Mudar para outro país é recomeçar e, na maioria das vezes, não temos completa certeza do que vamos encontrar e como resolver assuntos do dia a dia. Uma destas primeiras preocupações, para as famílias que vão com filhos pequenos, é como encontrar uma creche ou escola para as crianças no Canadá. As creches são chamadas de daycare, um espaço muito semelhante às pré-escolas do Brasil.

A primeira coisa que se deve saber a respeito das instituições que cuidam das crianças é que elas são pagas e, dependendo da província, os valores são altos e vão consumir uma quantia relevante do orçamento familiar, portanto isto deve ser pesquisado e levado em consideração antes de sair do Brasil (clique aqui e confira o artigo sobre como fazer um planejamento financeiro). Obviamente que, após os quatro ou cinco anos, dependendo da região, a criança passa a ter acesso à escola pública, custeada pelo governo.

Na busca pelo daycare para o filho, os pais precisam se ater à duas modalidades: home child care e o child care centre. A primeira são casas de pessoas licenciadas pelo governo canadense para cuidar de crianças. Esta opção pode ser indicada para crianças pequenas, que precisam de mais cuidados, pois geralmente a casa tem uma ou duas cuidadoras, com no máximo oito crianças. A escolha também costuma ser mais em conta, se levarmos em consideração o child care centre. Este, por sua vez, funciona mais no sistema de creches que estamos acostumados no Brasil, com turmas e salas para os pequenos, em uma instituição privada.

Seja qual for a escolha, os pais precisam verificar se o local possui licença governamental para funcionar. Para obter esta licença, que é emitida pela província onde está localizado o daycare, ele precisa passar por inspeções de saúde, segurança, checagem de credenciais dos profissionais que trabalham com as crianças, antecedentes criminais, espaço adequado e treinamento de primeiros socorros. Além disso, a autoridade da região também verifica se a programação vai de acordo com as necessidades físicas, psicológicas, motoras e de adaptação dos pequenos.

*No site de cada província ou cidade existe uma aba destinada à educação. Nela os pais encontram a lista de home child care, child care centre e também escolas públicas para os filhos. As instituições de Toronto, por exemplo, podem ser acessadas clicando aqui. Já na região de Vancouver o link é owww.healthspace.ca/Clients/FHA.

Limitação de idade e horários 

Primeiramente é bom lembrar que o ano letivo no Canadá se inicia em setembro e termina em meados de junho. As crianças possuem cerca de dois meses e meio de férias de verão: junho, julho e agosto. Depois disso os escolas costumam parar por 15 ou 20 dias na época do Natal e Ano Novo. Nas creches o período de intervalo no verão costuma ser reduzido para um mês.

Com relação a idade mínima para a criança ser aceita no daycare, ela pode variar. Porém a partir das seis semanas já é possível encontrar uma creche. As vagas são bastante concorridas, principalmente até os dois anos, portanto é essencial ter planejamento e pesquisar com antecedência possíveis locais para não precisar de um grande deslocamento ou correr o risco de não encontrar um local.

Já a idade máxima para os pequenos frequentarem o daycare é de cinco anos. No entanto, a exigência varia de acordo com cada província. Em Ontario, por exemplo, com quatro anos as crianças já podem ir para a escola pública. Já em Manitoba (saiba mais detalhes clicando aqui) o direito de usufruir do ensino governamental é dado as crianças que completam seis anos até o último dia do ano em questão. Mais um motivo que deve ser levado em consideração pelos pais quando estiverem mudando para o Canadá.

Antes dos 2,5 anos os pequenos tem um programa de atividades voltado a coordenação, estimulação dos sentidos e enfim, atividades básicas. A partir desta idade as tarefas são mais avançadas e geralmente já incluem ensino de línguas (além do inglês, claro), música, artes e atividades físicas. Esta fase pode ser considerada uma preparação para a escola pública, além de contribuir muito com o desenvolvimento.

criancas no canada

Os horários de funcionamento das instituições mudam, mas o padrão é das 7h até às 17 ou 18h. No Canadá, tanto para os trabalhadores, no caso os pais, quanto com relação ao daycare, existe flexibilidade. Caso a criança precise ficar uma ou duas horas a mais, os pais devem negociar com a creche e pagar a hora extra diretamente. Existe a opção de matricular o filho no programa full time, ou seja, de segunda à sexta em período integral, ou part time, também nos dias de semana porém por somente um período, manhã ou tarde. Alguns locais oferecem o parcial, que geralmente é adaptável a necessidade dos pais, que pagam um determinado valor e o filho pode ficar de 1 a 2 dias por semana no daycare, por exemplo.

Documentos para matrícula

Os pais precisam preencher todos os dados do filho e deles em uma ficha, anexar a cópia da carteira de vacinação traduzida e pagar a taxa de matrícula que, em alguns casos, é revertida em desconto na primeira mensalidade. Depois da efetivação, os pequenos ainda passam por um período chamado de mandatory gradual entry period, ou período mandatório de entrada gradual. No intervalo de uma semana a criança vai se adaptando aos poucos com o ambiente, para, no quinto dia, permanecer na creche em período integral.

Alimentação e valores

Com relação a alimentação, o oferecido varia conforme o daycare e o preço. Alguns fornecem almoço e janta por um valor a mais, outros incluem somente os lanches e alguns pedem que os pais preparem o alimento e mandem para a escola.

Os valores variam muito de província para província e podem chegar a custar 1,5 mil dólares a mais ou a menos, dependendo da região. Veja abaixo uma tabela com os custos médios das instituições em 2017, segundo o site Policy Alternatives.

Para saber mais sobre adaptação dos filhos na escola, acesse www.immi-canada.com/adaptacao-dos-filhos-na-escola-canadense/.

Fontes:

https://www.toronto.ca/community-people/children-parenting/children-programs-activities/licensed-child-care/

https://www.policyalternatives.ca/timeout

Fabíola Cottet

Comentários Facebook
The following two tabs change content below.

Fabiola Cottet