessuras ou gostosuras” (trick or treat, na expressão em inglês). 

*Confira os cuidados com a saúde nas quatro estações do ano do Canadá neste link.

Já o Dia de Ação de Graças é tão importante quanto o Natal para as famílias canadenses. O feriado, celebrado sempre na segunda segunda-feira de outubro, é uma ocasião para agradecer. Neste dia, os agricultores celebram a colheita do ano e os moradores de áreas urbanas dão graças pelas conquistas alcançadas. Geralmente acontece uma ceia com a família e o prato tradicional é o peru assado, além de outras iguarias e delícias da época.

Outono no Canada

Comidas típicas

O outono canadense também é marcado por ser a estação das abóboras – as pumpkins em inglês. Nessa época, tudo ganha mais um sabor nas padarias, mercados, cafés e confeitarias: o de abóbora. Aparecem todos os pratos e delícias que você possa imaginar feitas com os mais diversos tipos de abóboras, que vão desde tortas até cafés aromatizados. E, por falar em torta, a pumpkin pie é uma iguaria muito típica da época  e que, sem dúvida, você deve experimentar. 

*Saiba quais são as comidas típicas canadenses clicando aqui.

Maria Augusta Brandt

Comentários Facebook