Como está o mercado de trabalho no Canadá? Para responder a esta pergunta, verificamos no “Statistic Canada”, o departamento do governo federal canadense, os últimos dados relativos à geração de emprego no total e também específicos nas diferentes províncias, que são os contabilizados no mês de junho de 2017. Boa notícia: em geral, no país foi registrado um aumento de 45 mil postos de trabalho no período. Quebec e British Columbia lideram os números de vagas geradas.

O cenário atual demonstra que houve o crescimento de oportunidades no trabalho a tempo integral de mais de 1,7%, enquanto o emprego a tempo parcial aumentou 3% representando grande parte dos postos criados no mercado. Já o desemprego chegou a 6,5% o que significa que diminuiu 0,1% se comparado com o mês anterior (maio/2017).

No segundo trimestre de 2017, o emprego geral chegou a 103 mil, o que gerou mais 0,6%, e este é o quarto trimestre consecutivo de forte crescimento e o maior aumento trimestral registrado desde o ano de 2010. Neste primeiro semestre, o emprego cresceu 1%, em comparação a 0,4% positivos do primeiro semestre de 2016.

Outro dado interessante da realidade do país é que o emprego aumentou entre as pessoas com 55 anos ou mais de idade, em 31 mil (junho/2017), sendo que a maioria destes trabalhadores são mulheres. O emprego para o público feminino de 25 a 54 anos também foi superior e alcançou 17 mil novas vagas no mesmo período.

 

Os números de quatro províncias e três territórios do Canadá:

Quebec: Foram 28 mil pessoas empregadas a mais em Quebec em junho deste ano, e a taxa de desemprego permaneceu em baixa o que é considerado um recorde com 6%, abaixo da média nacional. O emprego na província aumentou notavelmente em relação ao ano anterior, chegando a registrar um aumento de 122 mil postos de trabalho (+ 3%).

 

British Columbia: Em BC, o emprego aumentou 20 mil e a taxa de desemprego diminuiu 0,5 pontos percentuais o que representou 5,1%. Se considerarmos os números ano a ano, o emprego cresceu 104 mil (+4,4%). Aliás, a emprego na província manteve uma forte tendência de crescimento desde a primavera do ano de 2015, ou seja, nos últimos dois anos.

 

Alberta: O emprego em Alberta manteve-se estável em junho, e a taxa de desemprego caiu 0,4 pontos percentuais alcançando a porcentagem de 7,4%. Em comparação com o mês de junho de 2016, o emprego na província aumentou 49 mil (+ 2,2%), sendo praticamente todos as vagas geradas para profissionais atuarem em trabalhos a tempo integral.

 

Ontário: Já em Ontário, houve pouca mudança no número de pessoas trabalhando, e a taxa de desemprego mudou pouco mantendo 6,4%. De um ano para o outro, o emprego na província aumentou 75 mil (+ 1,1%). Os dados gerais de Ontário demonstram que o cenário se manteve praticamente inalterado no primeiro semestre de 2017, mas segue uma tendência ascendente desde o segundo semestre de 2016.

Yukon: no segundo trimestre de 2017, o emprego em Yukon diminuiu em 500 vagas em comparação ao primeiro trimestre. Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego foi pouco alterada chegando a 4,1%.

 

Territórios do Noroeste: nesta parte canadense, o emprego no segundo trimestre de 2017 foi pouco alterado em relação ao trimestre anterior. No mesmo período, a taxa de desemprego diminuiu 0,8 pontos percentuais e fechou o mês de julho de 2017 a 6,2%.

 

Nunavut: o emprego em Nunavut aumentou em 500 vagas no segundo trimestre, enquanto a taxa de desemprego foi de 16,3%.

 

Para ajudar quem está pesquisando o mercado de trabalho nas diferentes localidades do Canadá…

No mês de março deste ano publicamos o texto Como está a oferta de emprego nas províncias do Canadá?, e vale a pena conferir os números e comparar como começou o ano nas diversas localidades canadenses, como está agora e assim ir acompanhando os dados para ter o cenário completo até o final do ano.

Aproveite para saber também mais informações a respeito do Salário mínimo no Canadá e média salarial.

 

 

Tradução/adaptação a partir dos dados do site www.statcan.gc.ca (proibida a reprodução sem autorização prévia).

 

 

 

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Monica

Muito prazer! Eis aqui uma jornalista que ama viajar, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências: vivendo e aprendendo, sempre. A primeira conexão São Paulo - Toronto ocorreu em maio de 2014.

Latest posts by Monica (see all)