Manitoba, localizada na região central do Canadá, é considerada uma das três províncias das pradarias, assim como Alberta e Saskatchewan. Bastante procurada pelos imigrantes, devido às suas possibilidades de imigração pelo Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP), a província é a única, em todo país, onde mais de 55% da população está concentrada em uma única cidade.

A localidade é a quinta mais populosa do Canadá, com 1,3 milhão de habitantes e faz fronteira com as províncias de Saskatchewan, Ontario, Nunavut e Northwest Territories. Além disso, ao sul, Manitoba tem divisas com dois estados norte-americanos: North Dakota e Minnesota.

A economia da região está baseada principalmente na agropecuária, manufatura, mineração e turismo. A capital da província é Winnipeg, sendo que cerca de 60% da população de toda Manitoba vive na cidade ou nos arredores, em sua região metropolitana. 

manitoba

*Quer morar no Canadá? A Immi pode te ajudar com todo o processo! Entre em contato pelo email contact@immi-canada.com e acesse https://www.immi-canada.com/consulta/.

Clima

A dica aqui é: se você não gosta de frio e neve (muita neve) não vá para Winnipeg no inverno. Claro que a cidade é completamente preparada para enfrentar as baixas temperaturas, mas em alguns períodos da estação os termômetros podem marcar -40 graus Celsius. Além disso, ela é a mais fria do mundo que possui mais de 500 mil habitantes.

Mais ao sul da província de Manitoba, o tempo é mais ameno, chegando aos 30º no verão e cerca de -10º no inverno. Na capital e mais ao norte, o inverno é rigoroso e o verão tem temperaturas mais tranquilas, ficando em uma média de 22 graus. 

Quem quer ir para a região da capital durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, não deve esquecer de comprar ou colocar na mala roupas térmicas, acessórios, casacos quentes e botas para a neve. 

Na primavera a província, assim como as outras regiões canadenses, começa a ganhar cor com o brotar das flores e folhas das árvores. Porém, os meses de março e abril não costumam ter temperaturas altas. 

manitoba

*Saiba mais sobre as quatro estações do ano clicando aqui.

Atrações

A localidade está repleta de parques, pequenas cidades charmosas, passeios encantadores e atrações surpreendentes. Além dos museus, parques, atrações culturais e de época, Manitoba tem duas coisas que chamam muito a atenção dos turistas: aurora boreal e urso polar e eles podem ser vistos juntos. Isso mesmo!

Churchill é um dos melhores e mais seguros lugares do mundo para se ver de perto e fotografar o gigante branco, pois os ursos se encontram na região atrás de comida, migrando para a baía congelada de Hudson no inverno. Mas fique atento! Por uma questão de preservação, existe um limite de pessoas para fazer o passeio por ano e ele costuma ser baixo, então reserve com antecedência (clique aqui para verificar datas e informações). Mas fique atento: a sensação térmica na região costuma chegar a -65º, então vá muito bem protegido. Na mesma cidade a aurora boreal é uma constante no inverno.

Royal Canadian Mint

Veja abaixo algumas das principais atrações da província:

  • National Riding Mountain Park (Onanole);
  • Canadian Museum for Human Rights (Winnipeg);
  • Assiniboine Park and Zoo (Winnipeg);
  • Royal Canadian Mint (Winnipeg);
  • The Forks (Winnipeg);
  • Splash Island Water Park (Portage La Prairie);
  • The Credit Union Aquatic Centre (Arborg);
  • Grand Beach Provincial Park (Lake Winnipeg);
  • Gimli & the Icelandic Festival of Manitoba (Lake Winnipeg);

*Confira as atrações imperdíveis de Winnipeg clicando aqui e também neste link

Educação

O ano letivo no Canadá inicia em setembro, terminando, geralmente, no final de junho. Nos meses de julho e agosto acontecem as férias de verão. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e regulamentar a educação. Ao invés disso, ela é responsabilidade das províncias e territórios. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o seu sistema educacional.

Todas as escolas de educação básica localizadas na província precisam seguir padrões impostos pelo Departamento de Educação de Manitoba. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os dezesseis anos de idade.

Manitoba possui quatro universidades: a Universidade de Manitoba é a maior da província e está localizada em Winnipeg. Outras são a Universidade de Winnipeg, em Winnipeg, a Universidade de Brandon, em Brandon, e o Colégio Universitário de St. Boniface, em St. Boniface, um subúrbio de Winnipeg. A província possui 38 bibliotecas públicas, dos quais 21 estão localizadas em Winnipeg.

No que diz respeito aos alunos internacionais, a localidade está repleta de instituições de ensino que aceitam os estudantes, que podem ser tanto públicas como privadas. 

estudantes internacionais

*Saiba mais sobre child care na província de Manitoba clicando aqui

Arte, cultura e gastronomia

Assim como as outras regiões canadenses, Manitoba também é multicultural e cosmopolita, abrigando pessoas de todos os países, raças e etnias em suas terras. Por isso a gastronomia é variada, sendo que os habitantes e viajantes encontram de um tudo, principalmente na capital, Winnipeg.

Por ser uma região com um inverno rigoroso, no verão as cidades possuem diversos festivais, feiras com temas e gastronomia variada, bares com pátios, música ao vivo, dentre outras. Winnipeg é uma cidade muito cultural: os fãs de teatro, não podem deixar de participar do festival, conhecido como Fringe Festival, o Folklorama é um evento em que permite o contato e a interação com a gastronomia, dança e cultura de diversos países. E ainda, para os amantes de música, uma boa pedida pode ser o Jazz Festival.

Já no inverno diversas são as regiões para ski e esportes da estação e, além disso, muitos são os lagos que congelam e ficam abertos para o público patinar.

*O Canadá também possui uma série de comidas típicas! Confira quais são elas clicando aqui.

Imigração

Em novembro de 2017 Manitoba anunciou uma série de mudanças e melhorias para o processo de imigração da localidade, o Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP). Por ser uma região em desenvolvimento e possuir um processo de imigração provincial menos burocrático que as demais províncias, Winnipeg, que é a capital, atrai cada vez mais brasileiros com a intenção de imigrar. 

Para saber tudo a respeito no MPNP, clique aqui e acesse este artigo: https://www.immi-canada.com/manitoba-novo-programa-de-imigracao/

*A Immi Canada auxilia em todo o processo de imigração provincial. Mande um email para contact@immi-canada.com e saiba mais como funcionam os nossos serviços no site: https://www.immi-canada.com/consultoria-de-imigracao-para-canada/

Fabíola Cottet

Comentários Facebook