Milhares de brasileiros fizeram contagem regressiva e comemoraram a chegada do dia 1º de maio de 2017, quando finalmente o Canadá incluiu o país na lista dos beneficiados pelo eTA (Electronic Travel Authorization ou a Autorização Eletrônica de Viagem). Desta maneira, aqueles que estavam de acordo com alguns critérios estabelecidos pela imigração canadense puderam deixar de passar pelo processo tradicional de “Visto de Turismo” (entrada por avião), podendo conseguir este documento em minutos.

Vamos então relembrar esses critérios e procedimentos para o pedido do eTA:

O cidadão brasileiro que já possui um visto americano válido ou teve um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos, pode solicitar o eTA pela internet, e assim ter a possibilidade de entrar no Canadá como “turista”, vindo de avião (entrada aérea).

Simples, rápido e prático! Em geral, todos aqueles que atendem estes requisitos precisam somente fazer o preenchimento de um formulário online, pagar $7,00 CAD de taxa de solicitação e esperar a resposta do departamento de imigração do Canadá, que vem no email cadastrado pelo aplicante.

 

Eu consegui!?

Seguindo esses passos, desde maio deste ano milhares de pessoas receberam a aprovação do eTA e já desembarcaram em terras canadenses, sem nenhum problema. Outros precisaram encaminhar solicitações adicionais de acordo com as orientações recebidas por email, e é fato que alguns infelizmente, tiveram uma resposta negativa. Essa decisão final sempre está nas mãos do departamento de imigração, que são os responsáveis pelos devidos encaminhamentos.

O que eu faço se meu pedido de eTA não for aprovado imediatamente?

Esta é uma das perguntas mais acessadas no site do governo do Canadá quando o assunto é o eTA. Isso pelo fato de que realmente grande parte dos cidadãos que estão pedindo esta autorização, já recebem a resposta em apenas alguns minutos depois de enviar a aplicação. Porém, esta não é a realidade de todos, e existem pedidos que podem sim demorar vários dias para ser processados.

Sabemos que não é uma situação confortável, mas se este for o seu caso e está na fase de aguardar um retorno, veja as recomendações do próprio site do governo canadense:

  1. Verifique a pasta de lixo eletrônico/spam do endereço de e-mail que você forneceu no seu formulário de solicitação do eTA. Alguns filtros de spam podem bloquear os emails automáticos oficiais do governo do Canadá e assim impedir que apareça entre os recebidos recentemente.

  2. Lembre-se sempre que além do email com a aprovação do seu eTA, existe a possibilidade de ser enviado algum pedido de informação ou documento adicional, ou até mesmo que seja solicitada uma entrevista por um agente de imigração. Isso não significa que a sua autorização foi negada, pois é preciso seguir as instruções e aguardar o resultado final.

  3. Se você não recebeu uma confirmação por e-mail com um número de sua aplicação e resposta dentro de 72 horas após inclusão dos dados e pagamento online, é recomendado que preencha um formulário e forneça os dados pessoais básicos e mais detalhes do ocorrido. Você acessa esse espaço especial para o devido registro clicando aqui.

 

Não se esqueça também que…

O eTA (Electronic Travel Authorization) é voltado para todas aqueles que desejam entrar no Canadá como “Turistas” (viajando por via aérea), essas pessoas terão o direito de permanecer por até seis meses (a critério da definição final do agente de imigração no momento de entrada no país). Nestes casos, os visitantes podem até fazer um curso, de idiomas por exemplo, mas este, obrigatoriamente, deve ter a duração de no máximo 24 semanas. Por isso, é recomendado que quem planeja vir como estudante para um programa de ensino mais extenso, deve fazer o processo tradicional e solicitar o “Visto de Estudante”, não o eTA.

E se o seu pedido do eTA for aprovado ele será válido por 5 anos, a menos que a data de seu passaporte expire antes deste período, pois assim, a autorização será emitida somente até a data de validade deste documento. Boa sorte!

 

Fonte: www.cic.gc.ca

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.

Latest posts by Monica (see all)