Depois de todo o esforço, pesquisa e processo para obter o visto, chega o momento mais esperado: arrumar as malas e partir para o território canadense. A partir deste ponto as preocupações ficam menores, correto? Errado. As mudanças, nesta etapa, estão apenas começando, digamos que elas apenas se transformam, ao invés da ansiedade da chegada da permissão, cartão de residência ou visto, temos que pensar em onde morar, no novo mundo, nos estudos e um monte de outros passos. Um dos primeiros é: quais são os documentos que devo carregar comigo para passar pela imigração?

Embora a papelada para obter o visto seja extensa, chegar no país também requer que o candidato carregue consigo algumas comprovações, para apresentar ao oficial caso o mesmo solicite. Ficar tranquilo é a dica mais importante e preciosa, e a atitude também deve ser um dos pontos do seu checklist quando passar pela imigração no aeroporto do Canadá.

Antes da lista, na hora de comprar as passagens aéreas, deve-se verificar sempre em qual ou quais países o voo fará escala. Se for nos Estados Unidos, a família e o aplicante principal precisarão do visto norte-americano, mesmo que seja para ficar poucas horas no país e nem sair do aeroporto. Para os outros locais da América Latina, Central, ou Europa, é indicado pesquisar as exigências do país para os brasileiros (veja quais são eles clicando aqui).

Mais um detalhe importantíssimo é checar o que o país permite ou não na bagagem. No item que se pode levar a mão, dentro do avião, as regras são as mesmas para todos os voos: nada de frascos com mais de 100 ml, armas, objetos pontiagudos e cortantes, material explosivo e substâncias tóxicas. Com relação às malas despachadas, existem várias exigências que mudam de acordo com o destino, no Canadá existem alguns produtos proibidos. Recentemente fizemos um texto informando tudo a respeito do assunto, acesse neste link www.immi-canada.com/mudando-canada-o-que-trazer-na-mala/.

imigracao

O último conselho, antes de começarmos nossa lista, é não entregar tudo ao oficial de imigração, não falar demais, não travar e responder somente o que for perguntado, assim como as comprovações, entregue só o que o profissional solicitar. Na maioria dos casos, passar pela temida fronteira é bastante tranquilo, sem maiores complicações, então a ordem é se planejar, relaxar e aproveitar cada segundo da experiência. Vamos ao checklist com todos os documentos que são aconselháveis ter na bagagem de mão:

Passagem aérea de ida e volta

Este item é obrigatório para quem está com visto de turismo, curso de idiomas ou outro programa de estudos com duração inferior a 12 meses. Os oficiais canadenses podem pedir para ver a data de volta. Por mais que você ainda não tenha o dia e ele seja exato na sua reserva, se o candidato tiver permissão para ficar menos de um ano, é essencial pelo menos marcar a data do retorno e ter a reserva paga, com o comprovante impresso na pasta de documentos. Para quem tem permissão para mais de 12 meses, isso não será uma exigência do país.

Passaporte + visto

Sim, é batido mas vale sempre lembrar, pois na ansiedade da situação, podemos esquecer o passaporte em casa e perder um voo por isso. Lembre também de checar as permissões das escalas, se for o caso. Além disso, independentemente de quanto tempo for ficar no Canadá, é exigido que seu documento de viagem tenha uma validade mínima de seis meses da data inicial da viagem.

Carta de aceitação da instituição de ensino

A Letter of Acceptance (LOA), nada mais é do que a carta de aceitação do candidato na escola canadense. Caso seu visto seja de estudo, ou mesmo o turismo com imersão no inglês em um curso por menos de seis meses, a LOA deve estar com você na pasta. O oficial pode não pedir nenhuma das outras comprovações, mas esta ele vai pedir. Para ver mais informações sobre os primeiros dias no college, acesse este link: www.immi-canada.com/os-primeiros-dias-do-college-no-canada.

Provas financeiras

Independentemente do tipo de visto, lembre-se: você é estrangeiro em um país desconhecido, então leve com você extratos bancários, de aplicações, cartões de crédito e dinheiro em espécie (se atente aos limites estipulados). Caso o oficial peça, tenha ele em mãos para mostrar que tem reservas financeiras para passar o período que deseja no Canadá. Clique aqui e veja mais como funciona a comprovação de fundos.

Reserva de acomodação

Mesmo que o período de estadia seja a extensão de um curso de três anos, os profissionais da fronteira podem solicitar que você tenha alguns dias de acomodação para ficar. Neste caso tenha em mãos a reserva do Airbnb, hotel, hostel, albergue, contato da casa de família ou do amigo que vai hospedar. Este comprovante deve conter endereço e, se possível, o telefone do lugar.

imigracao

Carta convite

A carta convite se aplica quando o estudante, trabalhador ou turista irá ficar na casa de alguém que ele conhece, um amigo, colega ou parente. Este deve escrever ao oficial da imigração, em uma folha que estará com o candidato a entrar, dizendo onde mora, colocando o número do documento, explicando o propósito da visita, afirmando que irá hospedar a pessoa em sua casa e quanto tempo irá ficar. Além, é claro, de assinar o convite.

Seguro viagem internacional ou saúde

Para quem irá ingressar em um college, na maioria das vezes este item náo é uma preocupação, pois a instituição costuma embutir o seguro saúde no valor do curso, e esta informação está descrita na carta de aceitação que eles fornecem. Mas para os outros membros da família ele é necessário e pode ser solicitado ao entrar no país. Embora com menos frequência do que as outras provas, o seguro saúde está na lista dos documentos que deve estar na mala de mão, também por uma questão de precaução e prevenção.

Perguntas

Os oficiais costumam fazer algumas perguntas aos viajantes, caso a investigação deles fique mais incisiva, os questionamentos ficarão mais pessoais. Por vezes eles fazem a mesma questão duas vezes, para ver se o candidato a entrar no território não está equivocado. Veja abaixo as perguntas básicas:

  • De onde você está vindo?
  • Qual o propósito da viagem?
  • Onde vai ficar?
  • Em qual escola vai estudar?
  • Quanto dinheiro está trazendo com você?
  • O que você está trazendo para o Canadá na sua bagagem?
  • Quanto tempo vai ficar no Canadá?

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.